Batismo com o Espírito Santo


Batismo com o Espirito Santo

José Adelson de Noronha

 

A bíblia cita três batismos aos quais, todo o que crê no Senhor Jesus, tem o direito de submeter-se, quais sejam: batismo nas águas, batismo com o Espírito Santo e o batismo com fogo.

O batismo com o Espírito Santo é o mais importante e o que devemos pedir ao Pai com insistência, conforme ensina o Senhor Jesus em Lucas cap 11. Essa dádiva é o que nós chamamos Dom do Espírito Santo. Não confundir com os dons do Espírito, os quais estão correlacionados aos serviços que prestamos ao mundo, como corpo de Cristo.

O Batismo com o Espírito Santo tem a finalidade de dar poder ao cristão para ser testemunha de Jesus ao mundo. Jesus, depois de ressurreto e antes de enviar seus discípulos às nações, batizou-os com o Espírito Santo. Eles estavam reunidos em Jerusalém, por ocasião da festa de pentecostes e ali receberam poder para testemunhar do Senhor, para pregar, para exortar aos pecadores e até mesmo a reis e autoridades. “Então os que estavam reunidos lhe perguntaram: Senhor, será este o tempo em que restaures o reino a Israel? Respondeu-lhes: Não vos compete conhecer tempos ou épocas que o Pai reservou pela sua exclusiva autoridade; mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra. (Atos 1:6-8)

Tem direito ao batismo todo aquele que é nascido de novo, nascido do Espírito. Se você deseja ser batizada, basta orar pedindo ao Pai, com fé, e você será batizada: “Por isso, vos digo: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e a quem bate, abrir-se-lhe-á. Qual dentre vós é o pai que, se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou se pedir um peixe, lhe dará em lugar de peixe uma cobra? Ou, se lhe pedir um ovo lhe dará um escorpião? Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais o Pai celestial dará o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?” (Lc 11:33).

É bom ser batizado com o Espírito Santo, mas não se angustie se ainda não o foi. Ore e peça ao Senhor que lhe batize e Ele fará isso, sem dúvida alguma. O batismo com o Espírito Santo não é o que nos garante a entrada no céu (ou, na falta dele, a condenação ao inferno). A nossa salvação é exclusivamente pela fé em Jesus Cristo, e é de graça: “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus” (Ef 2:8).

Se você crê que Jesus Cristo morreu pelos seus pecados, foi sepultado, ressuscitou e está vivo, então ore, reconhecendo sua fé, aceite o perdão de seus pecados e tenha paz com Deus. Você está salva e vai morar no céu: “Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo” (Rm 5:1).

O batismo com o Espírito Santo traz ao cristão, a faculdade de falar em línguas estranhas, que é um dom maravilhoso, pelo qual falamos diretamente com Deus de forma a que apenas Ele entenda, permitindo nossa edificação espiritual e também o recebimento de revelações. “Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar; de re-pente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados. E apareceram, distribuídas entre eles, línguas, como de fogo, e pousou uma sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem. (Atos 2:1-4)

Paulo em carta aos Coríntios, diz: “Pois quem fala em outra língua, não fala a homens, senão a Deus, visto que ninguém o entende, e em espírito fala mistérios. O que fala em outra língua a si mesmo se edifica. Eu quisera que vós todos falásseis em outras línguas;

Quando falamos em línguas estamos orando de fato, não com palavras bonitas ou egoísmo, mas o que realmente é necessário. E, assim obtemos a intercessão do próprio Espírito Santo a nosso favor. Paulo aos Romanos diz: “Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis” (Rm 8:26). Ao orar em outras línguas podemos desabafar com Deus, confessar, falar o que não conseguimos com a linguagem natural por medo, vergonha, culpa, etc.

Uma confusão que existe no meio cristão, especialmente no meio pentecostal, é a crença de que só é batizado no Espírito Santo aquele que cai no chão, ou chora, treme, estrebucha, sapateia, roda, etc. Esses são sinais externos, mas o que realmente importa é o ardor que está no coração do fiel. Pode cair sim, mas não necessariamente.

Muitos pastores e pregadores usam da fé das pessoas para levá-las ao delírio coletivo, ao cair no chão coletivamente. No entanto, muitos desses que caíram, tão logo voltam às suas rotinas, passadas as emoções, voltam também a ser o que eram antes: frios, distantes de Deus e sem amor aos pecadores. Já outros que nem sequer foram à frente quando feito o apelo, não rolaram pelo chão e nem caíram, mas creram com sincero coração, foram batizados e nunca mais serão os mesmos. É como Paulo diz na carta aos Romanos: a verdadeira circuncisão não é da carne, mas a do coração.

Agora, outra coisa bem diferente é o que se refere aos dons e talentos concedidos pelo Espírito Santo. Todos os nascidos de novo recebem dons e talentos. Todos!

Um desses dons é o dom de servir. Se você tem vontade de servir na igreja, faça isso sim, com alegria e boa vontade. Mas faça sem esperar nenhum reconhecimento ou consideração, porque nem sempre virá. E, quando fizer, faça também como se fosse para Deus e não para homens. Se o serviço que você fizer for feito assim, pode ter certeza que é um dom concedido pelo Espírito Santo. Caso contrário, é um desejo somente seu, da sua carne.

Que o Senhor lhe abençoe com os dons, talentos e também com o Batismo com o Espírito Santo.

Escreva seu Comentário ou pergunta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s