Vocação Profissional


PERGUNTA 

Paz pastor, eu sou estudante, estou no 3º ano do ensino médio e faço curso técnico de mecatrônica. Eu não quero seguir essa área mas estou fazendo o curso pois como surgiu a oportunidade e eu não sabia o que fazer e entrei.  Mas depois só foi confirmando que não era isso que eu queria, mas mesmo assim eu ia concluir o curso, pois são só 2 anos. O 1º ano foi tranquilo mas o 2º ano esta sendo horrível, pois tenho o famoso TCC e é em grupo. O grupo não está dando certo e eu não queria ficar liderando, pq eu penso: “como vou liderar uma coisa que estou fazendo por obrigação?”. Eu estou super desanimada, não quero mais continuar, só faltam 6 meses pra acabar, mas mesmo assim, não sei se estou disposta a ficar sofrendo mais 6 meses, e pra piorar, eu tive um desentendimento com um professor que é um desumano; ele humilha os alunos, é horrível, e estou querendo desistir mesmo! Só que eu já pedi conselhos pra várias pessoas e todo mundo fala pra mim continuar. Mas eu não quero, ai eu penso, “Deus o que eu faço??” o que será que Deus quer que eu faça ??? Eu tô perdida pastor!!! Eu sei que só faltma 6 meses mas eu não quero continuar sofrendo, eu só to me estressando, toda semana eu choro por causa do TCC, chega na 5ª feira que é a aula que a gente faz o TCC eu não quero nem ir pra escola!!

Pastor, desculpa estar incomodando com um motivo tão bobo, mas eu estou precisando de ajuda, eu não sei se eu continuo ou se eu saio! Agradeço desde já! Fica na paz! Abraço!

 

RESPOSTA 

Irmã, insistir em preparar-se para um caminho no qual não se caminhará, é perda de tempo e esforços. Na vida temos que aprender a reconhecer as decisões erradas e aprender a parar a tempo, antes que o prejuízo se torne maior. 

Você não sabia que não iria gostar do curso quando o escolheu, mas agora já sabe. Perdeu tempo pela decisão errada, mas não precisa continuar perdendo, pois aí seria “salgar carne podre”. Melhor dedicar o semestre que falta ao término do curso médio e à preparação para o ENEM e vestibular, se for o caso. 

Já sabe qual sua vocação? Se não sabe com relativa segurança, faça testes de aptidão, procure informar-se sobre cada profissão que pensa ser a do seu gosto. Consulte seus pais, professores, amigos mais velhos e, principalmente, ore ao Senhor buscando direção. 

Se você acertar bem na sua escolha, haverá alegria em sua vida, você será reconhecida e admirada profissionalmente e o Senhor será glorificado pelo fruto de suas mãos: “vês um homem perito na sua obra? Perante reis será posto; não entre a plebe” (Provérbios 22:29). 

O Senhor lhe abençoe com paz e sabedoria para tomar a decisão certa, é minha oração em seu favor, em nome de Jesus.

José Adelson de Noronha

Escreva seu Comentário ou pergunta

