Vício e Namoro


PERGUNTA 

Pastor, peço ajuda e orientação pois sou evangélico, tenho 18 anos, nasci em um lar evangélico, mas tenho dúvida se está relacionado o namoro e a masturbação, no sentido que, esse ano descobri (porque antes nao me dei conta que já era um viciado) que sou viciado em masturbação, oro, leio a bíblia, participo dos cultos… já fiquei aproximadamente um mês sem se masturbar, mas sempre caio em pecado novamente. Mas minha pergunta é o seguinte: namorei dois anos, ela é evangélica, antes de namorarmos pedimos a orientação dos pais e âmbos oramos à Deus antes de namorar, porém esse relacionamento não deu certo, tivemos muitas brigas e terminamos com um ano de namoro. Ficamos muito angustiados e resolvemos tentar de novo, mas um ano depois, brigamos novamente, por um tempo, e decidimos terminar. TEM RELAÇÃO, O MEU PECADO DA MASTURBAÇÃO COM O RELACIONAMENTO NÃO DER “DADO CERTO”? Peço ajuda também pois estou sofrendo muito,pois ela me faz muita falta, eu choro, fico triste, mas sei que no fundo, não quero passar a minha vida inteira ao lado dela, quero uma pessoa com mais qualidades, mas estou sofrendo muito por causa desse vício e do relacionamento que não deu certo. O que eu faço? oro, leio a bíblia, vou nos cultos, louvo à Deus, mas essa angústia não sai do meu coração!!! sinto vontade de namorar alguma outra pra ver se esse sofrimento se vai, só por namorar, curtir, mesmo sendo evangélica, mas sei que é errado…Tudo o que eu quero é ser muito feliz e viver em paz, na presença de Deus. Me ajude, por favor. Obrigado. (já faz uns três meses que terminamos).

 

RESPOSTA 

Irmão, o vício da masturbação, por ser um vício oculto, silencioso e gratuito, prejudica mais o próprio viciado, se comparado a outros vícios onerosos e que envolvem outras pessoas próximas. 

Mas a masturbação prejudica relacionamentos conjugais, se o cônjuge viciado não souber libertar-se para desenvolver sua sexualidade de forma saudável de forma a dar prazer ao outro, mas apenas a si mesmo, solitariamente. 

Não creio que o seu vício tenha trago maldição no namoro. Vocês terminaram porque não de dispuseram a ceder nas diferenças, não se dispuseram a andar em acordo. 

Não se envolva com outra moça, se não tiver intenção de seriedade, pois você a faria sofrer, quando decidisse romper com ela. Dê tempo a si mesmo e se envolva mais com o Senhor, pois para vencer o poder da sensualidade, devemos buscar as coisas que são do alto, pensar nas coisas do alto. 

O Senhor te liberte desse mal e te conceda espírito de perseverança em buscar a face de Deus, é minha oração a seu favor, em nome de Jesus.

José Adelson de Noronha

Escreva seu Comentário ou pergunta

