O Preguiçoso e a Palavra de Deus


Diz o preguiçoso: um leão está no caminho; um leão está nas ruas. Como a porta se revolve nos seus gonzos, assim o preguiçoso, no seu leito. O preguiçoso mete a mão no prato e não quer ter o trabalho de a levar à boca. (Pv 26:13-15).

 

O livro de Provérbios também diz que o preguiçoso não assará a sua caça, mas a comerá crua. Isto é, se chegar a comer. Porque se houver alguma dificuldade em preparar a caça ele a abandonará. Ou comerá semipronta, sem tempero. O preguiçoso vai comer aquela porção que receber sem o devido preparo.

 

O que é essa caça quando se trata do Reino de Deus? São as revelações, as visões, os ensinamentos que recebemos do Espírito Santo e que, muitas vezes, nos vêm em lampejos ou em pequenas, porém valiosíssimas, porções.

 

A Palavra de Deus é caça preciosa. Não podemos ter medo do leão no caminho, impedindo-nos de prosseguir. Não podemos ficar no leito, dormindo descansados.  Não podemos esperar que outros preparem o alimento para nós. E, mesmo que alguém prepare e um ensino nos seja servido, de bandeja, devemos recebê-lo com diligência, sem preguiça de levá-lo à boca.  

 

A Palavra de Deus é para ser saboreada, desfrutada, ruminada. A Palavra tem poder de vida eterna, porque ela é eterna. A Palavra de Deus jamais passa, como passam os alimentos terrenos. A Palavra é para ser compreendida e praticada metodicamente, conscientemente. Ciência, método e sabedoria.

 

E os efeitos virão, no devido tempo. Os frutos virão. A vida de Deus se tornará presente em nosso pobre corpo terreno. O fruto do Espírito Santo virá, em nós e por meio de nós; para nosso desfrute, bem como daqueles com quem convivemos.

 

Que o Senhor nos abençoe com o pleno entendimento da Sua Palavra. 

José Adelson de Noronha

Escreva seu Comentário ou pergunta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s