Como Escapar às Tentações?


Pergunta:  

Tenho sempre o hábito de fazer uma auto-análise das minhas atitudes e decisões à respeito de qualquer situação e preciso de uma orientação. Sou evangélica há quase 4 anos, mas tenho muita dificuldade de levar uma vida “social” sadia, desde antes me converter… pois sempre desconfio de todos. Não abro meu coração pra ninguém… minha infância foi sem diálogos e por isso sempre procurei aprender sobre certos assuntos ou até mesmo “caráter” sozinha. 

 

Devido a isso, ultimamente venho observando meu cultivo de amizades, e me perguntando o porquê não ter amigos pra conversar abertamente sobre qualquer assunto e trocar experiências espirituais. E, por decorrência a isso, levo uma vida muito solitária, sem amigos verdadeiros para uma conversa espiritual.

 

Tenho 25 anos e às vezes acabo pecando sozinha, sem lutar pra evitar a vontade da carne. Nem sempre vem o arrependimento e, com isso, perco a voz da graça com perdão, a paz e os benefícios da salvação. Porém, estufo meu peito e declaro… ”não farei novamente”, mas, quando penso que não, já fiz!!!

 

Com essas inúmeras vezes cedendo à vontade da carne, fico com vergonha de Deus… e, com isso deixo de orar mais e de ler a Palavra; evito ao máximo as coisas relacionadas a Deus, porque em minha mente não sou digna de ouvi-las.

 

Ajude-me, por favor! Na Bíblia está escrito em 1 Coríntios 10:13 que: “Não há tentação senão humana, mas maior é Deus que não vos deixará tentar acima do que podeis suportar, antes com a tentação dará também o escape”.

 

Como ouvir e praticar este escape? Agradeço desde já… e espero ansiosamente por uma orientação…  Gabri

 

Resposta:

 

Gabri,

é bom ter amigos sim, mas ter muitos amigos não é bom. Prefira qualidade do que quantidade.  Se você não consegue iniciar uma amizade pessoalmente, faça por um site de relacionamentos. Mas prefira amigos verdadeiros com quem você se identifique e que tenham o mesmo espírito temente a Deus que você.

 

Mas o melhor amigo que podemos ter é Jesus Cristo. Com Ele podemos nos abrir completamente, podemos rir, chorar, desabafar, confessar sonhos e fraquezas. Sem medo e sem vergonha de sermos mal compreendidos ou de sermos ridicularizados. Com Jesus podemos falar, escrever, cantar.

 

Amar a Jesus é o melhor escape que podemos ter contra as tentações. Meditar nas Palavras dele, no seu jeito de ser, de agir, nas suas obras e, especialmente no seu amor por nós.

 

Este é o escape mais poderoso que temos: Jesus Cristo! Outros escapes que Deus nos colocam à disposição é a lembrança das consequências do pecado cometido, seja por nós mesmos, seja por outras pessoas.

 

Outro escape é a própria Palavra de Deus. Essa, em geral, o pecador foge dela quando está sob culpa e acusação da própria consciência. Por isso, a necessidade de lermos a palavra todos os dias, principalmente pela manhã. É o alimento diário para o nosso espírito. A Palavra traz vida e fortalecimento, mesmo não sendo nós (nenhum de nós) dignos de Deus. Se recebemos paz e perdão, é somente pela misericórdia de Deus e nunca por merecimento.

 

“A minha alma está apegada ao pó; vivifica-me segundo a tua palavra” (Sl 119:25).

 

José Adelson de Noronha

4 opiniões sobre “Como Escapar às Tentações?”

  1. O minha irma, que Deus te abençoe vc se sente pequena mas enquanto tem gente gastando energia para descobrir como pecar vc esta gastando para fugir do pecado
    Deus é grande e lá do céu tudo vê e tudo sabe e levará em conta o bom desejo do seu coração
    Sabe que minha situação é muito parecida com a sua e eu sinto falta de muita.coisa e tambem estou nessa luta mas posso te dizer que vale a pena lutar pela verdadeira felicidade e ainda que demore Deus ha de nos recompensar se ficarmos firmes nessa mesma esperança.
    Ja que faz algum tempo esse post gostaria de saber como vão as coisas depois de 2 anos de luta se.quizer atalize esse post ou se preferir mande uma resposta
    Fique com Deus

    Curtir

  2. Já vie outro caso desse onde o desejo falou mais alto do que a razão de um companheiro vindo de orações e de jejum, sempre é excepcional orarmos para termos alguem ao nossa lado, seja ela para ele, ou ele para ela a oração é o caminho para força, duvida, dor, etc… Gabri, ore sempre e guando algo sobre- voar sua cabeça que você não consiga vencer, saia var conversar com suas amigas, aprenda a tocar violão faça parte do coral da igreja se aproxime da filha do pastor e de garotas que tenham conteudo cristão.

    Curtir

  3. Olá Gabri,

    Pelo que observei no seu relato, você já tem 25 anos e, com toda a sinceridade, acho que já deveria estar casada com um companheiro, conforme orienta o apóstolo Paulo:

    “Mas, se não conseguem controlar-se, devem casar-se, pois é melhor casar-se do que ficar ardendo de desejo” (1 Coríntios 7.9; NVI)

    Embora não devamos tomar estas orientações de Paulo como mandamento, vejo sabedoria no que o apóstolo ensina. Não que o relacionamento sexual no casamento seja a solução para as tentações, mas devemos admitir como natural o fato do nosso corpo e da nossa mente estarem sentindo desejo. Então, se somos pessoas desejosas de um relacionamento sexual, fará mal para nós mesmos postergar uma situação de abstinência, não concorda?

    É certo que nem o homem e nem a mulher devem deixar a ansiedade abatê-los quanto aos seus anseios matrimoniais. Alguns querem tanto se casar e acabam fazendo uma aliança não muito boa, mas que, depois de realizada, não deverá ser quebrada tal como sucedeu aos israelitas quando deixaram de consultar a Deus sobre o acordo astucioso dos gibeonitas (Josué 9).

    Por outro lado, vejo que nos dias de hoje muita gente tem bloqueios para estabelecer relacionamentos, o que reflete tanto nas amizades quanto na aproximação com alguém para fins de namoro. A mídia projeta em nossas mentes ideias consumistas fazendo-nos esquecer do valor das pessoas e, no caso mais específico das mulheres, a ilusão de algum dia encontrar o “príncipe encantado” pode atrapalhar.

    Há situações em que deixamos de notar aquelas pessoas que às vezes estão bem perto de nós e que podem muito bem ser a outra metade ou um grande amigo. Nem sempre as notamos porque ficamos esperando por alguém capaz de mexer profundamente com nossas emoções. Só que é aí que cometemos enormes enganos porque as escolhas não podem ficar baseadas somente nos sentimentos.

    Para finalizar, quero então compartilhar uma historinha que pode ser útil para quem esteja pretendendo encontrar uma pessoa para amar.

    Um certo rapaz tinha muitas dúvidas se de fato gostava de sua namorada. Um dia, ele foi procurar o pastor de sua igreja e pediu um aconselhamento. Depois de escutá-lo, o pastor fitou-o nos olhos e respondeu: “Só tenho uma coisa pra te dizer. Ame esta menina”. Não contente com a resposta, o moço replicou: “Irmão, ainda não tenho certeza se gosto dela de verdade”. O pastor novamente lhe disse: “Ame-a”. Então um silêncio entre ambos interrompeu aquela conversa até que o pastor prosseguiu: “Filho, você está enganado acerca do amor. Amar não é um sentimento ou uma emoção. Trata-se de uma decisão. Você resolve se dedicar a uma pessoa e isto se torna uma ação, um exercício onde haja paciência e continuidade em que você cultiva o relacionamento com sua mulher. Mas é claro que para isto você deve estar desde então preparado para as batalhas que vão acontecer em qualquer relacionamento. No entanto, tenha perseverança e vá em frente, aceitando-a, dando-lhe valor, respeito, afeto, ternura, admiração e compreensão. Ou seja, simplesmente você deve amá-la, pois sem amor nada faz sentido”.

    Espero, apesar de todas as minhas limitações, ter ajudado e desejo que a Gabri encontre de Deus a orientação que precisa.

    Curtir

Escreva seu Comentário ou pergunta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s