Igreja Imperfeita


PERGUNTA

 Paz pastor!

Queria um conselho sobre o que está acontecendo em minha igreja.

Estou nessa igreja há 8 anos, Deus me abençoou e me abençoa muito lá. Mas ando muito triste e fadigada. Esse tempo foi suficiente pra conhecer muito a fundo cada irmão, o que as vezes é muito ruim, pois conhecemos tbm seus pecados 😦 … Enfim, estou muito triste quando vou aos cultos, pois sei que tem muito pecado escondido. As pessoas sabem, mas não contam ao pastor, e o pastor inocentemente deixa essa pessoa em cargos importantes. A escola biblica dominical esta falida, pois ninguem sequer aparece, e quando chamamos a atenção, muitos não entendem e são ignorantes e insubmissos. Tem um grupo de irmãos problematicos que acham que o culto deve agrada-los, todo pastor que entra sofre muito com eles, se o culto passa da hora em terminar, ao invés de irem embora em paz, ficam no quintal da igreja murmurando. O pastor ja encontrou a porta da igreja largada aberta duas vezes…Enfim, muito triste tudo isso, me envergonho em colocar tudo aqui, não queria expor minha igreja, mas preciso de um conselho. Não conheço outra igreja que me sinta bem (não criticando), não queria trocar de igreja, mas não tenho saído renovada dos cultos, mas muitas vezes triste, por ver tanta “baboseira”.. Queria estar feliz na Presença de Deus ali, tenho medo de trocar de igreja e sofrer mais ainda. Porem minha igreja está muito doente em muitos sentidos, sempre fazem reunião pra falar das mesmas coisas, mas nunca tomam atitude. Sei que a oração pode muito em seus efeitos, mas eu tbm preciso de ajuda. Sei que o fardo de Jesus é leve, queria poder me sentir em Paz e feliz na casa de Deus.

O que faço, alem de orar? Seria melhor trocar de igreja? Só Deus sabe minha indignação quanto à tudo isso. Deus te abençoe pastor. Paz!

 

RESPOSTA 

Irmã, a paz do Senhor esteja em seu coração também. 

Eu te compreendo, mas a verdade é que em qualquer outra igreja onde você for e ali congregar por certo tempo, vai encontrar motivos de críticas, de indignação com o mau comportamento de muitos membros; algumas até com o mau comportamento dos pastores e líderes de ministérios. 

E isso é fácil de compreender: toda igreja local ou denominação é, na verdade, feia e imperfeita. A Igreja santa e sem defeito é somente a Igreja de Cristo, isto é, a Igreja com “I” maiúsculo, que é universal, sem divisão, sem denominação, sem templo físico. Esta Igreja é invisível e está presente no mundo todo, na pessoa daqueles que crêem que Jesus Cristo é o Filho de Deus, que crêem que Jesus morreu na cruz do Calvário por causa dos pecados deles e que Jesus ressuscitou e virá buscar a Sua Igreja. 

A Igreja do Senhor está em formação, até que se complete o número dos salvos. Ela é linda, maravilhosa, toda pura e enfeitada, tal como uma noiva pronta para o casamento. Já a igreja local é feia e toda amarrada, como se fosse apenas um andaime externo, que dá suporte à ação do Construtor, isto é, do Espírito Santo! 

Irmã, todos nós somos, ao mesmo tempo, santos e pecadores. Santos por causa do Sangue de Jesus, mas pecadores porque ainda estamos revestidos da velha natureza. Esses seus irmãos de congregação podem até crer em Jesus, mas são crentes carnais. Podem estar salvos, porque a salvação é pela Graça e somente o Senhor sabe quem está salvo ou não, mas ainda não se converteram. Cabe a quem é convertido “apascentar” os irmãos, isto é, cuidar deles, mesmo que apenas em espírito, apenas em oração, apenas por meio das intercessões. 

Se alguém vier até você com espírito de murmuração contra o pastor ou contra alguém em pecado, não dê trela à conversa, mas corte (com jeito e sabedoria) o assunto e passe a orar, não só pelo pecador, mas também pelo murmurador ou fofoqueiro. 

Seja você uma candeia acesa, sempre acesa, iluminando os que estiverem em trevas. E não desista de ser alimentada espiritualmente. Se não for pela congregação, nos cultos, que seja individualmente, em casa, por meio da Bíblia Sagrada. 

E confie que Jesus é o Senhor da Igreja. Ele conhece os corações de todos. Dos que querem ser edificados espiritualmente e dos que querem apenas confusão, apenas viver sua carnalidade. 

Eu oro para que o Senhor lhe conceda graça, sabedoria e discernimento espiritual para que você seja um vaso cheio do Espírito de Deus, em nome de Jesus.

José Adelson de Noronha

Escreva seu Comentário ou pergunta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s