Avareza no Coração


 

José Mateus

www.reavivamentos.com

 

 

1. A avareza existe no coração da pessoa. Ela vem de lá. Mas, isso não significa que só o rico seja avarento ou que o pobre esteja livre dela. Avareza é desejar cada vez mais sem motivos aparentes. Como exemplo, temos um rei rico que oprime para tornar-se ainda mais poderoso e rico. Contudo, quem deseja tal riqueza de tal rico e sonha com ela, ainda que seja muito pobre, é tão avarento quanto ele.

 

2. Dizem que a promessa faz a dívida. E isso é verdade até certo ponto. Mas, qualquer promessa depende muito do seu conteúdo. Não poderei cumprir a coisa errada, ainda que tenha prometido. Aquilo que substancia a nossa palavra conta mais que o cumprimento da própria palavra. Não devemos cumprir apenas porque demos nossa palavra se não sabemos escolher onde e como dar nossa palavra. Cumprir votos tolos, cumprir ameaças ou demonstrar zelo a favor delas é tão grave quanto cumprir uma promessa feita ao diabo.

 

3. Ninguém que seja sábio a seus próprios olhos é realmente sábio. Não tem como sê-lo, pois, isso não é possível. A sabedoria que vem de Deus só a consegue receber quem não tem mais a capacidade ou a vontade de se auto-glorificar ou de se gloriar daquilo que não lhe pertence.