Sinto que Perdi o Primeiro Amor


Pergunta: 

Pastor, sinto que perdi o primeiro amor! Por mais que me esforce não consigo retomar aquela fé, prazer e momentos tão bons que vivi quando conheci o Senhor. Tenho muitas saudades daqueles momentos. O pior é que quando peco, sinto mais remorso que arrependimento mesmo; sinto medo da condenação eterna, do desprezo do Senhor. 

Não sinto gozo no coração, nem certeza do amor de Deus por mim. É um silêncio tão grande da parte do Senhor que fico angustiado quase sempre. Sei que tenho que levar isso em oração, mas o silencio dói. Quase não leio a bíblia e canto os louvores que tanto amo, e que quase sempre me faziam chorar de emoção, não me tocam mais como antes. É uma frieza grande. Ore por mim e me aconselhe. A paz do Senhor. Grão de Areia.

 

Resposta:

Irmão, a vida cristã não pode ser baseada apenas em emoções, choros de alegria pela presença do Senhor, arrepios e coisas semelhantes a essas. Sentir tudo isso é bom sim, mas não sustenta a fé.

Quem vive o cristianismo baseado em emoções está sempre à beira do Reino de Deus: ora entra, ora sai. É um entra e sai frequente. Isso é um perigo, pois nem sempre o Senhor está se manifestando a nós de forma que possamos senti-lo. Ele se manifesta, na verdade, com mais intensidade e de forma contínua, por meio da sua Palavra, que é a Bíblia Sagrada. 

Por isso, amado, é que Jesus nos ensinou a vencer as tentações por meio da Palavra. Sempre buscar o que “está escrito” para que possamos vencer. A Palavra é a espada que corta todos os laços que nos prendem, inclusive que nos prendem à dúvida. 

Salvo você já está, não há dúvida alguma, por meio da Graça de Deus. Não há obra alguma que você precise fazer para ser salvo. Pode permanecer como está, fraco na fé, vacilante, frio no amor a Deus e, mesmo assim, o Senhor, por causa do sacrifício de Jesus na cruz do Calvário a seu favor, lhe concedeu a salvação. 

Agora você pode escolher entre ser um cristão avivado ou frio. Se quiser ser avivado, cheio do Espírito Santo, então deve voltar seus pensamentos ao momento onde caiu em pecado (Ap 2:4,5), arrepender-se (reconhecer o pecado) e voltar a encher-se do Espírito Santo, dando sempre graças a Deus por tudo, lendo a Bíblia, recitando salmos, entoando hinos espirituais, pregando o evangelho aos perdidos (Ef 5,18-21).

O Senhor tenha misericórdia de você e lhe conceda graça para ser sal e luz no mundo onde habita, é minha oração, em nome de Jesus, a seu favor.

José Adelson de Noronha

4 opiniões sobre “Sinto que Perdi o Primeiro Amor”

  1. Graça, misericórdia e paz!

    Primeiramente, gostaria de dizer que o senhor foi usado por Deus para me aliviar de muita dor por um pecado cometido. Sou muito grato a Deus por tua vida e este teu ministério.

    Entretanto, gostaria de fazer um comentário a respeito desta postagem.
    Creio que muitas vezes nosso zelo em deixar claro que a salvação vem pela misericórdia e graça imerecida de Deus, que acabamos por negligenciar, quem sabe, o trabalho do Espírito Santo de nos fazer sentir a pesada mão de Deus tentando nos guiar ao arrependimento, nos convencendo do pecado, da justiça e do juízo.

    O amado comentou:
    “quando peco, sinto mais remorso que arrependimento mesmo; sinto medo da condenação eterna, do desprezo do Senhor.
    Não sinto gozo no coração, nem certeza do amor de Deus por mim. É um silêncio tão grande da parte do Senhor que fico angustiado quase sempre. Sei que tenho que levar isso em oração, mas o silencio dói. Quase não leio a bíblia e canto os louvores que tanto amo”
    O senhor respondeu:
    “Pode permanecer como está, fraco na fé, vacilante, frio no amor a Deus e, mesmo assim, o Senhor, por causa do sacrifício de Jesus na cruz do Calvário a seu favor, lhe concedeu a salvação.”

    Tenho apenas dois anos de cristianismo e aceito com gratidão a tua correção se estiver errado! Mas Jesus disse:
    “Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente! Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca.” (Apocalipse 3 : 15 – 16)

    Em primeiro lugar, tenha SEMPRE certeza de que Ele te ama! Ele morreu pelos pecados de todos os humanos (I Timóteo 2 : 4), (I João 2 : 2) e isso quando ainda todos eram pecadores e o crucificavam na cruz.
    “Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores. Logo muito mais agora, tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira.” (Romanos 5 : 9)
    Ele nunca vai deixar de te amar!
    E o versículo que me reanimou neste blog foi:
    “Portanto, eu vos digo: Todo o pecado e blasfêmia se perdoará aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada aos homens.” (Mateus 12 : 31)
    Não desista nunca! Todo pecado te é perdoado!

    Porém, é, sim, necessário que haja arrependimento, que você busque desesperadamente ler a Bíblia como você faz com o feijão e com o arroz pra não morrer (Mateus 4 : 4), busque louvar a Deus, sim (Colossenses 3 : 16), pois o primeiro mandamento é amar a Deus de toda tua essência e busque a santificação sem a qual ninguém verá o Senhor (Hebreus 12 : 14)!

    Versículos para dar fé de que é a verdade:
    “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do SENHOR,” (Atos 3 : 19)
    Arrependa-se sempre!! E arrependimento é mudar!

    “Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos; E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” (João 8 : 31 – 32)
    Você pode crer que Ele é o Eu Sou (João 8 : 24), mas se não for limpo pela palavra (Efésios 5 : 26), (João 17 : 17), você não é liberto, pois não conhece a Verdade, que é o próprio Cristo!! (João 14 : 6) A única estreita porta e apertaaaado camiiiiiiiiiiinho para a Salvação! (Mateus 7 : 14)
    “Portanto, pelos seus frutos os conhecereis. Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.” (Mateus 7 : 20 – 21)
    Isso é bíblico e é a verdade! Não se pode sair disso por mais duro que seja o discurso!

    “-Então a salvação é por obras!!”
    Absolutamente não! Se você crê nele de todo o seu coração, é impossível não “vender tudo” e “comprar” a única coisa que vale, que certamente é o Verbo. Se você não lê a Bíblia, você não está “apaixonado” e verdadeiramente grato pela incompreensível obra dEle para te salvar. O que deixa evidente que você não creu! Ou simplesmente não o conhece (I João 3 : 6).
    A Fé vem por ouvir a Verdade (Romanos 10 : 17). Só conhecendo com profundidade o tamanho do amor dEle por você, você se rende ao senhorio dEle com todo o prazer do mundo. Por mais que o mundo pareça bom e agradável (Gênesis 3 : 6), se você tem o Espírito Santo dentro de ti, você sabe que é O ENGANO encarnado (I João 2 : 15)!

    Ouvi recentemente uma pregação onde o pastor diferenciou as 5 virgens loucas das 5 virgens prudentes (Mateus 25 : 1 – 13):
    Todas são virgens, todas são noivas, todas o aguardavam, todas se levantaram para ir ao Seu encontro.
    Por que cinco ficaram?
    Porque estas não tinham o azeite, que é o Espírito Santo (I Samuel 16 : 13). E lembre-se do que Jesus disse:
    “Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada.” (João 14 : 23)
    “Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus, quando amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos.” (I João 5 : 2)
    É impossível você realmente crer no infinito amor de seu Pai e não confiar nEle! Será que alguma coisa que Ele te pede é ruim, te fará algum mal? Se nós que somos maus sabemos ter benevolência com nossos filhos, imagina O Pai de Amor! Tudo que Ele tem pra você é o melhor! Pule de olhos fechados! Ele vai te pegar!

    A principal diferença entre as virgens é que umas foram ao encontro do Noivo e as outras foram em busca do que as pudessem salvar. Não queriam o Noivo, queriam a salvação.
    “Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo.” (Lucas 10 : 27)
    “Este é o primeiro e GRANDE mandamento.” (Mateus 22 : 38)

    “Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da ÁGUA e do ESPÍRITO, não pode entrar no reino de Deus.” (João 3 : 5)
    Como já vimos, a água é a Palavra (Efésios 5:26) e podemos ver em Pedro que nascemos de novo por ela: “Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre.” (I Pedro 1 : 23)

    “-Então eu sou salvo pela obra de ler a Bíblia?”
    Não, absolutamente! Você é salvo pela fé. Mas é a palavra que te dá fé e faz com que você tenha a certeza de que Ele te ama MUITO, ao ponto de morrer por alguém indigno como eu, ou/e todo e qualquer outro ser humano horrível que somos. É o que te dá fé para confiar nEle até o último dia de tua vida! É o que te faz compreender o quanto Ele é infinitamente misericordioso e digno de toda honra, glória, louvor, gratidão e de cada segundo de sua vida. Você se entrega como sacrifício vivo em culto RACIONAL (Romanos 12 : 1). Isso por ter certeza de que o nosso “sacrifício” é a melhor coisa que poderíamos estar fazendo enquanto peregrinos (I Pedro 2 : 11). O resto é engano!

    “-Mas eu peco toda hora! Eu devo ser das 5 néscias!”
    Por mais que sejamos pecadores, se nos mantivermos na Palavra, iremos sempre em busca do único que tem as palavra da vida (João 6 : 45), (João 6 : 68)!
    “Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora.” (João 6 : 37)
    “Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus.” (Salmos 51 : 17)

    Vigiai! Seja uma das virgens que ama o noivo!
    A Ele pertence a Salvação, só precisa deixá-lo entrar (Apocalipse 3 : 20)!

    “Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele o fará.” (Salmos 37 : 5)

    “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.” (Mateus 13 : 9)

    Curtir

    1. Daniel, agradeço sua participação e seus comentários. Fico feliz em saber que os irmãos estão checando na Palavra o que escrevo e publico. E que estão atentos. De coração, muito obrigado.

      Mas quero ressaltar que salvação não é o mesmo que vida cristã. Salvação é exclusivamente pela Graça de Deus e jamais por obra nossa. Seja ela qual for. Deus é quem conhece o coração de cada um, é quem tem o dom de esquadrinhar o coração do homem, para dar-lhe a salvação. O Senhor é soberano e dá a salvação a quem quiser dar, pois somente Ele sabe quem O ama de fato, mesmo estando em vida tão cheia de iniquidades.

      Há muito engano nas pregações. Sabia que Jesus não salva ninguém? Quem salva é o Evangelho (Rm 1:16,17). Jesus é sim, o autor da salvação, quando deu sua vida santa e plena na cruz do Calvário, para que, por meio do seu sangue, nossos pecados fossem redimidos.

      E o que é “o Evangelho” que temos que crer para sermos salvos? É: “Cristo morreu pelos nossos (leia: meus) pecados, foi sepultado, mas ressuscitou ao terceiro dia” (1 Co 15:3).

      Agora, vida cristã é outra coisa. Uma vez que fomos revelados pelo Espírito Santo de nossa condição de pecador e condenados, aí sim, vem o arrependimento e vem a nossa submissão ao Senhorio de Jesus, pela fé no Evangelho.

      E, uma vez que cremos, devemos sim, buscar o fortalecimento cristão, a edificação cristã, sermos cheios do Espírito Santo (como as virgens sábias) para não sermos surpreendidos pelas artimanhas de Satanás e do nosso velho homem, nessa caminhada tão difícil. O Caminho é estreito mesmo. A trilha até a cidade santa é difícil de ser percorrida e a porta é apertada. O reino de Deus é conquistado (dentro de nós) por meio de muito esforço e somente os que se esforçam tomam posse dele.

      Amado, nunca, jamais, diga que alguém está condenado, pois isso é por fardo sobre a pessoa e condená-la à apostasia. Deixe que o Espírito Santo aja sobre a vida dessa ou daquela pessoa, da forma que só Ele sabe fazer.

      Se quiser ser um exortador, faça-o sempre em amor e com misericórdia, pois você mesmo só está onde está por causa da misericórdia de Deus. Eu só estou aqui porque Deus usou de misericórdia para comigo. Usou e continua usando todos os dias.

      irmão, que a graça e a paz do Senhor Jesus esteja em seu coração, hoje e sempre.

      Curtir

  2. Ola! O verbo Eterno me ajuda muito pois nos ensina através de testemunhos e palavras de conforto, como consertarmos nosso erro e nos aproximarmos de Deus. Espero que este trabalho tenha sucesso e continue em rede na internet, ajudando mais e mais pessoas. Sou católico, mas sem precoonceito algum sinto aqui não uma briga ou disputa religiosa, mas sim a verdadeira e pura palavra do evangelho que todos nós, católicos e/ou evangélicos buscamos.

    Curtir

    1. Irmão Éwerton, a paz do Senhor Jesus seja em seu coração. Fico muito feliz em saber que nosso trabalho tem sido frutífero na edificação do corpo de Cristo. Ao Senhor Jesus toda honra e glória. Obrigado pelas suas palavras de incentivo e pelas suas orações.

      Continue conosco e indique o site aos seus amigos e colegas, bem como aos nossos irmãos de fé.

      O Senhor lhe abençoe e fortaleça no pleno conhecimento de Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador.

      Curtir

Escreva seu Comentário ou pergunta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s