A Vergonha do Big Brother Brasil


Esta crônica está sendo divulgada como sendo de Luis Fernando Veríssimo, embora, segundo consta, foi negado por ele. No entanto, o autor propõe uma reflexão profunda a toda a sociedade brasileira.
Oremos pela direção da Rede Globo, por todos os envolvidos na produção do BBB, pelos jovens que estão lá na casa, e, principalmente, pelos que têm assistido e aplaudido.

José Adelson de Noronha

A Vergonha

Que me perdoem os ávidos telespectadores do Big Brother Brasil (BBB), produzido e organizado pela nossa distinta Rede Globo, mas conseguimos chegar ao fundo do poço…A  décima primeira (está indo longe!) edição do BBB é uma síntese do que há de pior na TV brasileira. Chega a ser difícil,… encontrar as palavras adequadas para qualificar tamanho atentado à nossa modesta inteligência.
 
Dizem que em Roma, um dos maiores impérios que o mundo conheceu, teve seu fim marcado pela depravação dos valores morais do seu povo, principalmente pela banalização do sexo. O BBB é a pura e suprema banalização do sexo. Impossível assistir, ver este programa ao lado dos filhos. Gays, lésbicas, heteros… todos, na mesma casa, a casa dos “heróis”, como são chamados por Pedro Bial. Não tenho nada contra gays, acho que cada um faz da vida o que quer, mas sou contra safadeza ao vivo na TV, seja entre homossexuais ou heterossexuais. O BBB é a realidade em busca do IBOPE…

Veja como Pedro Bial tratou os participantes do BBB. Ele prometeu um “zoológico humano divertido”. Não sei se será divertido, mas parece bem variado na sua mistura de clichês e figuras típicas.

Pergunto-me, por exemplo, como um jornalista, documentarista e escritor como Pedro Bial que, faça-se justiça, cobriu a Queda do Muro de Berlim, se submete a ser apresentador de um programa desse nível. Em um e-mail que  recebi há pouco tempo, Bial escreve maravilhosamente bem sobre a perda do humorista Bussunda referindo-se à pena de se morrer tão cedo.

Eu gostaria de perguntar, se ele não pensa que esse programa é a morte da cultura, de valores e princípios, da moral, da ética e da dignidade.

Outro dia, durante o intervalo de uma programação da Globo, um outro repórter acéfalo do BBB disse que, para ganhar o prêmio de um milhão e meio de reais, um Big Brother tem um caminho árduo pela frente, chamando-os de heróis. Caminho árduo? Heróis?

São esses nossos exemplos de heróis?

Caminho árduo para mim é aquele percorrido por milhões de brasileiros: profissionais da saúde, professores da rede pública (aliás, todos os professores), carteiros, lixeiros e tantos outros trabalhadores incansáveis que, diariamente, passam horas exercendo suas funções com dedicação, competência e amor, quase sempre mal remunerados..

Heróis, são milhares de brasileiros que sequer têm um prato de comida por dia e um colchão decente para dormir e conseguem sobreviver a isso, todo santo dia.

Heróis, são crianças e adultos que lutam contra doenças complicadíssimas porque não tiveram chance de ter uma vida mais saudável e digna.

Heróis, são aqueles que, apesar de ganharem um salário mínimo, pagam suas contas, restando apenas dezesseis reais para alimentação, como mostrado em outra reportagem apresentada, meses atrás pela própria Rede Globo.

O Big Brother Brasil não é um programa cultural, nem educativo, não acrescenta informações e conhecimentos intelectuais aos telespectadores, nem aos participantes, e não há qualquer outro estímulo como, por exemplo, o incentivo ao esporte, à música, à criatividade ou ao ensino de conceitos como valor, ética, trabalho e moral.

E ai vem algum psicólogo de vanguarda e me diz que o BBB ajuda a “entender o comportamento humano”. Ah, tenha dó!!!

Veja o que está por de tra$$$$$$$$$$$$$$$$ do BBB: José Neumani da Rádio Jovem Pan, fez um cálculo de que se vinte e nove milhões de pessoas ligarem a cada paredão, com o custo da ligação a trinta centavos, a Rede Globo e a Telefônica arrecadam oito milhões e setecentos mil reais. Eu vou repetir: oito milhões e setecentos mil reais a cada paredão.

Já imaginaram quanto poderia ser feito com essa quantia se fosse dedicada a programas de inclusão social: moradia, alimentação, ensino e saúde de muitos brasileiros?

(Poderiam ser feitas mais de 520 casas populares; ou comprar mais de 5.000 computadores!)
Essas palavras não são de revolta ou protesto, mas de vergonha e indignação, por ver tamanha aberração ter milhões de telespectadores.

Em vez de assistir ao BBB, que tal ler um livro, um poema de Mário Quintana ou de Neruda ou qualquer outra coisa…, ir ao cinema…, estudar… , ouvir boa música…, cuidar das flores e jardins… , telefonar para um amigo… , visitar os avós.. , pescar…, brincar com as crianças… , namorar… ou simplesmente dormir.

Assistir ao BBB é ajudar a Globo a ganhar rios de dinheiro e destruir o que ainda resta dos valores sobre os quais foi construída nossa sociedade.

9 comentários em “A Vergonha do Big Brother Brasil”

  1. O BIG BROTHER É IMUNDO E DEGENERATIVO PARA SOCIEDADE. PARA AS PESSOAS FRACAS E DOMINADAS POR APELOS AVILTANTES COMO ESSE BIG BROTHER, CHAMAM-NO DE CULTURA. SÓ QUE EXISTE VÁRIOS LANCES DE CULTURA E ESSE, INFELIZMENTE, SERVE APENAS PARA CULTUAR A DEGENERAÇÃO DA PESSOA, A PODRIDÃO DO BANAL PERVERTIDO, MISTURANDO A VADIAGEM COM A PUTARIA MASCULINA E FEMINIA DOS FRACOS E CORROMPIDOS PARTICIPANTES DESSE TIPO DE CONVIVIO HUMANO, QUE, EM FAMÍLIAS DE VERADE NÃO EXISTE.

    Curtir

  2. Irmao Jose´Adelson,para mim e ate dificil comentar sobre este bbb,pois naoa assisto mais televisao ha muito tempo,com excessao e claro de rarissima programaçao que ainda da para ver,ainda…Mas pelos comentarios,concordo com os irmaos e puro lixo que satanas tenta deixar dentro de nossas casas.A televisao e uma das grandes armas que este asqueroso ser usa para destruir oque e mais sagrado para o Senhor: a familia que Ele instituiu desta a fundaçao do mundo.O que posso fazer e orar para que o Senhor abra os olhos e o entendimento de muitos crentes que ainda assistem estas novelas sujas e este programa do diabo,o tal do bbb.Irmao ate te pesso pois vejo que tem um grande conhecimento vindo do nosso Senhor que escreva mais textos sobre a televisao e seus programas para que o povo do Senhor nao seja enganado por isto.O senhor disse: O meu povo padece por falta de conhecimento.O Senhor te abençoe muito.

    Curtir

  3. O BBB É ASQUEROSO E NOJENTO…A GLOBO ESTÁ APELANDO…E AINDA VEM COM O JARGÃO “CULTURA A GENTE VÊ POR AQUI”…
    SE ISSO É CULTURA NÃO TENHO MAIS O QUE PENSAR!
    JÁ VIRAM A NOVA PROPAGANDA DA GLOBO FALANDO DO USO DA CAMISINHA? POIS É PRESTEM BEM ATENÇÃO, ELES DIZEM QUE SE FOR PARA TER SEXO (DENTRO OU FORA DO CASAMENTO É CLARO) TUDO BEM SE FOR COM CAMISINHA….AS PALAVRAS SÃO OUTRAS, MAS A INTENÇÃO É BEM CLARO, SÓ NÃO VÊ QUEM NÃO QUER…NÃO PODEMOS FUGIR DA REALIDADE….O MUNDO ESTÁ UM CAOS….
    A VINDA DO SENHOR ESTÁ MAIS PRÓXIMA…. GLÓRIA A DEUS!!
    ABRAÇO!

    Curtir

  4. Sinceramente, desde a primeira edição do programa não consegui ver graça. O valores estão se depravando, mas como minha noiva sempre me ensinou, “procure ver o lado bom das coisas”, e realmente vejo um lado bom nisso tudo: A palavra de Deus está se cumprindo. Vamos aguentar, eu sei que falta só um pouquinho mais para a vinda do nosso Rei e Senhor!

    “E por se multiplicar iniquidade o amor de muitos esfriará.”
    “Nesse tempo muitos hão de se escandalizar e trair-se-ão uns aos outros” (Mt 24:10-11)

    Curtir

  5. Eu não suporto nem ver as propagandas do programa! É o verdadeiro inferno! Fico triste, porque se ninguém assistisse e tivesse consciência não estaria no ar! Esse mundo precisa de Deus urgentemente.

    Curtir

  6. Graças a Deus! Na minha casa somos muito seletivos com o que assistimos. Não vemos novelas, nem reality, sem programa de auditório. Pago tv por assinatura com alegria. Não dá para passar a semana toda trabalhando e chegar no domingo e ver o Rodrigo Faro de Lady Gaga! Afffff!!!! Sei que a tv por assinatura tb tem seus defeitos. Como a Fox. Mas dá para peneirar bastante. Tem, mais variedade. Outro dia eu estava passeando com o controle e de bobeira parei por 3 segundos no BBB11. Meu filho, de 9 anos disse na hora: “Ah não mãe! Nem vem com este trosso de BBB! Tira isso! Ninguém merece!” Fique feliz com a atitude dele. Mas ele so a teve porque eu e meu esposo procuramos passar valores cristãos para nossos filhos. Ensinados o que devemos e não devemos por diante de nós. Infelismente os pais de hoje só estão preocupados com o pagode, o churrasco e a cerveja do fim de semana. Ficam engolindo essa vergonha e deixam seus filhos a mercê disso. Resultado: Nem precisa dizer. É só olhar para os jovens de hoje. O pior é que os jovens de hoje serão os pais de amanhã. Ou seja, a tendência é piorar. Temos que orar! Só orando…

    Curtir

  7. CONCORDO EM GENERO E GRAU,POIS É DEGRADANTE ESSE PROGRAMA.O BBB NÃO É UMA EXCESSAO,POREM TENHA VISTO QUE A PROGRAMA MALHAÇÃO TAMBEM É DEGRADANTE.POIS VEM INFLUENCIANDO MUITA GERAÇÃO. ENSINANDO JOVENS A TRANSAR
    EM PLENA TELINHA.EU SOU A FAVOR DE ORIENTAÇÃO SEXUAL
    MAIS PRIMEIRO VAMOS APLICAR EM BOA EDUCAÇÃO DO PRÉ AO ENSINO MÉDIO.MENTES PREPARADAS PENSAM MELHOR.
    DESDE JÁ DEIXO AQUI A MINHA SINGELA OPINÃO CARO COLEGA.

    Curtir

  8. anteontem estive por alguns momentos assistindo tal programa e particularmente achei uma pouca vergonherada. é como você colocou é uma afronta a sociedade que já está degenerada, não vejo contribuição nem valores abaixo.

    Curtir

Escreva seu Comentário ou pergunta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s