Mágoa Entre Irmãs


PERGUNTA 

Pastor, boa noite e a paz de Cristo.

Estou vivendo um conflito. A minha mãe e as minhas tias, irmãs dela e todas idosas, ao longo do passado, tornaram-se inimigas. Mas no começo, quando eu era crianças, lembro de uma que gostava muito e que é minha madrinha de batismo. Sei que ela foi ausente e nos abandonou na hora em que mais precisávamos, que foi quando minha mãe se separou, adoeceu, ficou com poucos recursos e duas filhas pequenas para criar, sendo eu uma delas. O fato é que, agora que estou com 41 anos, sinto vontade, não sei se por imaturidade, de que minha mãe e as irmãs fizessem as pazes. Às vezes ligo para minhas tias e elas me tratam bem. Quando conto à minha mãe, ela fica muito magoada comigo e eu fico com um sentimento de culpa. Eu sinto falta de família unida. O que fazer? Abraço, Araci

 

RESPOSTA 

Irmã, realmente é uma situação difícil, pois você quer praticar o amor, mas não quer magoar a mãe. Na verdade você está corretíssima e sua mãe está errada. 

Suas tias podem ter errado em não amparar sua mãe e vocês, mas isso não dá o direito à sua mãe de guardar mágoa contra elas, pois Jesus perdoou sua mãe lá na cruz do Calvário. Sua mãe não está praticando o ensino de Jesus que é perdoar a todo o que nos tem ofendido, para que sejamos perdoados por Deus. 

Outra coisa que sua mãe não percebeu até hoje foi que, na falta do apoio das irmãs, Deus pôde agir na vida de vocês, no momento em que mais precisaram. Essa falta de apoio de pessoas pôde revelar o amor de Deus de forma real. Tanto é verdade que vocês estão vivas hoje e foram supridas em suas necessidades básicas. 

Sua mãe deveria ser grata às irmãs, por permitir que Deus agisse de maneira tão maravilhosa, suprindo e sustentando vocês. Aliás, Ele sempre supre nossas necessidades e, na maioria das vezes não vemos o agir dele, exatamente porque pessoas se interpõem entre nós e Ele. 

Filha, sua mãe pode decidir-se a guardar mágoa (embora não deva, para não ser condenada), mas quanto a você, não guarde mágoa, rancor ou tristeza no coração contra ninguém. Se ainda houver alguma mágoa, perdoe hoje mesmo e quando tiver vontade de falar com sua madrinha ou tias, procure-as. 

Quem sabe um dia esse mal não será quebrado em sua família e a paz não voltará a reinar entre elas? Ore sempre pela sua mãe e tias, assim como pela sua irmã também. Que a graça e a paz do Senhor Jesus esteja em seu coração, em seu lar, em sua família. 

José Adelson de Noronha

Escreva seu Comentário ou pergunta

