Esposa de Pastor


Pergunta: 

Graça e Paz pastor. Preciso muito da sua ajuda. 

Sou casada há 4 anos e sempre soube do chamado do meu marido para o ministério pastoral. Há um ano ele assumiu uma igreja como pastor e agora que ele assumiu este ministério me sinto tão perdida e não consigo aceitar o ministério dele; só de imaginar que ele será pastor a vida inteira e que terei que acompanhá-lo nessa missão me dá um desespero enorme.

Não me sinto bem com esses sentimentos, pois sei que eu deveria me sentir honrada por estar fazendo parte da obra de Deus, mas não é assim que me sinto. Carrego isso como se fosse um fardo e não algo prazeroso. Também esfriei muito espiritualmente depois que ele assumiu o ministério.

Tento fazer o máximo para não atrapalhar o meu marido em seu ministério, porém não tenho ânimo e nem vontade de fazer nada para ajudá-lo. Tenho medo que Deus me castigue por isso e às vezes imagino se sou salva mesmo, pois vejo tanta gente tão alegre em seus ministérios e eu não consigo nem sair do lugar. 

O que devo fazer pastor? Por favor, me ajude. Já conversei sobre isso com meu marido, não quero que ele abandone o chamado de Deus para a vida dele, mas também não me vejo nesse chamado. Sei que o chamado é dele e não meu, mas não tem como eu não me envolver. Por favor, pastor, me ajude. Será que Deus vai me perdoar por carregar esses sentimentos comigo? 

O que devo fazer? Já pensei até em divorcio, mas amo o meu marido. Aguardo logo respostas do senhor, pois estou aflita e desde já agradeço. Esposa de pastor.

 

Resposta: 

Irmã, claro que Deus a perdoa por sentir-se assim. Claro que também a perdoará se, porventura, não conseguir cumprir sua missão ao lado do marido. Não se preocupe quanto à sua salvação, pois ela é exclusivamente pela Graça de Deus e jamais por obras suas, sejam elas quais forem. Grandes ou pequenas. 

Se não conseguir ajudar seu marido no ministério pastoral, ajude-o sendo uma boa esposa, uma boa mãe, uma boa dona de casa. O marido que sai para seu ministério tendo em seu lar uma boa auxiliadora, uma boa intercessora, já estará sendo abençoado grandemente. 

Jesus, em seu ministério na Galiléia, era apoiado na retaguarda por mulheres que o serviam com seus bens. Que bens eram esses? Bens materiais sim, mas principalmente, bens de serviço, a Ele e a seus discípulos, como lavar roupa, cozinhar, cuidar da limpeza do acampamento, etc.. “Aconteceu, depois disto, que andava Jesus de cidade em cidade e de aldeia em aldeia, pregando e anunciando o evangelho do reino de Deus, e os doze iam com ele, e também algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades: Maria, chamada Madalena, da qual saíram sete demônios; e Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes, Suzana e muitas outras, as quais lhe prestavam assistência com os seus bens” (Lucas 8:1-3) 

Assim também hoje, os maridos que estão à frente de ministério necessitam ter paz quanto à organização do seu lar, quanto ao suporte aos filhos. E o Senhor concedeu dons e talentos específicos às mulheres para esse serviço doméstico. Nem todas estão aptas a irem onde seus maridos forem chamados. Mas todas estão aptas a cuidarem de seus lares e famílias, apoiando o marido em sua missão. E, nessa missão de mãe é que as mulheres são guardadas do engano e protegidas contra as tentações do mundo: “Todavia, será preservada através de sua missão de mãe, se ela permanecer em fé, amor, e santificação, com bom senso” (1 Tm 2:15). 

Por isso, irmã, cuide de seu lar, sua família, ore e interceda pelo seu marido, pela congregação, pelo ministério dele. E, em alguns eventos especiais, a irmã se esforçará e estará presente com ele, pessoalmente. Isso já será uma grande ajuda.

Conheço e convivo com grande mulheres assim; e são abençoadíssimas, pois edificam seus lares com sabedoria.

O Senhor lhe abençoe com sabedoria e lhe guarde de todo mal, é minha oração a seu favor, em nome de Jesus.

 

José Adelson de Noronha

2 opiniões sobre “Esposa de Pastor”

  1. Boa Noite minha irmã, agradeço pelas palavras e peço que aproveite e ore por mim, pois quanto mais o tempo passa mais não me vejo nesse ministério com meu marido e assim como a irmã também creio que Deus não é desorganizado, então o que me resta pensar é que simplesmente “casei errado”, por mais que eu ame o meu marido e sei que ele me ama também, talvez tenhamos nos precipitado em casar, acredito cegamente que Deus não erra, então o erro foi meu em me casar sem aceitar o ministério dele, mas tenho orado sim e fiz um proposito com Deus de jejum e oração para que Ele venha mudar em mim o que é nescessario. Desde que o irmão José Adelson me aconselhou tenho tentado fazer como ele disse. Estou passando por tanta luta que até estou pensando em entrar para a UFC,rsrs…Mas sei que Deus me dará a vitoria. E por favor não se esqueça de mim em suas orações, Abraços!

    Curtir

  2. Amada que a paz do Senhor esteja consigo.Quero encorajá-la a continuar com seu esposo pois ele precisa de sí.De forma nenhuma pense no divórcio porque essa não é a vontade de Deus.Pode estar ainda um pouco assustada com tamanha responsabilidade de ser a esposa do pastor,mas isso vai passar.Abra seu coração para que Deus possa ensiná-la a desempenhar este papel.E quanto ao chamado,fica um pouco embaraçador quando diz que o chamado é do seu marido….Quando nos casamos passamos a ser uma só carne e portanto o chamado de seu esposo é complementado por seu chamado também.Seria nosso Deus desorganizado….?A ponto de colocá-la como esposa e não conseguir instruí-la para acompanhar seu marido?Fique na brecha querida e disponha seu coração para aprender tudo quanto o Senhor tem para vossas vidas.Que Deus em Cristo a proteja e conceda graça e sabedoria.Carla de Moçambique

    Curtir

Escreva seu Comentário ou pergunta

