A Letra Mata, o Amor Edifica


adoradora

PERGUNTA 

Graça e paz irmão José, o senhor já me ajudou muitas vezes quando estava atribulada com algumas questões, e depois de muito tempo venho te pedir um conselho novamente. 

Estou com 18 anos e faço teologia. Esta faculdade tem sido uma benção na minha vida, tem esclarecido muitas coisas. Faço esta faculdade com o intuito de ser missionária e teóloga. 

Mas sabe irmão, tenho andado mais desanimada e descrente como nunca estive antes. Eu fui batizada em uma igreja evangélica há dois anos, mas de lá pra cá não tem sido fácil, eu nunca consigo me manter firme. Eu não tenho vontade de orar, e nem de ler a bíblia, eu busco conselhos em vários sites, e com vários pastores, ele sempre falam, que é preciso ter fé e orar a Deus, mas como orar quando não se tem vontade? Como ter fé desse jeito? Por mais que eu saiba que Deus exista, e de todo o sacrifício de Jesus por mim na cruz, eu não consigo me aproximar dele. Parece que ele está muito distante de mim, é uma situação complicada sabe. 

Eu não frequento nenhuma igreja porque a maioria aqui na minha cidade “não presta,” ou seja só se prega heresias e mentiras. Sinceramente, de todo meu coração, Deus sabe disso, EU QUERO MUDAR, já fazem 2 anos que estou assim, morna, sem fé, nem obras, sem amor, não posso ser chamada de cristã, isso que estou vivendo é muito medíocre. 

Sei que é difícil aconselhar alguém nesse estado mas te peço irmão, expresse seu ponto de vista. Obrigada e que Deus te abençoe. Geovana 

 

RESPOSTA 

Filha, realmente a fé é importante, porque sem ela não conseguimos agradar a Deus. Mas esses seus cursos de teologia, pesquisas em sites evangélicos, livros evangélicos, etc. estão lhe prejudicando, por incrível que pareça.

 

Largue mão de chegar a Deus por meio do conhecimento, pois foi assim que Eva se perdeu, levando consigo Adão e toda a humanidade. “vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou-lhe do fruto e comeu e deu também ao marido, e ele comeu” (Gn 3:6).

 

Fique apenas com a Bíblia Sagrada e com a alegria de viver um dia de cada vez. Nem mesmo bíblia de estudos, comentários de rodapé, etc. você precisa precisa para conhecer a Deus e à sua vontade. Necessitamos apenas de uma Bíblia sem comentários, de oração e do Espírito Santo.

 

Também não precisa estudar teologia, fazer seminários, para ser missionária ou evangelista. Precisa apenas conhecer a Palavra e obedecer a Deus! Precisa apenas testemunhar de si mesma, da sua vida de pecado e do que o Senhor teve que fazer para dar-lhe o perdão e a vida eterna: Jesus Cristo crucificado!

 

Isto é pregar o Evangelho! Era isso que Paulo pregava primeiro, em todo lugar onde chegava: “antes de tudo lhes entreguei o que também recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as escrituras” (1 Co 15:3).

 

Pare com seu curso, esqueça o conhecimento teórico e dedique-se a pregar o Evangelho a toda criatura que encontrar. Se quiser, distribua folhetos também. Leia mais a Bíblia, não para ter conhecimento de Deus e poder falar de Deus às pessoas, mas para conhecer-se a si mesma e à bondade e misericórdia de Deus por você. Mais tarde, quando aprender a amar os pecadores, os imperfeitos, como você e eu, então poderá dedicar-se às letras teológicas

 

E procure uma Igreja onde congregar, pois é importante que congreguemos. Na congregação somos ensinados a amar, a reconhecer nossa igualdade, nossa dependência de Deus. Na congregação glorificamos ao Senhor com nossos dízimos e ofertas, um ato no qual manifestamos ao Senhor nossa total confiança nele e nossa renúncia à confiança nos bens terrenos. Na congregação somos exortados, disciplinados quando preciso e também amamos, exortamos, ensinamos, servimos.

 

Ovelha fora do aprisco é alvo fácil dos predadores! O Senhor lhe abençoe com fé renovada e ânimo novo, é minha oração a seu favor.

José Adelson de Noronha

5 opiniões sobre “A Letra Mata, o Amor Edifica”

    1. Irmão, isso depende. Nós somos livres para estudar, ler, pesquisar o que quisermos, mas desde que estejamos aptos a discernir as coisas espirituais.

      Quem pretende fazer teologia sem nunca ter lido a Bíblia toda, pelo menos uma vez, pode não ter argumentos para ponderar o que estiver sendo ministrado no curso. Há pessoas que começam a fazer teologia sem conhecer nem a base das doutrinas de Cristo e começam a se interessar por coisas que são muito transcendentais, esquecendo-se dos rudimentos da fé cristã.

      Lembre-se também de checar qual é a ideologia do curso que pretende fazer, pois há cursos com correntes doutrinas diversas. Há cursos de teologia cristãos católicos, evangélicos e outros. Há também cursos de teologia espíritas e até de religiões afro. E dentro dos evangélicos também há diferenças de doutrinas. Tudo é teologia.

      Por isso minha recomendação de ler a Bíblia toda primeiro, além de ser batizado. E de pesquisar muito sobre o curso que pretende fazer, de consultar seu pastor, seus líderes.

      O Senhor te abençoe, guardando-o dos enganos desse mundo, é minha oração a seu favor, em nome de Jesus.

      Curtir

Escreva seu Comentário ou pergunta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s