A Dura Vida dos Demônios


Pergunta: 

Que a graça e a paz de DEUS e nosso Senhor JESUS CRISTO estejam contigo. Eu gostaria de saber o que Cristo disse em Lucas 11:24-26 sobre o estado em que se encontra a pessoa, e, se a mesma ainda tem chance de salvação? Stalker 

 

Resposta 

“Quando o espírito imundo sai do homem, anda por lugares áridos, procurando repouso; e, não o achando, diz: voltarei para minha casa, donde saí. E, tendo voltado, a encontra varrida e ornamentada. Então, vai e leva consigo outros sete espíritos, piores do que ele, e, entrando, habitam ali; e o último estado daquele homem se torna pior do que o primeiro (Lc 11:24-26). 

 

Irmão, Jesus, no contexto em que este ensino e revelação está, fala a respeito da rejeição que Israel, mais precisamente, os líderes da nação, tiveram por Ele. Os evangelistas Lucas e Mateus narram esta passagem, com pequenas variações. 

 

Nela, Jesus está revelando coisas interessantes. Embora muitas pessoas sejam possuídas por demônios, eles, demônios, não conseguem permanecer na pessoa por muito tempo. É cansativo para eles, pois todo homem possui algo maravilhoso dado pelo Senhor: Consciência do mal e do bem! Até os ímpios têm!

 

Consciência significa outra pessoa que tem ciência dos fatos de sua vida, até dos mais íntimos e ocultos, que estão somente no seu coração. É outra pessoa que tem ciência de quem você é de fato. Sem hipocrisia.

 

A consciência do homem sempre fala o que ele faz de certo e de errado, seja por querer próprio, seja por influência de outros. A consciência faz oposição à influência do espírito imundo, também chamado de demônio, que porventura tenha se apossado do homem.

 

Essa luta é cansativa e aquele espírito imundo necessita periodicamente de descanso. Aí, quando não agüenta mais, ele sai do homem e procura descanso, repouso. Anda, anda e se não encontra, pensa em voltar, pois ele se satisfaz em suas perversidades e vícios através dos homens.

 

E por que o espírito imundo não encontra repouso? Porque os outros homens em quem ele encosta, ou já estão convertidos e lutam contra as trevas, ou já estão possuídos por outros demônios, os quais lutam também entre si para não dividir a presa. Vida de demônio não é moleza não. 

 

Casa varrida e ornamentada 

Há dois tipos de pessoas: aqueles que amam mais ao mundo e os que amam mais Jesus, embora vivam no mundo. Os que amam mais ao mundo, arrumam sua casa, isto é, o coração, de forma a satisfazer-se em seus prazeres mundanos, vícios e concupiscências. Arrumam a casa, varrem e enfeitam-na (adornam-na) com as coisas mundanas que gostam. Não querem mudança de caráter.

 

Assim, por exemplo, os que gostam de ídolos, enchem suas casas (casas mesmo), locais de trabalho, carros, e principalmente seus corpos dos símbolos que representam seus ídolos: Vão desde imagens, esculturas de santos, fotos dos ídolos populares (atores e atrizes, cantores e cantoras, jogadores, bandas de música, etc.). Alguns idolatram marcas, outros idolatram grupos sociais, até igrejas/denominações e seus líderes. Há quem idolatre sua própria bíblia. E, mais grave ainda, há quem idolatre a si mesmo.

 

O coração da pessoa que ama o mundo está alinhado com os prazeres mundanos ofertados por Satanás. Claro que isso é tudo o que os demônios também querem. Então, eles vão em busca de outros demônios, piores que eles próprios, e os trazem para habitar ali, complementando-se em suas torpezas, procurando ver, se assim, anulam ou cauterizam a consciência daquela pessoa, pois sabem que, quanto mais endurecida estiver a consciência de alguém, menos luta eles terão para permanecer naquela vida.

 

Mas, graças a Deus por Jesus Cristo, que, ao menor clamor de uma alma acorrentada, corre em seu socorro. Veja o caso dos dois endemoninhados (havia uma legião de demônios num deles), que o Senhor socorreu em Gadara (Mt 8:28-34). Por isso não podemos afirmar que alguém que possua muitos demônios tenha perdido a salvação. Maria Madalena é outro caso conhecido. Jesus expulsou dela sete demônios (Mc 16:9).

 

O outro tipo de pessoa que há, é o filho de Deus, aquele que é, verdadeiramente, nascido de novo. Esta pessoa tem a sua casa (coração) em contínua reforma. Quando se converte o Senhor começa uma revolução na vida desta pessoa, no seu caráter. Nada fica no lugar de antes. Um coração submisso ao Senhor está sempre em obras. Nunca está vazio, varrido, ornamentado. 

 

O demônio que voltar ali, não encontra boa recepção, nunca terá descanso. Pelo contrário, se insistir, será açoitado por Jesus com chicote, pois o coração do filho de Deus passou a ser casa de oração.

 

Claro que há momentos, às vezes curtos, às vezes longos, em que a pessoa entra em sonolência espiritual. Ela não ora mais como antigamente, não lê a Bíblia com a mesma freqüência do princípio, não busca as coisas do alto diariamente, não louva a Deus com coração contrito e, se louva, é somente ouvindo CDs e não mais com seus próprios lábios, etc.. Esta pessoa está, aos poucos, preparando espaço confortável ao retorno dos demônios.

 

Tal foi o que aconteceu com os religiosos do tempo de Jesus. Tornaram-se somente religiosos e não corações em reforma. Por isso Jesus, no contexto do ensino, diz a uma mulher que queria idolatrar Maria dizendo: “bem-aventurada aquela que te concebeu, e os seios que te amamentaram. Ele, porém, respondeu: antes, bem-aventurados são os que ouvem a Palavra de Deus e a praticam” (Lc 11:27,28).

 

Por isso, irmão, você será bem-aventurado se submeter seu espírito a uma profunda reforma. Seu coração deverá estar sempre quebrantado, sempre em obras. Ponha uma placa na porta do seu coração, dizendo: Desculpe-me pelo transtorno. ESTOU EM OBRAS.

 

Mais uma coisinha: quando Jesus diz que o espírito imundo sai do homem, implicitamente Ele está dizendo que, se sai, é porque entrou. E entrou porque o homem deu brecha. Vigia e ora, irmão. “Desperta, ó tu que dormes“(Ef 5:14).

 

O Senhor lhe abençoe e guarde com espírito vigilante. “Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos” (Tg 1:22). 

José Adelson de Noronha

7 opiniões sobre “A Dura Vida dos Demônios”

  1. A passagem de Lucas 11:24-26 mostra claramente que quando uma pessoa é liberta e torna a sua vida antiga de pecados o Espirito Santo se afasta da pessoa abrindo uma brecha para a entrada dos demonios que tinham saído de seu corpo, retornam novamente trazendo outros piores que ele para o corpo da pessoa ficando a vida dessa pessoa pior que antes de ter sido liberta. Um demônio pode entrar em uma pessoa ainda no ventre da mãe e ficar nessa pessoa até sua morte se ela não passar por um processo de libertação antes.

    Curtir

  2. Irmão como foi grtificante para mim ler estes textos.,pois me tirou várias dúvidas, e tbm serviu de ensinamentos e conforto espiritual.Gostaria sempre de receber msg do irmão,para que possa sempre estar evoluindo espiritualmente.

    Curtir

    1. Irmã, obrigado pela sua participação conosco. A Jesus Cristo, toda honra e glória. Para receber mensagens, a irmã deve se cadastrar no site, clicando no campo RSS (logo acima do quadro Visitantes Hoje) e informando seu email.

      Também pode se cadastrar em uma mensagem em particular, caso se interesse por alguma delas especificamente, logo após o campo de comentários.

      O Senhor lhe abençoe com o pleno conhecimento de Jesus Cristo e do Seu amor por você.

      Curtir

      1. Ao Senhor Jesus, o Verbo Eterno, toda honra e glória, amado. Continue conosco e indique o site aos seus amigos e colegas. O Senhor lhe abençoe concedendo-lhe pleno entendimento de Jesus Cristo.

        Curtir

  3. Caríssimo irmão, que bom ter você como amigo e irmão. Deus seja louvado, amado, pelos ensinos e inspirações que recebo dele. Saudades de você e família. Ore por nós no evangelismo. De quarta a sexta-feira estaremos em 3 cidades fazendo evangelismo: Nova Serrana, São Gotardo e Perdizes.

    O Senhor lhe abençoe

    Curtir

  4. Caro Irmão José Adelson,
    Como sempre Deus tem te iluminado e inspirado nos textos que escreve.
    Mais uma vez, você foi de uma felicidade enorme ao escrever o artigo atual.
    Que Deus te abençoe e guarde a sua vida e sua familia.
    Abraço
    Marco Mello

    Curtir

Escreva seu Comentário ou pergunta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s