O Silêncio Profético


 

Pergunta:  

Gostaria de obter maiores informações sobre o período Inter-testamentário, que compreendeu os 400 anos entre o V. testamento e o N.T. – Rafael 

 

Resposta:  

Irmão, neste período aconteceram muitas coisas importantes, tanto para Israel, quanto para todo o mundo, embora Deus não tenha inspirado nenhum autor a escrever qualquer obra que devesse fazer parte do Canon Sagrado. É conhecido como o período de “silêncio” profético. O Senhor continuou falando aos homens, porém de forma individual. Mas sempre esteve no controle da situação. Tudo o que acontecia, tanto em Israel quanto no mundo era sob a permissão de Deus, assim como hoje.

 

Do ponto de vista geo-político: 

Preliminarmente houve o império Medo-Persa, baseado na capital, Babilônia. Esse império era baseado em parte do atual Irã. O surgimento desse império, e o que ele faria, foi profetizada a Nabucodonosor e a Daniel. É representado por duas figuras na Bíblia: o peito de prata na estátua de Nabudonosor (Dn cap 2) e também o urso, no sonho de Daniel (Dn cap. 7).  

Os personagens principais foram: Ciro, Dario, Assuero, Ester, Zorobabel, Esdras, Neemias, Ageu. Zacarias e Malaquias. 

Ciro permitiu que os judeus voltassem e reconstruíssem os muros de Jerusalém e o templo. Desse período resultaram alguns benefícios:

– Os sacrifícios/festas judaicos passaram a ser feitos com mais entendimento e ardor;

  • A dispersão dos judeus por outras nações (diáspora), com mais sinagogas e expansão da doutrina de um Deus único;

     

Depois de Malaquias, começa então o período inter-testamentário. Surge o Império Grego ou Macedônio, fundado por Alexandre, o Grande, na Grécia/Macedônia. A vinda desse império também foi profetizada a Nabucodonosor e a Daniel e é representado por duas figuras na Bíblia: o ventre de bronze na estátua de Nabudonosor (Dn cap 2) e também o leopardo com asas, no sonho de Daniel (Dn cap. 7). 

Alexandre invadiu Jerusalém, dominou todo o mundo civilizado conhecido na época. Depois da morte de Alexandre, o império foi desmembrado em quatro partes. O estabelecimento de uma língua (grego popular) e uma cultura universal, o que viria facilitar, futuramente, a expansão do evangelho, foi o grande herança desse império. 

Nesse período, em Israel, surgiram muitas resistências ao domínio estrangeiro, sendo que a mais conhecida foi a dos Macabeus. 

Surge depois o Império Romano, que dividia seus territórios em províncias, para melhor governar. A vinda desse império também foi profetizada a Nabucodonosor e a Daniel e é representado por duas figuras na Bíblia: A pélvis e as pernas de ferro na estátua de Nabudonosor (Dn cap 2) e também o animal terrível, com dez chifres, no sonho de Daniel (Dn cap. 7).  

Posteriormente o império romano foi dividido em dois (as duas pernas da estátua de Nabudonosor): do oriente, com sede em Constantinopla (hoje Istambul, Turquia) e do ocidente, com sede em Roma.

 

Do ponto de vista religioso: 

Os judeus tornaram-se mais rigorosos quanto à lei e às tradições judaicas. Surgem os Saduceus (elite sacerdotal), os fariseus (estudiosos e defensores ferrenhos da Lei e tradições, os sicários e zelotes (a resistência armada), e outras sub-divisões, como os essênios.  

Herodes, o Grande (um edomita) reconstruiu o II Templo, ampliando-o e modernizando-o. Gastou uma fortuna incalculável, tirada dos impostos altíssimos infligidos ao povo. Levou 46 anos para isso, mas de nada adiantou, pois no ano 70 d.C o templo foi completamente destruído pelos romanos. 

Espiritualmente a Bíblia chama esse período como sendo a plenitude dos tempos (Gl 4:4). Jesus veio na plenitude dos tempos, precedido por João Batista. 

Os benefícios que facilitaram a expansão do cristianismo posteriormente foram: construção de excelentes estradas; proteção militar e paz nos territórios, liberdade de comércio, transporte e locomoção; nova diáspora, mais sinagogas, mais colônias judaicas. 

Amado, biblicamente o império romano ainda não acabou. A sua continuação se dará nos tempos do anticristo, quando os pés de ferro se fundirem com o barro. Isso será feito por meio de uma aliança política, possivelmente da Comunidade Européia com os judeus (o barro). Lembre-se que a Turquia reinvindica a sua integração à Europa por ter uma pontinha de seu território europeu. 

Espero tê-lo esclarecido, resumidamente, o que ocorreu no período chamado de “silêncio” profético. Deus nunca deixou de ter controle da situação, pois profetizou tudo o que iria acontecer. “Assim diz o SENHOR que faz estas coisas, o SENHOR que as forma para as estabelecer (SENHOR é o seu nome): Invoca-me, e te responderei; anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes” (Jr 33:2,3). 

Veja também download do estudo abaixo:

Período Interbíblico, em Powerpoint

 

Que a graça e a paz do Senhor esteja com você. 

José Adelson de Noronha

4 opiniões sobre “O Silêncio Profético”

  1. O que José Adelson disse é importantíssimo.Pra começar não existe namoro na BÍBLIA.Temos que evitar ao máximo oportunidades a sós e coisas que pode nos derrubar.

    JESUS abençoe

    Bem-aventurado (feliz, abençoado, afortunado) o homem que suporta, com perseverança, a provação.

    Tiago 12:1

    Curtir

  2. Olá Pastores!
    Tenho 16 anos e sou cristã há 9. Frequento a igreja regularmente, sou co-líder de uma célula, faço teatros evangelísticos na rua, toco violão no louvor e principalmente, sou um grande ponto de referencial para as adolescentes da minha igreja, pois meus pais são presbíteros, o que exige de mim um caráter sólido e muita responsabilidade.

    Estou namorando, com a benção de meus pais e meus líderes, um rapaz de 20 anos, cristão tbm, muito correto, cujos pais tbm sao presbíteros. tanto eu, quanto ele estamos nos guardando para o casamento.

    o problema é que esses dias, ao ir visitar a família dele em sua casa, ficamos um tempo sozinhos na sala, e praticamente “fizemos sexo com roupa” claro, nao houve masturbação, nem nada. Mas ele tocou em meus seios, e por dentro da minha calça na minha bunda, e eu tbm toquei na bunda dele, tirei a camisa dele e subi em cima dele enquanto nos beijavámos. Estavamos os dois animadissimos, sozinhos, quando uma hora ele falou: Eu n vou aguentar, preciso sair daqui, ir tomar um ar.

    Realmente chegamos a um ponto que ou a gente ficava umas 2 horas afastados esfriava a cabeça, ou iamos acabar caindo.

    agora, nao sei se é errado ou certo isso… ele consegue se controlar muito bem, essa questao de se guardar para o casamento levamos muiiiiiito a sério. eu acho que desde que não acha o ato sexual em si, nem praticas pervertidas, está tudo ok. Mas estou certa? tenho uma reputação na igreja a honrar, e por mais q ngm saiba, quero ter um namoro santo acima de tudo… entao me ajudem! nao quero fazer nada de errado, e na minha visao nao estou fazendo. e na visão de vcs?!
    obrigada! D-us abençoe,

    Curtir

    1. Dan, o ato sexual não se restringe somente à penetração. Esta é a parte final.

      Desta vez vocês ainda tiveram controle e pararam antes, mas… e nas próximas? Conseguirão parar onde pararam agora ou irão um passo além? Ou melhor dizendo: uma mão além? E depois dela, outra mão mais demorada, mais profunda….

      Filha, se vocês querem honrar a Deus (e aos seus pais e comunidade) no namoro, vigiem suas atitudes. Principalmente, nunca fiquem sozinhos em casa.

      Meu conselho é que vocês procurem com mais empenho o reino de Deus: leitura da Bíblia Sagrada, oração, meditação, louvor, participação em cultos, vigílias, ministérios. Somente isso é que irá livrá-los de pecar sexualmente.

      Proibições não têm poder contra a sensualidade, mas sim a priorização de valores. Se vocês amarem mais ao Senhor Jesus (e, consequentemente, ao Seu Reino) vocês irão amar menos ao reino terreno e às suas delícias.

      Namorar é bom, mas é perigoso. Se vocês vacilarem, vocês perderão a virgindade, e com ela, o seu bem mais precioso no casamento que é a pureza.

      Por isso, filha, busque mais ao Reino de Deus e gaurde-se pura para o dia do seu casamento. Você nunca se arrependerá disso. O contrário sim, fará você arrepender-se amargamente, e pelo resto da sua vida.

      “Se morrestes com Cristo para os rudimentos do mundo, por que, como se vivêsseis no mundo, vos sujeitais a ordenanças: não manuseies isto, não proves aquilo, não toques aquiloutro, segundo os preceitos e doutrinas dos homens? Pois que todas estas coisas, com o uso, se destroem. Tais coisas, com efeito, têm aparência de sabedoria, como culto de si mesmo, e de falsa humildade, e de rigor ascético; todavia, não têm valor algum contra a sensualidade” (Cl 2:20-23).

      Que o Senhor lhes abençoe para que vocês continuem sendo esemplos de boa moral junto aos jovens de sua congregação.

      Curtir

    2. Bom dia, espero que essa resposta não chegue tarde demais, pois achei este post pesquisando pelo período interbíblico e vejo que sua pergunta é de dois anos atrás…
      Primeiramente, eu não tenho nenhuma visão particular, mas posso lhe passar a visão da Palavra de Deus.
      A resposta para sua pergunta está naquilo que você mesmo escreveu:
      “pois meus pais são presbíteros, o que exige de mim um caráter sólido e muita responsabilidade”;
      Amada, você disse ser cristã desde os sete anos de idade, mas a palavra ‘cristã’ significa ‘parecido com Cristo’. Então responda a você mesma a seguinte pergunta “estou sendo parecida com Cristo quando vou namorar sozinha?”. Acredite, o Espírito Santo vai lhe ajudar a agir como o Senhor Jesus agiria. Se você continuar pensando que é o fato de seus pais serem presbíteros, a sua reputação na igreja, tocar instrumentos no ministério de louvor, fazer teatros evangelísticos que te “obriga” a ter uma postura cristão, pode ter certeza que você nunca vai estar firmada na rocha, mas qualquer ventinho vai fazer você cair. Leia Mateus 7 e lembre o que o Senhor Jesus disse: Ele considera inteligente, aquele que ouve E PRATICA o que Ele ensina.
      Você deve meditar seriamente sobre a sua condição espiritual: você se arrependeu dos seus pecados e recebeu o sacrifício de Jesus feito em seu lugar no Calvário ou se considera cristã somente por causa de suas atividades dentro de uma igreja? Tenha certeza de que você pode até se converter, mas os seus hormônios JAMAIS SE CONVERTERÃO!! Se você quer ter um compromisso com Jesus, viva o que Ele ensina:
      Abstenha-se de toda a aparência do mal (1Ts 5.22)
      Renove a sua mente pela Palavra de Deus (Rm 12)
      Seja como José (Gn 39.8-12), que não deu oportunidade para pecar (se você ficar sozinha com seu namorado, É VOCÊ quem está criando o ambiente para o pecado.
      Gostaria de ter respondido como outra pessoa acima, mas a verdade é que o pecado começa no seu coração – Leia o Sermão da Montanha e veja que Jesus disse que aquele que olha com impureza JÁ PECOU NO CORAÇÃO (Leia também Tg 1.13-15). O pecado abre a porta para a ação de Satanás, que está mais interessado que você não tenha nem compromisso nem um relacionamento com Deus. Lembre-se também que o diabo é legalista: ele entra na nossa vida quando pecamos. Contudo, saiba que uma conversão sincera, uma entrega total a Cristo, um desejo real de viver a Palavra de Deus faz com que o Espírito Santo de Deus habite em nossos corações e satanás perca suas forças sobre nossas vidas. É quando nos propomos de coração viver em santidade [1Ts 4.3] (ou seja, longe do pecado, rejeitando as ofertas do mundo, vivendo para agradar ao Senhor e não aos homens), que nos tornamos mais que vencedores em Cristo Jesus.
      Ore neste instante para que o Senhor venha a lhe instruir como agir [Jo 14.26] Uma boa maneira de começar é se perguntando “Jesus agiria assim em meu lugar?”
      Outra coisa, peça que o Espírito Santo lhe convença de qualquer pensamento que não esteja de acordo com a Palavra de Deus, pois você disse acima que na sua opinião você não está fazendo nada de errado. Mas você deve ter a humildade de perguntar a Ele: “Senhor, na minha opinião, minhas atitudes são corretas, mas com sinceridade de coração eu gostaria que o Senhor me mostrasse na Sua Palavra, a Sua opinião sobre o meu comportamento. Em nome de Jesus, eu te peço. Amém”
      Creia que o Espírito Santo de Deus terá o maior prazer em lhe orientar e se tornar o seu melhor amigo, lhe guiando sobre toda a verdade.
      Minha oração é que você a partir de hoje seja muito abençoada em nome de Jesus.

      Curtir

Escreva seu Comentário ou pergunta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s