O Sermão da Montanha – Powerpoint


 

 

 

 

 

 

 

 

 

Vendo Jesus as multidões, subiu ao monte, e, como se assentasse, aproximaram-se os seus discípulos; e ele passou a ensiná-los, dizendo:

Em Mateus, capítulos 5, 6 e 7,  Jesus ensina aos seus discípulos tudo o que o filho de Deus necessita saber e praticar de forma a agradar a Deus. São 5 blocos de ensinamentos, distribuídos por 28 parágrafos, que passou a ser conhecido mundialmente como o Sermão da Montanha

Se o Senhor conceder graça pretendo apresentar vários estudos, em PowerPoint, destes ensinamentos de Jesus.

 Eu oro para que o Senhor abra o nosso entendimento e nossos olhos espirituais, para que possamos conhecer a beleza de Jesus e o amor de Deus por nós e possamos assim, viver de forma a agradar a Deus, o nosso Pai.

 José Adelson de Noronha

Estudos disponíveis para download, em powerpoint

1) O Sermão da Montanha – Introdução em Powerpoint

2) Bem-aventurados os humildes de espírito

 

Relação Mestre/Discípulo 

No contexto do século I, ser discípulo de alguém  significava desejar ser como o mestre. O discípulo renunciava ao seu saber para apreender tudo do seu mestre. Não de modo impensado e inconseqüente, como acontece com as seitas, mas pelo exemplo de vida do mestre. Havia mestres com residência fixa, mas havia também os mestres itinerantes, como Jesus. Paulo, por exemplo, destaca a importância de Gamaliel, como mestre em Jerusalém, até que ele conheceu Jesus, o mestre dos mestres. .

 O mestre atraía os discípulos, com o objetivo de fazê-los semelhantes a si mesmo, em cada área da vida, transmitindo-lhes conhecimento, sabedoria e comportamento ético.

 Jesus pára de andar, olha à sua volta e vê as multidões que O seguiam, pensa nas motivações de cada pessoa que está ali e resolve então ensinar-lhes a essência da sua própria vida. Além de testá-los quanto à disposição em segui-lo. Ele sobe então a um monte, assenta-se e fica quieto, aguardando. Então, aqueles que tinham sede em ser como ele, aproximam-se, assentam-se à sua volta, e ele começa a ensiná-los.

 O que ensinar primeiro?

 Jesus decide por ensinar a liberdade. Tiago diz que aquele que considera, atentamente, na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar (Tg 1:25).

 Jó, para explicar a liberdade, usa o jumento selvagem como exemplo. A sua casa é o espaço aberto, os montes são o seu banquete e ele ri-se daqueles que querem prendê-lo.  Assim é, segundo Jesus, com todo aquele que renuncia aos seus desejos e às ofertas que o mundo oferece, por mais importantes e valorosos que possam parecer, por causa do Reino de Deus.

 Ser livre do mundo e membro do Reino de Deus é ser bem-aventurado. A palavra grega usada para bem-aventurado é makarios, correspondente no hebraico a asher. Mas o significado hebraico, no qual Jesus pronunciou significa muito mais que o nosso português dá a entender. No hebraico ascher significa: abençoado, feliz e afortunado

 

Bloco A)  Quem é feliz, abençoado e afortunado, segundo Jesus

São 9 bem-aventuranças para aqueles que renunciam ao mundo e suas ofertas, por amor a Jesus: 

  1. Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus.
  2. Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados.
  3. Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra.
  4. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos.
  5. Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.
  6. Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus.
  7. Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus.
  8. Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus.
  9. Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós. Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus;  

 

Bloco B)  Quem é o Verdadeiro Discípulo de Jesus

 São 3 exemplos de quem poderá ser chamado Discípulo de Jesus:

10. É sal da terra

11. É luz do mundo

12. Excede ao que se espera dele

 

Bloco C)  Excedendo a Justiça, nos relacionamentos humanos 

São 5 exemplos de como, nos relacionamentos humanos, exceder ao que o mundo julga como justo: 

13. Ofensa e Reconciliação

14. Adultério e divórcio

15. Nunca jurar

16. Dando a outra face

17. Amar sempre, até ao inimigo

 

Bloco D)  Deus, o nosso Pai, excede no Relacionamento conosco 

São 7 exemplos de como relacionar-se corretamente com Deus, colocando-O sempre no centro: 

18. Nossas obras são exclusivamente para o Pai

19. Como se deve orar

 20. A Oração do Pai Nosso

21. O jejum é relacionamento com o Pai

22. Confiança absoluta em Deus

23. Reconhecimento de pecados e da Graça. Não julgar

24. O Espírito da  Lei é: Deus é Bom 

 

Bloco E) Cuidados durante a Peregrinação 

São 4 exemplos de cuidados que devemos tomar durante nosso tempo de peregrinação na terra: 

25. Andar somente pelo caminho estreito

26. Cautela contra os falsos líderes

27. Cautela contra nós mesmos

28. Praticar a Palavra é Edificar na Rocha 

5 comentários em “O Sermão da Montanha – Powerpoint”

  1. Vejo que vocês mesmo lendo o Sermão da Montanha não entende que incialmente devemos ter respeito pelo próximo, e toda inteligencia quem oferece é Deus, basta cada ser aceitar, se o individuo quer estudar a Biblia pelo menos respeite a escolha dele, e se você acha que só ler a Biblia não ajuda respeite ele também, por que conhecimento divino vem de varias formas diferentes.
    A base de tudo está na tolerancia e respeito, depois de ler essa briguinha vejo que vocês não entendem nada de conhecimento de Deus.

    Curtir

  2. Jose
    respeito sua opinião, porem Deus nos criou para sermos usados por Ele, portanto amado quando você usa a Bíblia e Deus o ilumina para Dela sair algo que os homens precisam ouvir também é palavra de Deus. Devemos reter aquilo que é bom, a muitos livros com base na palavra de Deus.
    Um forte abraço!
    Pr. Ezequiel

    Curtir

  3. cara como vc é espiritual, porém vc esqueceu uma coisa se a palavra sai da sua boca, eu posso considerar que ela somente sua e não do Espírito. não menospreze o trabalho de quem arduamente estuda e aliás, a tradução que vc tem nas mãos é fruto de estudo, de pesquisa, de interpretação, ou vc acha que foi o Espírito que traduziu a bíblia para o português. respeite os servos que Deus levantou para exercer a função de mestres entre o povo de Deus.

    Curtir

  4. Amado, eu aprendo mais lendo uma Bíblia simples, sem comentários do que lendo estudos e comentários de outros.

    Quando leio só a Bíblia, meditando e orando, é o Espírito Santo quem fala comigo. Mas quando leio comentários e estudos que outros fizeram, estou aprendendo com homens e não com Deus.

    Mas, se você desejar ter uma bíblia de estudos, ore e peça-a a Deus que Ele lhe proverá. Que a graça e a paz do Senhor esteja contigo.

    Curtir

  5. Que A PAZ DO SENHOR ESTEJA COM VC HOMEM DEUS, EU GOSTARIA DE FAZER UM CURSO BIBLICO, GOSTO MUITO DE ESTUDAR A BIBLIA MAS NÃO COMPRIENDO MUITO A BRIBLIA PRECISO DE UMA BIBLIA DE ESTUDO, PR MIM SERIA MAIS FACIO

    Curtir

Escreva seu Comentário ou pergunta