Como Estudar a Bíblia?


PERGUNTA 

Pastor, queria te pedir um conselho sobre como estudar a bíblia. Tenho muita dificuldade de encontrar um método de lê-la no meu dia a dia. Faço faculdade durante praticamente o dia inteiro, de noite geralmente eu fico com muito sono e não consigo estudá-la apropriadamente por isso. Tenho pensado em levar algo para eu ler durante o meu transporte para casa, mas me sinto um pouco culpada por isso.

Quero que Deus seja a parte mais importante do meu dia, e não simplesmente encaixá-lo nos momentos que “sobram”. Tenho disponibilidade maior nos fins de semana, que é onde o meu estudo se dá na maior parte. Mas mais uma vez, isso é tolice da minha parte, já que estou deixando para o Senhor apenas os momentos “livres” da minha semana? Além disso, também não sei como estudar a bíblia. Sou relativamente nova na fé, e não sei se a melhor opção é lê-la desde o começo, ou começar com livros específicos como Salmos, por exemplo. 

Queria pedir a sua opinião quanto à isso. Obrigada desde já; e que Deus seja louvado por sua vida, que é uma benção para todos aqui !

 

RESPOSTA 

Irmã, que a graça e a paz do Senhor esteja em seu coração. 

É louvável sua intenção em buscar a Palavra de Deus com prioridade, pois é nela que temos vida de fato. Por ela somos alimentados no espírito e fortalecidos em nosso crescimento espiritual. 

Quando nascemos, gerados pelos pais, nós somos mamíferos, porque nosso primeiro e essencial alimento é o leite materno. Mas quando nascemos do Espírito Santo, somos “verbíferos”, porque nosso alimento essencial, vital, é o Verbo, a Palavra de Deus: “Quão doces são as tuas palavras ao meu paladar! Mais que o mel à minha boca” (Sl 119:103). 

Leia a Bíblia com a mesma necessidade de um bebê que necessita do leite materno para viver. O Senhor ama alimentar aos que “choram” pela Palavra, pois por ela é que somos vivificados: “Ouve, Senhor, a minha voz, segundo a tua bondade; vivifica-me segundo os teus juízos” (Sl 119:149)

Eu tenho o hábito de ler a Bíblia regularmente e me esforço para lê-la inteira, completa, a cada ano e não me arrependo dos meus esforços nesse sentido. Pelo contrário, sou bem-aventurado, conforme diz o salmo 1: “bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detêm no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto faz será bem sucedido” (Sl 1:1-3) 

Mas, em seu caso, em que já assumiu compromisso com os pais de fazer a faculdade, você deve honrá-los e continuar esforçando-se para fazer bem, formar bem, dar-lhes essa alegria. O Senhor sabe que vivemos num mundo onde há cobranças de toda espécie e pressões variadas. Estudar, formar e trabalhar são algumas delas, até mesmo porque o pecado do homem o obrigou a ganhar o sustento com esforço. 

Por isso, não se culpe tanto por não ter mais tempo com o Senhor, pois o que conta não a quantidade de tempo, mas sim a qualidade. Quando sentar para ler a Palavra, ponha seu coração ali, esquecendo-se do resto. Entre nas histórias, nas narrativas. Use de sua imaginação e aproxime-se de Jesus, em espírito, e seja mais um dos discípulos que estão à sua roda, ouvindo-O. 

Procure ler pausadamente, de preferência em voz alta, que é para manter o foco e também para ouvir o som das palavras. Veja as palavras escritas. Mastigue-as. Recebo muitas revelações assim, quando certa palavra, já lida tantas e tantas vezes anteriormente, de repente salta aos meus olhos fazendo sentido no contexto. 

Ore antes de começar a leitura, pedindo ao Senhor que fale com você, que lhe ensine e ore depois, reconhecendo a verdade nas Palavras lidas e pedindo ao senhor que a transforme, que limpe seu coração e que edifique sua vida. 

Copie à mão, num pedaço de papel um ou dois versículos que mais lhe chamaram a atenção, para meditar neles durante o dia, quando, por exemplo, estiver num ponto de ônibus, numa fila, num momento sem compromisso. Também é bom que você tenha a Bíblia Falada em seu Ipod ou celular, para ouvi-la nos trajetos de locomoção.

Divisão em Blocos 

Uma técnica que uso, para facilitar-me e não tornar monótona a leitura durante o ano, é dividir a Bíblia em três blocos e, a cada dia, alternar a leitura deles:

bloco 1) De gênesis até Ester e mais os Profetas;

Bloco 2) de Jó a Cântico dos cânticos;

Bloco 3) Todo o Novo Testamento 

O bloco 1 fala da Antiga Aliança, da Lei e aponta em todos os seus livros, para o Messias, que é Jesus;

O bloco 2, são livros poéticos, que exaltam o Messias que virá;

O bloco 3, revela quem é o Messias, o Cristo. Fala da Graça maravilhosa . Fala da beleza de Jesus e de como deveremos viver o Reino de Deus.

Eu oro para que o Senhor lhe conceda graça e paz em multiplicação, para que a cada dia esteja louvando e glorificando mais a Jesus, o amado de nossas almas.

José Adelson de Noronha

4 opiniões sobre “Como Estudar a Bíblia?”

    1. Não, Andressa. Naquela época era comum e aceitável a poligamia, onde geralmente os mais ricos podiam se casar com várias mulheres e ainda ter concubinas, tantas quantas pudesse sustentar, por isso o Rei Salomão tinha cerca de 1.000 mulheres.

      A esposa de Abrão, Sara, quando viu que estava estéril foi quem ofereceu sua escrava Agar, para que houvesse filhos na família, mas depois se arrependeu amargamente disso. O filho de Agar foi Ismael, o pai dos árabes modernos, e inimigos até hoje de Israel.

      Ainda hoje principalmente nos países árabes, partes da África e muçulmanos é comum a poligamia.

      Curtir

  1. Eu gosto de sempre começar pelos evangelhos, nunca me canso de ler o quanto Jesus me amou 🙂
    O livro de Salmos e Proverbios me deixam com um pouco de sono, entao eu nunca tento ler esses livros todos, leio um capitulo por dia de cada um

    Curtir

Escreva seu Comentário ou pergunta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s