É Pecado Cortar o Cabelo?


cabelos saudáveis

PERGUNTA 

Pastor, preciso que me oriente…

Há uns 2 anos estou em uma denominação que não aceita que as mulheres cortem os cabelos. Então fiz uma promessa a Deus que nunca mais cortaria meus cabelos. Porém, passei por um problema de saúde e tive que tomar medicamentos fortíssimos, o que levou a queda capilar… Hoje tenho cabelo longo, porém quebrado e bem fino e isso me dá muita vergonha… Sinto-me triste e com auto-estima muito baixa.

Tenho muito medo, pois se eu cortar me preocupo em Deus não me perdoar por não cumprir a promessa… Na minha denominação eles afirmam que tal prática gera a condenação e meus pai também acreditam nisso e me disseram pra que não corte e deixe que Deus renove os meus cabelos…

Descobri que se eu cortar as pontas, o meu cabelo irá parar de quebrar.. O que faço pastor? Isso me tem feito muito mal! É pecado a mulher cortar os cabelos?

Deus me perdoará se eu cortar? Devo sair da denominação onde congrego?

Por favor, me oriente.. Maria.

 

RESPOSTA 

Irmã, biblicamente não há proibição a que as mulheres aparem ou cortem o cabelo. Cortar o cabelo não é pecado. Essas restrições (assim como várias outras) são doutrinas em certas congregações e imposição de homens aos membros, sejam mulheres, sejam homens. 

Minha sogra certa vez passou pelo mesmo problema seu e o pastor da congregação dela autorizou que ela aparasse as pontas dos cabelos de vez em quando e hoje ela tem o cabelo grande, mas com saúde. 

Você não precisa sair da congregação por essa causa, mas deve cuidar da sua saúde mental e dos seus cabelos. Apare-os de vez em quando e glorifique a Cristo com um semblante feliz, pois é melhor apresentar-se diante de Deus feliz, do que abatida. 

O Senhor te abençoe com saúde, graça e paz, em nome de Jesus.

José Adelson de Noronha

4 comentários em “É Pecado Cortar o Cabelo?”

  1. não é pecado cortar o cabelo, éssa é uma opção sua, logicamente voce não ira rapar a cabeça, o seu caso foi uma enfermidade, e todos estão exposto a esse tipo de coisas desagradaveis.

    Curtir

    1. no seu caso posso apontar alguns detalhes da Sagrada Escritura.1 de João 2;16,Essas são coisas do mundo, e quem ama o mundo, e o mundo passa, mais quem faz a vontade de Deus permanece para sempre.(1 timoteo 2;9) que as mulheres se vistam com pudor, e decentes e simples que não se enfeitem com penteados complicados, nem com joias de ouro ou de perolas, nem com roupas caras, que se enfeitem com boas ações.

      Curtir

  2. Claro que e pecado irma vou te da uma passagegm biblica e nao vai pelo
    Homen !nao quero dizer q ele nao seja homem de deus! Mais e melhor vc ir pela palavra! Mais se vc fez promessa cumpre e outra sua felicidade estara no ceu se alegra vc e linda aos olhos de deus ,hidrata ou anda com ele preso ou pede a deus pra renovar como
    Disse! Isais 3:16-24 e 1 corintios 11 todo…

    Curtir

Escreva seu Comentário ou pergunta