Discernimento de Espíritos


Pergunta:  

Pr., não estou conseguindo discernir a voz dentro do meu coração e mente. Como posso discernir a voz de Deus, do diabo e a do meu eu? David 

Resposta:  

David, é muito simples quando temos a mente de Cristo. Quanto mais cheios do Espírito Santo formos, mais facilmente discerniremos qual voz estamos ouvindo.

 

Discernir significa não olhar a aparência das coisas, mas o principal; tirar a casca que encobre o interior, o oculto. Discernir significa ir ao cerne das coisas.

 

Como você mesmo já mencionou há três tipos de espíritos que falam conosco e que precisamos aprender a discernir bem para não sermos enganados: o Espírito Santo, o espírito humano e o espírito maligno ou de Satanás.

 

Frequentemente estamos ouvindo prioritariamente o espírito humano, isto é, o nosso próprio espírito. Nossos próprios planos, vontades, sonhos, desejos e concupiscências. É o nosso eu sendo o centro da nossa vida. Mas também ouvimos de bom grado o espírito das pessoas à nossa volta, especialmente quando essa voz nos agrada. São as influências que recebemos desde criança até à velhice. Temos nossa personalidade formada e consolidada por meio do espírito humano. Tanto para o bem, quanto para o mal.

 

Por isso, na dúvida, há grande probabilidade da voz que você ouve ser de um espírito humano.

 

Não podemos porém relevar a voz do maligno a um plano inferior, pois ele é astuto e usa as pessoas para o seu propósito de roubar, matar e destruir. Usa com mais intensidade ainda os meios de comunicação, principalmente agora, com a tecnologia de ponta. As novelas, por exemplo, são um instrumento poderosíssimo nas mãos de satanás. Já foi provado em tese de doutorado que nas cidades do interior do Brasil onde chegou o sinal da rede Globo, com suas novelas e programas, o nível de adultério e divórcios aumentou significativamente.

 

E, finalmente, há a voz do Espírito Santo, a qual é a que menos damos ouvidos, infelizmente. O Senhor fala conosco, prioritariamente por meio da Sua palavra já manifestada, que é a Bíblia Sagrada. Deveríamos todos ler e meditar na Palavra todos os dias, sob oração. Mas fazemos isso tão pouco e, quando fazemos, quase sempre é com a mente divagando e ligada em outros assuntos que não o Reino de Deus.

 

Mas quando deixamos que a mente de Cristo opere em nós, aí sim, seremos capazes de discernir a voz dentro de nosso coração. Davi, que tinha intimidade com o Senhor e certamente sabia muito bem discernir a voz de Deus, disse certa vez:  Ouve, SENHOR, a minha voz; eu clamo; compadece-te de mim e responde-me. Ao meu coração me ocorre: Buscai a minha presença; buscarei, pois, SENHOR, a tua presença (Sl 27:7,8).

 

Davi soube discernir aquela voz que lhe dizia para aproximar-se mais de Deus e foi exatamente isso que ele fez, a ponto de ser conhecido como um homem  segundo o coração de Deus.

 

O Senhor está pronto em falar conosco quando clamamos a Ele. Mas a sua voz só vai fazer sentido para nós quando buscamos a Sua presença, levando nossa mente cativa até Ele, sem divagações. E mesmo assim, só saberemos discernir o conteúdo do que Ele nos falou, se tivermos o Espírito Santo em nós. Jesus era cheio do Espírito Santo e por isso mesmo discernia com plenitude as vozes de todos os espíritos.

 

Por isso, amado, quando temos a mente de Cristo é que saberemos discernir todas as coisas, inclusive a voz de Deus, pois somente o Espírito Santo é quem pode discernir a voz de Deus. Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Porém o homem espiritual julga todas as coisas, mas ele mesmo não é julgado por ninguém. Pois quem conheceu a mente do Senhor, que o possa instruir? Nós, porém, temos a mente de Cristo (2 Co 2:14-16). (grifo meu)

 

E, por termos a necessidade de renunciarmos à nossa mente para que a mente de Cristo opere em nós, é que temos a ferramenta da oração em línguas. Quando oramos em línguas, é o Espírito quem ora por nosso intermédio. O Espírito sonda nosso coração e intercede por nós junto ao Pai da maneira correta. Com a nossa mente carnal nossas orações, na sua grande maioria são orações erradas, egoísticas, interesseiras, feitas segundo a voz do nosso espírito.

 

Mas na oração em línguas isso não acontece, pois o Espírito Santo fará a oração segundo a vontade de Deus. E toda oração feita segundo a vontade de Deus, Ele responde, também por intermédio do Espírito Santo, o qual testifica junto ao nosso espírito.

 

Portanto, busque mais a Deus por meio Bíblia Sagrada, dos louvores, das ações de graças e, principalmente, da oração em línguas e você saberá discernir os espíritos: se do homem, se do maligno ou se de Deus!

 

Que o Senhor lhe conceda pleno entendimento de Jesus e do plano de salvação revelado lá na cruz do Calvário.

 

José Adelson de Noronha

2 opiniões sobre “Discernimento de Espíritos”

  1. Olha, eu acredito que sim. Mas ele não pode fazer nada que Deus não permita. Temos que ter em mente o seguinte: “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.”Romanos 8.28. Eu posso dizer por experiência própria que recebi muitos dardos inflamados do maligno enquanto dormia, mas o Espírito Santo sempre me socorria e eu sempre aprendo lições com isso. Lembro uma vez que no sonho estava no quintal da minha casa e algo se aproximava de mim e dizia com voz estranha: “Pare de fazer isso”. Qual era o desejo do meu coração no meu sonho? Falar do Senhor e de sua palavra. Eu fiquei congelada, meio que paralisada (pode também ter sido paralisia do sono, mas sei que aprendi a lição). O que ouvi (acredito ser a voz do Espírito): “Ore”. Quando comecei a orar a minha paralisia passou, e o que antes parecia um monstro ficou manso como um gatinho. Este versículo vem na minha cabeça: “Portanto, sujeitai-vos a Deus. Resisti ao Diabo, e ele fugirá de vós!” Tiago 4:7. O Senhor até nos sonhos nos ensina lições como o pastor falou. Ele é maior do que qualquer mal. Na força do seu poder vencemos o maligno.

    Curtir

Escreva seu Comentário ou pergunta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s