Sofrimento em Família


PERGUNTA 

Oi pastor, a paz do Senhor. Preciso de um conselho e desabafar também. Tenho 25 anos e atualmente só estudo pra concurso. Vou começar a faculdade, meu pai vai pagar; no entanto ele só joga na cara que não quero nada com nada. Nunca dei trabalhos maiores pro meus pais, sempre fui caseira, mas devagar na vida profissional me formei no ensino médio adiantada, no entanto NUNCA tive orientação, nem profissional nem de nada dos meus pais ou da escola r nem dos professores. 

Sei que sou a maior culpada pelo atraso na minha vida profissional, mas sempre que começo a estudar firme, encontro um emprego, meu pai me humilha fala que é empreguinho e que devo buscar o melhor; mas isto só me desmotiva. Hoje mesmo chorei muito, muito. Ele sempre joga isto na minha cara. Eu arrumo a casa sozinha, no entanto continuo sendo a preguiçosa pra ele. O pior é que ele percebe que exagerou mas NUNCA pediu perdão ou desculpas, depois de um tempo vem me abraçar. Deus me perdoe, mas sinto nojo pq vejo que é falsidade. 

Não tenho amigos. Aqui em casa são 4 pessoas fora eu e me sinto tão só, as vezes fico com vontade de morar só se tivesse condições, mas aí minha mãe fica me caluniando dizendo que sou ingrata por pensar em sair de casa ainda não casada… 

Não sei o que faço; sempre choro pelos cantos de casa desde criança … oro por eles, sei q tenho de agir tbm e estou fazendo isto. Vou começar a procurar emprego nem que seja mal remunerado, pois é muita humilhação. 

É uma boa idéia ir morar só ou continua morando com eles, mesmo me humilhando e com tanta falsidade de todos? O único que ainda é mais ou menos é meu irmão.

Sou sozinha; nunca me deixaram ter uma amizade mais firme. 

Me ajuda pastor, com quais atitudes alem de orar, estudar a Bíblia e ser exemplo de cristã eu posso ter, para isto mudar? Camila

 

RESPOSTA 

Filha, nós, os pais, somos todos deficientes em várias coisas. Nós somos frutos dos nossos pais também. Damos aquilo que recebemos. 

Por isso a importância de sermos novas criaturas, nascidas não da carne e sangue (sexo), mas nascidas do Espírito. Só assim poderemos atingir novos patamares de vida. Vida plena com Deus. 

Tanto você, como seu pai, sua mãe, sua irmã necessitam de Jesus. 

Você tem suas deficiências, assim como seu pai e mãe têm as deles. A falsidade que você alega em seu pai está em você também, pois você chora escondida, para que não saibam que está machucada. Isso não é falsidade? 

Não lhe aconselho a morar sozinha, pois aí seria fugir do problema, ao invés de encará-lo de frente. O que você mais necessita, nesse momento, é firmeza para encarar de frente sua realidade: sente-se rejeitada, humilhada, desprezada, desvalorizada. Sente-se a doméstica da casa, mas sem ser amada. Na verdade você está tendo um comportamento típico do irmão mais velho, que Jesus narra na parábola do filho pródigo (Lucas cap 15).

O filho mais velho ficou na casa com o pai, trabalhando sem descanso, enquanto o mais novo foi embora desfrutar a vida, esbanjando os bens do pai. Ele não se achava amado pelo pai e trabalhava sem alegria. Não desfrutava em nada dos bens do pai, embora tudo fosse dele. Isso ficou manifesto quando o irmão mais novo retornou e foi recebido com festas pelo pai e o filho “bonzinho” ficou emburrado. Todos os bens do pai eram dele e ele não sabia desfrutar. 

Não saia de casa, mas fique e desfrute de um lar. Você tem um lar e isso é um grande tesouro. Perdoe seu pai sempre, pois ele é o que foi gerado nele. Ame sua mãe e procure identificar as virtudes dela (assim como as virtudes do seu pai). Valorize-os, pois dentro de alguns anos você não os terá mais com vida. 

Aceite seu pai pagar-lhe a faculdade, seja agradecida a ele, valorize isso e faça dessa oportunidade um campo para novos relacionamentos, novas amizades (sadias, é claro). Use desse campo e explore oportunidades para glorificar a Jesus, evangelizar, testemunhar. 

E, se surgir oportunidade de trabalhar, não rejeite. A cada dia a vida lhe oferecerá uma bandeja novinha, cheia de bênçãos, de oportunidades. É só pegar e desfrutar. 

O Senhor lhe abençoe com graça abundante, com alegria no coração e com esperança. 

José Adelson de Noronha

11 comentários em “Sofrimento em Família”

  1. Eles não estão casados por enquanto amado, mas poderão se casar. O conselho da Bíblia para a mulher eh esse de ser mansa, dócil, submissa e calada e ela agindo assim EH que evita muita coisa como a violência doméstica e a separação. Ela deve ser calada para evitar a agressividade do homem mas claro que se ainda assim ele continua violento ela deve se afastar dele pois diz a palavra: “andarao dois juntos se não estiverem de acordo?!”Claro que se nem mesmo assim, agindo como a palavra manda o homem continua violento aí eh outros quinhentos e a mulher deve se afastar dele. Não torça minhas palavras amado. Claro que há padrastros e madrastas melhores que país biológicos mas isso eh exceção e eu disse foi que a mulher que já tem filhos não deve ficar cobrando tanto e nem cobrando amor do atual cônjuge (deve conversar de boa) pois isso quando acontece eh algo que acontece aos poucos e não depende de cobranças e essas só pioram. Madrasta costumam ser piores que padrastos. Eh muito mais fácil achar um bom padrastro que uma boa madrastra.

    Curtir

  2. Obs. Meu comentário eh baseado 100% na Bíblia. Deve ser por isso que alguns acusam a Bíblia de ser um livro machista. Mas eu prefiro ficar com a palavra de Deus pois eh a sabedoria de Deus que parece loucura para os que não a entendem. Ganhe teu marido irmã, como manda a palavra e vocês serão muito felizes!

    Curtir

    1. Seria baseado (em partes na bíblia) se ela fosse CASADA com ele, mas não é, eles nem casados são…, portanto ainda nem compromisso têm. A bíblia não manda a esposa ficar calada apanhando de ninguém! Essa sua sugestão de ir morar em casas separadas e de que homem não ama os filhos de outro, está claro aqui que está falando de vc mesmo, deve ter acontecido isso na sua vida, certo!
      Tá vendo como fica com a palavra NADA! CONVERSA FIADA.
      Vai vc levar murro na cara e chute na canela da esposa, quero ver vc ficar calado…Lei Maria da Penha nesses covardes.

      Curtir

  3. Amada, nesses últimos tempos o diabo tem investido pesado para destruir a família inclusive e principalmente a família evangélica e vc deve saber agir para não perder essa batalha. Não cobre e nem espere tanto do seu cônjuge amada, ele não se sente responsável por seus filhos pois normalmente eh assim que um homem se sente em relação aos filhos de outro mas as mulheres chegam ao ponto de cobrar até amor como se ele fosse o pai legítimo e eh impossível ele sentir esse amor se muitas vezes até o pai biológico abandona porque não ama nem a si mesmo pois se se amasse amaria os filhos. No fundo eh uma vítima. Quanto mais se cobra e se cobra com agressividade pior o homem fica. Vc tem que ser sabia se acha que vale a pena ficar com esse homem e ser meiga e carinhosa e… Calada!!!pois eh assim que a mulher sabia salva seu casamento e ganha seu marido para Jesus. Dia de feriado que nem ontem e dia de domingo São os mais propicios para um casal brigar e haver até violência pois eh quando estão juntos e aí que as diferenças surgem e os desentendimentos também. Mas um casal só não briga se morarem em casas separadas pois se morrem na mesma eh inevitável haver brigas. Brigam mesmo. E quanto menor a casa mais brigam pois há uma natural disputa por espaço. Por isso eh que rico casa e cada um tem sua casa ou pelo menos moram em casas bem grandes com banheiros diferentes e camas separadas. Acabam brigando bem menos! Mas brigam. Isso eh inevitável entre um casal e não deve ser visto como o fim do mundo. Mas a culpada na maioria das vezes eh a mulher que segundo a Própria Bíblia “provoca a irá seu marido” por sua falta de sabedoria e paciência, tornando-se richoza, insuportável. Por mais que um homem seja errado eh a mulher que irá salvar ou destruir seu casamento,pois a palavra diz que a mulher sabia salva seu casamento mas a tola o destrói com as suas próprias mãos! E joga toda a culpa no marido. Claro que há homens sem Sabedoria mas segundo a Bíblia a mulher eh que a responsável pelo sucesso ou fracasso de seu casamento! Seja sabia irmã, seja doce, meiga paciente e acima de tudo calada!

    Curtir

    1. Amada, acima eu quiz foi dizer: um casal só não briga se morarem em casas separadas pois se MORAREM na mesma casa vão brigar. Brigas eh para serem administradas, perdoada pois São inevitáveis…

      Curtir

  4. Bom dia a paz do senhor pastor.
    Tenho 26 anos 4 filhos sendo 3 meninas do primeiro relacionamento e 1 menino do segundo.Meu primeiro relacionamento durou 4 anos meu companheiro me deixou por uma garota de programa e eu sofri muito mas depois de 3 anos arrumei esse homem que estou vivendo. Mas nois brigamos muito ele joga na minha cara que sustenta minhas filhas e me agride e quando bebe é pior hj mesmo eu só queria uma pizza e ele estava com amigo depois de um dia de trabalho e n gostou que n fiz comida mas eu pedi e depois de algum tempo ele perguntou se eu ia querer o cel dele descarregou e ele n viu a resposta que eu queria então começou a briga qd ele chegou bêbado tentei me calar mas n deu começou as agressões minha filha do meio que tem 10 anos foi bater nele pq ele estava me batendo e ele deu um tapa nela eu n gostei so que sou sozinha n tenho família. Me ajude por favor o que faço da minha vida n aguento mas n sou mulher de abandonar a casa queria casar direitinho no papel mas ele n quer. O que eu faço? Chai

    Curtir

    1. Irmã, não precisa nem dizer que mulher nenhuma vai ligar para comentários preconceituosos e extremamente machistas, como o acima né! Mas sua situação está bem complicada, por isso a bíblia manda não entrar em jugo desigual. Ao ser traída no seu 1º casamento (em tese) a irmã teria direito a um 2º casamento, desde que com um homem de Deus, mas a irmã foi entrar em Jugo Desigual e ainda aceitou ir morar junto com esse sujeito como se fosse casada, mas sem ser! Um sujeito que não quer compromisso de casamento revela toda sua imaturidade, pois tem medo de assumir compromissos, não quer ficar preso, e por qualquer coisa mete o pé, e cai fora mesmo, já que não tem compromisso com ninguém.

      Os vícios e bebida pioram bastante, a pessoa bate, se arrepende, promete parar, mas não consegue, e esses espancamentos vão continuar. Ele deveria amar suas filhas como se fosse dele, não ama, pois é um vagabundo. Lei Maria da Penha nesse vagabundo, e se ele não quiser compromisso com Deus, irmã, não fique aí sofrendo, você é nova, vá aos estudos, procure ter uma vida profissional e caia fora também, é melhor ficar sozinha, pois se ele não se converter, essa situação só tende a piorar. Que o Senhor lhe dê sabedoria do que fazer.

      Curtir

      1. Obs. Meu comentário eh baseado 100% na Bíblia. Deve ser por isso que alguns acusam a Bíblia de ser um livro machista. Mas eu prefiro ficar com a palavra de Deus pois eh a sabedoria de Deus que parece loucura para os que não a entendem. Ganhe teu marido irmã, como manda a palavra e vocês serão muito felizes!

        Curtir

Escreva seu Comentário ou pergunta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s