Bem-aventurados os que choram


“Vendo Jesus as multidões, subiu ao monte, e, como se assentasse, aproximaram-se os seus discípulos; e ele passou a ensiná-los, dizendo: … Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados” (Mt 5:1,2,4) 

 

Ser bem-aventurado é ser feliz, abençoado e afortunado.

 

Mas como pode alguém que chora, ser bem-aventurado? Como pode alguém viver feliz estando chorando? É possível ao que foi abençoado por Deus chorar? Uma pessoa que saber possuir fortunas vive chorando? São perguntas difíceis de responder, e no entanto, Jesus é claro em dizer que os que choram são pessoas felizes, abençoadas e afortunadas.

 

Jesus diz que os que choram são portadores de luz. São pessoas felizes, intensamente felizes. Por que? Qual a razão dessa felicidade? O choro? Ou a consolação? O choro não pode ser, porque ele é conseqüência de algo grave na vida daquela pessoa. Resta então a consolação!

 

Mas para que essa consolação seja, de fato, motivo para alguém viver feliz, mesmo estando em grande sofrimento, ela tem que ser uma consolação especial, vinda de alguém especial. Há, porém, um problema: Jesus diz que essa consolação não é imediata ao choro, mas que será futura. Ela é uma promessa! E é nessa promessa a razão do filho de Deus viver feliz, mesmo estando em grande choro.

 

Então a que tipo de choro Jesus está se referindo? Só pode ser choro por alguma causa cuja solução é impossível ao homem! Porque se for choro por causa cuja solução depende do homem, não é necessária consolação, mas sim providência. E quanto mais diligente for o homem na solução, mais cedo terminará o choro.

 

Jesus, neste versículo refere-se ao choro do homem por causa do pecado! O choro por causa da natureza pecadora. O choro por causa da vida longe de Deus a qual o homem vive e, principalmente, viverá a eternidade caso o pecado não seja removido de seu coração. Isso é impossível ao homem! Só Deus pode tirar o pecado do mundo. Só Deus pode conceder um novo nascimento ao pecador. Só Jesus, lá na cruz do Calvário pôde pagar pela dívida do homem diante de Deus!

 

“bem-aventurados os que choram, porque serão consolados”. Sim, bem aventurados os que choram por causa do seu pecado; sim, choram por causa da sua natureza fraca e pecadora. Esses que reconhecem que não há bem algum em si mesmos, que reconhecem que sem Jesus estão e estarão perdidos eternamente, e choram por isso, serão consolados pelo próprio Senhor Jesus. 

 

Por que? Porque será o próprio Senhor Jesus quem irá consolar a todos os que choram! Graças a Deus por Jesus Cristo!  

 

José Adelson de Noronha

Escreva seu Comentário ou pergunta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s