Restauração do Casamento


PERGUNTA 

Pastor, nas tuas palavras encontrei consolo e paz e mesmo lendo aconselhamentos semelhantes não consegui ter uma direção. Tenho 46 anos, aos 16 anos, ainda não convertida, conheci um rapaz com quem convivi 18 anos. Tive um filho aos 26 anos. Nosso relacionamento sempre foi coberto por muito amor, ciúmes e brigas e traição (da parte dele) até que em 2001 resolvi sair de casa levando apenas meu filho, meus documentos e muita magoa. Infelizmente não fui sábia. Depois disto tive dois relacionamentos fracassados. Após perder meus pais em 2008 e uma empresa que tinha, cheguei ao fundo do poço em todos os sentidos (até porque sou filha única e não tenho parentes na cidade onde vivo), até a saúde perdi. Em 2009, todos os supostos amigos sumiram, mas restou uma que me apresentou o SENHOR JESUS e desde então reencontrei forças pra viver. O Pastor então me perguntaria. — Filha em que posso te ajudar? E eu te digo pastor!!! Sou convertida e procuro viver pela fé e obediência, mas sinto uma enorme falta de um ambiente familiar, vivo há dois anos sozinha pois meu filho vive mais com o pai que comigo. Minha única companhia é um Deus que sei que não me desampara. O pai do meu filho também teve dois relacionamentos fracassados e de três anos para cá nos tornamos amigos ao ponto de não sentirmos mais magoas um do outro, ele pediu perdão das traições e do sofrimento que me gerou no passado e eu de forma inexplicável consegui perdoa-lo totalmente. Sou muito amiga da família dele, alguns inclusive hoje são convertidos e eu não sei de onde renasceu em mim uma enorme vontade de reconquistá-lo, ter minha família de volta e mostra-lo o que Deus pode fazer na vida daqueles que o amam. Ele mudou muito, hoje é calmo, íntegro sabe a importância da fidelidade e do respeito. O problema é que ele tem o temor de Deus, mas não é evangélico (apenas frequenta a igreja católica), alem de beber cerveja e fumar cigarros, muito menos do que antes, mas ainda faz as duas coisas. Sempre que posso falo com ele sobre a Palavra e ele ouve sem rejeitar. Ele também é muito família e vive por eles. Acontece que ele também é separado. Mas do seu ultimo relacionamento foi gerada uma filhinha e a mãe dela vive criando uma série de problemas, brigas e desavenças tirando a paz de toda a família. Oro por ela. Eu, às vezes fico sem direção, nunca disse a ele o desejo do meu coração, alias , o sr. pastor é a única e primeira pessoa com quem desabafo. Só tenho conversado com meu PAI, mas não sei mais como orar e nem o que pedir.

Gostaria de pedir-lhe um conselho. Será que este meu desejo é pecaminoso? Não sinto culpa quando oro para que Deus me dê uma segunda chance.

 

RESPOSTA 

Irmã, é legítimo o seu desejo de restaurar a família e se ambos têm tido uma boa convivência e companheirismo, mesmo com esses problemas da parte dele, não vejo porque você não deva tentar. A cerveja e o cigarro são problemas contornáveis, pois com amor de sua parte, ele poderá ter domínio sobre esses vícios e até mesmo libertar-se um dia. 

Você também terá que entender que ele precisará apoiar a filha pequena quanto à parte      emocional e material, pois é um direito dela. E terá que ter paciência (sem cobranças e pressões) quando, por algum motivo, ele precisar tratar de assuntos relacionados à filha com a ex-companheira. 

O que você não pode fazer é voltar com ele apenas na base do “morar juntos” como foi no passado. Se quiserem voltar, que seja sob a bênção dos pais dele, do seu filho (já que você não tem mais pais) e de Deus. Têm que ser via casamento, nem que seja uma cerimônia particular, íntima. 

Também é importante que ambos façam primeiro um curso na área de casamento, como o curso “Casados Para Sempre” ou “Aliança”, para que aprendam mais sobre a importância da aliança conjugal dentro dos princípios cristãos. 

Ore primeiro, peça conselho ao seu pastor, converse com seu filho e tome coragem para propor ao ex um retorno em novas bases. Que o Senhor lhe abençoe e alegre seu coração, em nome de Jesus, é minha oração a seu favor.

José Adelson de Noronha

70 comentários em “Restauração do Casamento”

  1. Relacionamentos são complicados. Casamento não é fácil manter, é preciso renunciar muitas coisas em prol do casamento e haver diálogo, deixar mágoas e ressentimentos para trás. Só assim e com a graça de Deus, se pode ter um casamento saudável e de sucesso. O amadurecimento no casamento também é importante, cada parte ceder um pouco, ser flexível, e caso preciso é bom procurar conselho e oração. vale a pena investir na restauração do casamento.

    Curtir

  2. “O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer
    o seu rosto sobre ti
    e te conceda graça; o Senhor volte para ti o seu rosto
    e te dê paz.
    Números 6:24-26

    Curtir

Escreva seu Comentário ou pergunta