Animais no Céu


Pergunta:

Bom dia pastor, a graça esteja conosco. Mais uma vez trago comigo algumas dúvidas:

Acompanhando alguns relatos na internet, encontrei o seguinte trecho proclamado pelo Papa João Paulo II: “os animais possuem uma alma e os homens devem amar e sentirem-se solidários com nossos irmãos menores”.

Não discordando de sua sabedoria, acredito sim que os animais sejam criaturas de Deus. Porém na Bíblia existe alguma passagem que afirma tal fato? Afinal, os animais tem alma? Eles vão para o céu? Desde já agradecido. João

 

Resposta:

Amado, em parte o papa estava certo. Certamente teremos animais no céu. Não podemos chamá-los de “irmãos menores”, pois não são filhos de Deus. Os homens sim, são filhos. Os animais são criaturas. E a prova que há animais no céu é que Jesus virá ao mundo montado num cavalo. Ele e nós, que fazemos parte dos seus exércitos viremos em cavalos. “Vi o céu aberto, e eis um cavalo branco. O seu cavaleiro se chama Fiel e Verdadeiro e julga e peleja com justiça… e seguiam-no os exércitos que há no céu, montando cavalos brancos, com vestiduras de linho finíssimo, branco e puro” (ap 19:11,14).

 

Ora, se há cavalos no céu, porque não poderá haver também bois, gatos, pássaros, golfinhos, baleias, peixes? E até mesmo cães? E principalmente cordeiros e leões? Afinal, o cordeiro e o leão são figuras de Jesus. Jesus foi chamado de cordeiro de Deus.

 

Quando a Bíblia diz que os cães não entrarão na Cidade Celestial (Ap 22:15), ela está referindo-se aos falsos líderes espirituais, assim como aos feiticeiros, impuros, assassinos, idólatras e mentirosos que não se arrependeram de suas práticas iníquas.

 

Irmão, a terra é uma extensão do Reino de Deus, a qual foi feita linda, perfeita. Com a queda do querubim é que ela se tornou sem forma e vazia e foi separada do resto do Reino. Mas Deus, antes de colocar aqui o homem, a restabeleceu, colocando nela, primeiro, os vegetais e animais. Isso é para que tenhamos uma pálida visão do que será no céu. Perfeito! Lindo! Maravilhoso! Exuberante! Com tudo o que há na terra e muito mais coisas, muito mais seres que sequer conseguimos imaginar. Deus não é Criador bitolado, mas infinito.

 

E um dia nós veremos a criação de Deus, que hoje geme e suporta angústias, glorificando a Deus, quando os filhos de Deus forem glorificados (Rm 8 18-22). Confere lá, na sua bíblia.

 

Quanto à questão da alma, eu creio que os animais têm alma sim. Não a alma humana, mas sim no sentido de serem almas viventes. O termo hebraico mais usual e que foi traduzido como alma na versão portuguesa é nephesh cujo significado primário é “possuidora de vida” (Gn 1:20,24,30). Você já reparou como os animais, especialmente os domésticos, têm sentimentos? Isto é característica da alma. Até mesmo aves domesticadas costumam expressar sentimentos.

 

E, por último, amado, se no céu não tiver animais, ainda assim será maravilhoso, pois Jesus estará lá e Ele é a plenitude de todas as coisas. Graças a Deus por Jesus Cristo!

José Adelson de Noronha

13 opiniões sobre “Animais no Céu”

  1. Não sei se ainda está lendo isso, mas muito obrigado mesmo !
    Eu sou jovem e meu animalzinho ainda está saudável, mesmo assim eu estou com um medo agonizante do ‘vazio’ da morte. Confesso que ainda não me considero um cristão 100%, pois sempre associei a ciência e a religião, mas há pouco tempo cheguei nesse tema que de fato me agonizou: a morte. Até mesmo a ciência atual não consegue explicar esse fator, e eu fico pensando que tudo o que construí e vivi aqui na Terra fora em vão. E principalmente penso: crueldade, nós vivemos destinados a um vazio tremendo, nós só termos esse tempo e depois morremos — e lê-se ainda ‘nós’ como todos os seres vivos.
    Nós podemos perceber que os animais também possuem sentimentos como amor, tristeza etc. Animais vivem e ganham experiências nessa convivência conosco. Eu de fato amo todos eles e acho que a morte eterna é algo cruel tanto pra eles quanto para os humanos, e Deus, provavelmente seria justo quanto a isso — até porque, como você mesmo disse, os animais, assim como nós, morrem por nossa culpa.

    No mais, excelente texto, que Deus lhe abençoe.

    Curtir

    1. Ramon, como o próprio Senhor Jesus já disse aos religiosos do passado: você erra por não conhecer as Escrituras e o poder de Deus!

      Você está misturando cristianismo, religião e ciência, colocando tudo num balaio só.

      Cristianismo não é religião, mas a prática do amor, por meio da fé em Jesus Cristo e da esperança de vida eterna: “agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém, o maior destes é o amor” (1 Co 13:13.

      Irmão, para quem crê em Jesus, a vida eterna é a consequência natural, pois Ele, Jesus, é a vida. Ele é o caminho até Deus e isto para todos,

      Jesus não veio apenas para os homens, mas para todos os seres criados por Deus, pois o Senhor disse: “ninguém vem ao Pai senão por mim”. Ninguém é ninguém mesmo, sejam homens, sejam anjos, sejam animais.

      Eu oro para que o Senhor abra seu entendimento e lhe conceda plena revelação de Jesus Cristo e do amor de Deus por todos.

      Curtir

  2. Gente muito obrigada pelas vossas palavras. Estou aqui na net em busca de consôlo pela perda do meu bom amigo peludinho, e a possibilidade de que exista um céu para os animais é muito boa, meu gatinho faísca estará por lá distribuindo carinho e alegria. Eu amo o ser humano, e graças a Deus eu amo também os animais. Eu amo meu fafa.
    *Vanessa, que Deus ajude o seu nino.

    Curtir

  3. Por mais que eu admita que até gosto de São Francisco de Assis tenho que endossar suas palavras em cada linha desse brilhante texto.Que bom vê-lo de volta produzindo e recuperado! Um abraço e felicidades…

    Curtir

  4. Sabe pastor ouvi muitos pregadores insistirem em dizer veemente que os animais não herdarão o reino dos céus, pois eles não possuem espírito, inclusive ridicularizam o tema, isso aconteceu em um programa de televisão de uma rede evangélica, o tal “reverendo” ainda debochou do pastor que acredita nos animais no céu “ah irmão, será que vai ter pulga lá também”, inclusive C. S Lewis, que admiro muito, ridiculariza a imortalidade dos animais. Mas eu prefiro ficar com watchman nee que defende a restauração da criação, o próprio apóstolo Paulo em coríntios afirma que se há “corpo animal, há corpo espiritual”. O que me entristece é ver “ministros de Deus”, agirem dessa forma, estou sofrendo muito porque meu cachorrinho idoso está muito doente, faz um ano que ele está agonizando e eu estou pedindo à Deus que o leve para ele descansar em paz, estou tomando até remédios controlados devido a depressão de pensar que talvez nunca mais fosse ver ele, e ainda vem uns pregadores debochando de um assunto sério como esse, a morte, seja de que ser vivente for, é triste e nós que amamos a criação nos preocupamos com o tema, para onde eles vão, se é que possuem vida após a morte, eu creio que sim, porque se não acreditar nisso, para mim a imagem de Deus será toda desconstruída e não tenho motivos para acreditar em Sua bondade e misericórdia. Espero que um dia os pregadores se solidarizem com o sofrimento dos humanos e de toda a criação, pois o evangelho que se prega não é o verdadeiro evangelho, debochar da desgraça de seres que não podem se defender, é cruel. Apesar de ser evangélica pentecostal, admiro São Francisco de Assis: “Todas as coisas da criação são filhos do Pai e irmãos do homem… Deus quer que ajudemos aos animais, se necessitam de ajuda. Toda criatura em desgraça tem o mesmo direito a ser protegida.” Inclusive quero pedir à todos que orem pelo Nino, que Deus o recolha para que ele descanse em paz.

    Curtir

    1. Filha, não se apegue muito ao que homens pregam, mas sim ao que a Palavra de Deus diz. Homens são falhos em suas interpretações, mas a Palavra de Deus não falha. Ela diz que toda a criação de Deus, aí incluídos todos os seres vivos, aguarda com ardente expectativa a revelação em glória dos filhos de Deus (que somos nós, os homens), pois quando formos glorificados, também a criação será redimida da morte. Leia e medite em Romanos cap 8:18-25.

      Não concordo com a afirmação de São Francisco de Assis que chama os animais de filhos de Deus e irmãos do homem. Filhos têm a mesma natureza dos pais e é evidente que apenas o homem foi criado à imagem e semelhança de Deus.

      Eu não me considero irmão da anta ou do cavalo, embora ame cavalos. Os animais são apenas criaturas de Deus, o que não significa que serão relegados à morte. Pelo contrário, a morte entrou no mundo por intermédio do homem e não dos animais. Eles morrem por culpa do homem e, por isso mesmo, serão redimidos da morte quando o homem também o for. “Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós. A ardente expectativa da criação aguarda a revelação dos filhos de Deus. Pois a criação está sujeita à vaidade, não voluntariamente, mas por causa daquele que a sujeitou, na esperança de que a própria criação será redimida do cativeiro da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus” (Rm 8:18-21).

      O Senhor lhe abençoe com alegria e esperança de convivência plena e feliz com seus animaizinhos de estimação no céu, eternamente.

      Curtir

      1. pastor ontem meu cachorrinho Nino se foi, eu estou muito triste mesmo, muito mesmo, foi um alívio para ele, pois ele estava sofrendo muito, mas a dor da perda é muito grande. Eu estava lendo testemunho de pessoas que tiveram experiência de quase morte e diz terem visto animais no céu, entre eles está o do menino Colton, no livro “o céu é de verdade” e também existem “profetas” que tiveram visões do céu e viram seus animais que já faleceram, entre eles está a polêmica escritora de quem eu gosto muito, a Rebecca Brown, será que essas pessoas realmente podem ter visto o céu e seus animais que se foram? o que o senhor acha? para mim é um conforto em pensar que um dia vou rever o Nino…..

        Curtir

        1. Filha, a morte de um animal que amamos tanto realmente traz muita dor, tristeza. Até luto. E isso demora a passar, principalmente nos tempos modernos em que temos facilidade em fotografar, filmar os animais de estimação a custo baixo.

          Mas nossa alegria e esperança está é no Senhor Jesus, que pode todas as coisas, inclusive ressuscitar os animais mortos, pois eles nunca pecaram para sofrer a morte.

          Eu não me fio em livros e relatos de pessoas assim, que dizem ter ido ao céu ou visto o céu. Para mim basta a Bíblia Sagrada, pois nela eu tenho tudo o que preciso saber para adorar ao Senhor e para manter minha esperança acesa.

          Curtir

  5. Como fiquei feliz em saber que no céu há animais,assim fico mais descansada ao saber que poderei encontrar os meus animaizinhos lá,que é claro, abaixo de Deus e dos meus pais são tão importantes para mim!!! Muito obrigada,pastor! Estou muito feliz!

    Curtir

  6. Muito obrigado pastor.
    Sempre que tive dúvidas, aqui foram sanadas, e cada vez mais tudo faz sentido.
    Muito obrigado do fundo do coração, um forte abraço e estejamos sempre com Deus.

    Curtir

Escreva seu Comentário ou pergunta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s