Como Estudar a Bíblia?


PERGUNTA 

Pastor, queria te pedir um conselho sobre como estudar a bíblia. Tenho muita dificuldade de encontrar um método de lê-la no meu dia a dia. Faço faculdade durante praticamente o dia inteiro, de noite geralmente eu fico com muito sono e não consigo estudá-la apropriadamente por isso. Tenho pensado em levar algo para eu ler durante o meu transporte para casa, mas me sinto um pouco culpada por isso.

Quero que Deus seja a parte mais importante do meu dia, e não simplesmente encaixá-lo nos momentos que “sobram”. Tenho disponibilidade maior nos fins de semana, que é onde o meu estudo se dá na maior parte. Mas mais uma vez, isso é tolice da minha parte, já que estou deixando para o Senhor apenas os momentos “livres” da minha semana? Além disso, também não sei como estudar a bíblia. Sou relativamente nova na fé, e não sei se a melhor opção é lê-la desde o começo, ou começar com livros específicos como Salmos, por exemplo. 

Queria pedir a sua opinião quanto à isso. Obrigada desde já; e que Deus seja louvado por sua vida, que é uma benção para todos aqui !

 

RESPOSTA 

Irmã, que a graça e a paz do Senhor esteja em seu coração. 

É louvável sua intenção em buscar a Palavra de Deus com prioridade, pois é nela que temos vida de fato. Por ela somos alimentados no espírito e fortalecidos em nosso crescimento espiritual. 

Quando nascemos, gerados pelos pais, nós somos mamíferos, porque nosso primeiro e essencial alimento é o leite materno. Mas quando nascemos do Espírito Santo, somos “verbíferos”, porque nosso alimento essencial, vital, é o Verbo, a Palavra de Deus: “Quão doces são as tuas palavras ao meu paladar! Mais que o mel à minha boca” (Sl 119:103). 

Leia a Bíblia com a mesma necessidade de um bebê que necessita do leite materno para viver. O Senhor ama alimentar aos que “choram” pela Palavra, pois por ela é que somos vivificados: “Ouve, Senhor, a minha voz, segundo a tua bondade; vivifica-me segundo os teus juízos” (Sl 119:149)

Eu tenho o hábito de ler a Bíblia regularmente e me esforço para lê-la inteira, completa, a cada ano e não me arrependo dos meus esforços nesse sentido. Pelo contrário, sou bem-aventurado, conforme diz o salmo 1: “bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detêm no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto faz será bem sucedido” (Sl 1:1-3) 

Mas, em seu caso, em que já assumiu compromisso com os pais de fazer a faculdade, você deve honrá-los e continuar esforçando-se para fazer bem, formar bem, dar-lhes essa alegria. O Senhor sabe que vivemos num mundo onde há cobranças de toda espécie e pressões variadas. Estudar, formar e trabalhar são algumas delas, até mesmo porque o pecado do homem o obrigou a ganhar o sustento com esforço. 

Por isso, não se culpe tanto por não ter mais tempo com o Senhor, pois o que conta não a quantidade de tempo, mas sim a qualidade. Quando sentar para ler a Palavra, ponha seu coração ali, esquecendo-se do resto. Entre nas histórias, nas narrativas. Use de sua imaginação e aproxime-se de Jesus, em espírito, e seja mais um dos discípulos que estão à sua roda, ouvindo-O. 

Procure ler pausadamente, de preferência em voz alta, que é para manter o foco e também para ouvir o som das palavras. Veja as palavras escritas. Mastigue-as. Recebo muitas revelações assim, quando certa palavra, já lida tantas e tantas vezes anteriormente, de repente salta aos meus olhos fazendo sentido no contexto. 

Ore antes de começar a leitura, pedindo ao Senhor que fale com você, que lhe ensine e ore depois, reconhecendo a verdade nas Palavras lidas e pedindo ao senhor que a transforme, que limpe seu coração e que edifique sua vida. 

Copie à mão, num pedaço de papel um ou dois versículos que mais lhe chamaram a atenção, para meditar neles durante o dia, quando, por exemplo, estiver num ponto de ônibus, numa fila, num momento sem compromisso. Também é bom que você tenha a Bíblia Falada em seu Ipod ou celular, para ouvi-la nos trajetos de locomoção.

Divisão em Blocos 

Uma técnica que uso, para facilitar-me e não tornar monótona a leitura durante o ano, é dividir a Bíblia em três blocos e, a cada dia, alternar a leitura deles:

bloco 1) De gênesis até Ester e mais os Profetas;

Bloco 2) de Jó a Cântico dos cânticos;

Bloco 3) Todo o Novo Testamento 

O bloco 1 fala da Antiga Aliança, da Lei e aponta em todos os seus livros, para o Messias, que é Jesus;

O bloco 2, são livros poéticos, que exaltam o Messias que virá;

O bloco 3, revela quem é o Messias, o Cristo. Fala da Graça maravilhosa . Fala da beleza de Jesus e de como deveremos viver o Reino de Deus.

Eu oro para que o Senhor lhe conceda graça e paz em multiplicação, para que a cada dia esteja louvando e glorificando mais a Jesus, o amado de nossas almas.

José Adelson de Noronha

4 opiniões sobre “Como Estudar a Bíblia?”

    1. Não, Andressa. Naquela época era comum e aceitável a poligamia, onde geralmente os mais ricos podiam se casar com várias mulheres e ainda ter concubinas, tantas quantas pudesse sustentar, por isso o Rei Salomão tinha cerca de 1.000 mulheres.

      A esposa de Abrão, Sara, quando viu que estava estéril foi quem ofereceu sua escrava Agar, para que houvesse filhos na família, mas depois se arrependeu amargamente disso. O filho de Agar foi Ismael, o pai dos árabes modernos, e inimigos até hoje de Israel.

      Ainda hoje principalmente nos países árabes, partes da África e muçulmanos é comum a poligamia.

      Curtir

  1. Eu gosto de sempre começar pelos evangelhos, nunca me canso de ler o quanto Jesus me amou 🙂
    O livro de Salmos e Proverbios me deixam com um pouco de sono, entao eu nunca tento ler esses livros todos, leio um capitulo por dia de cada um

    Curtir

Escreva seu Comentário ou pergunta

