Quando os Pais se Opõem ao Casamento


Pergunta: 

A paz pastor. Tenho 27 anos e meu namorado 29. Namoramos há três anos e temos muito desejo de nos casarmos. Estamos noivos e pretendemos nos casar até dezembro, só que meus pais querem empurrar o casamento para julho de 2013. 

Namoramos à distância por 2 anos, e faz um ano que ele veio para São Paulo para nos prepararmos para casar. Meus pais dizem que gostam dele, porém deixam claro que não acham que ele sirva para ser meu marido. Não gostam do jeito que ele se gosta de se vestir, e nem gostam quando ele discorda deles em alguma opinião. Meus pais estão acostumados com meu jeito e da minha irmã, que sempre obedecemos em tudo, e fingíamos concordar até com o que não concordávamos para agradá-los. 

Meu namorado veio de Salvador, teve uma criação diferente da nossa, em alguns hábitos e modo de se vestir, e na criação dele. Acho que meus pais têm preocupação excessiva se eu vou sofrer ou não quando casar, pelo fato de saberem que ele faz tratamento para depressão. Porém, o amo, e tenho consciência que ele passará por dias difíceis, mas quero estar do lado dele. 

Minha mãe também é insatisfeita pelo fato de eu não mandar nele como ela manda no meu pai. Ela diz que a mulher deve ter controle sobre o namorado, porém eu não concordo com isso. Acho que o namoro é um preparo para o casamento e que devemos ouvir um ao outro e levar as opiniões de ambos em consideração. 

Temos um relacionamento saudável, baseado em confiança e respeito. Não temos segredos um com o outro, e gosto bastante disso. Talvez o entenda mais que os meus pais porque sei das dificuldades que ele passou, e sei do passado dele também. Antes de se converter a Cristo ele mantinha relacionamentos homossexuais, e com sua conversão a Cristo há 6 anos ele foi liberto deste pecado. Eu o ajudo, o apoio em oração, e ele também… nos edificamos um ao outro. 

Outro fator que conta pros meus pais é o fato de que eu sou formada e ele está fazendo faculdade e ganha menos que eu. Porém não quero esperar até ele terminar a faculdade (faltam dois anos) para nos casarmos. Nos amamos, e temos certeza que queremos casar, porém eu gostaria de saber se é pecado me casar com meus pais se posicionando desfavoravelmente ao nosso relacionamento, mesmo na idade que temos? 

Fico triste, e me sinto pressionada pela minha mãe, que fica sempre me dizendo o que eu devo falar e mandá-lo fazer, como ele deve se comportar e etc. Eu gosto dele como  ele é, e o que eu não gosto nele e ele não gosta em mim, temos abertura suficiente para conversarmos e resolvermos.

Mas me sinto desconfortável com esta situação de ter que moldá-lo ao que meus pais querem, e não ao que nós dois queremos. Estou em pecado ao casar, pastor? Obrigada desde já.

 

Resposta: 

Filha, realmente é uma situação difícil, porém não impossível.

Você deve ter bem firme em seu coração que casamento é para sempre e que, uma vez casados, seu marido é que será o cabeça da família, do lar, de você. Não creio que isso será difícil para você, pois já tem a índole moldada na obediência. Você está certíssima em não desejar mandar no namorado. Mulher que manda no marido possui o espírito de anti-cristo.

Também está correta em manter sempre o diálogo aberto, transparente, resolvendo todas as questões surgidas entre vocês por meio da conversa. Por isso é importante que seu namorado reconheça a necessidade de ceder um pouco no relacionamento com seus pais e sua família, para que haja boa vontade da parte deles quanto à aprovação do casamento.

Ceder para ganhar não é demérito algum, mas sim sabedoria. Jesus esvaziou-se de toda a sua glória, majestade e direitos (celestiais e terrestres) apenas para poder ganhar a Noiva. Jesus deu a vida pela Noiva. Jesus pagou o preço que a Noiva não poderia pagar e assim adquiriu o direito de tê-la, pura e sem mácula. E porque venceu, hoje Ele tem toda autoridade e poder, no céu e na terra.

Seu namorado não pode exigir que você se rebele contra seus pais, pois isso é pecado. Um casamento só é abençoado de fato quando os pais o abençoam. Seus pais devem ter alegria em entregá-la ao noivo, no altar. Mas se seu noivo se opõe ao sistema educativo deles, como eles terão alegria em entregá-la a ele?

Por isso, filha, não desanime, mas converse com ele mais, ore mais, busque sabedoria de Deus para vencer essa dificuldade e assim ser feliz. E guarde-se contra as tentações sexuais, para chegar sem culpa ao casamento.

Que a paz do Senhor Jesus esteja em seu coração e que o Senhor lhe conceda vitória diante de seus pais e de seu namorado, é minha oração a seu favor.

 

José Adelson de Noronha

Uma opinião sobre “Quando os Pais se Opõem ao Casamento”

  1. nao gosto de dá opiniao em relaçao a casamento,pois acho que é uma intimidade de cada um com Deus.so pesso que voce ore,pois quando Deus esta no negocio tudo passa a dar certo ate os se alegram pois sabem que Deus é fiel para cuidar de tudo.

    Curtir

Escreva seu Comentário ou pergunta

