Confissão de Pecados Salva?


Almoço Evangelístico 08maio14,  no Barro Preto, BH (34)

PERGUNTA 

Pastor, estou com um problema. Quando lembro de um pecado que fiz, peço perdão a Deus, mas fico com uma angustia, pensando que tenho que confessar esses pecados às pessoas. Mas são muitos, como posso chegar as pessoas que cometi o erro e confessar, se for assim, passarei muito tempo só esperando para confessar a essas pessoas, cujo pequei contra elas, pois são muitas. Por isso, fico angustiado e já pensei em até desistir de servir à Deus, pois como houve arrependimento em mim, do meu pecado, se eu não falo para pessoa que eu pequei contra ela? Por exemplo, tinha um show gospel na cidade vizinha e eu não fui, quando foi na Faculdade meu colega perguntou sobre o show, aí eu menti, dizendo que não fui pois fui fazer algo e não deu tempo ir, quando na verdade eu não quis ir. Passou-se um tempo, e ninguém nem fala mais disso, mesmo assim, continuo lembrando que menti, acho que meu colega nem lembra mais disso, mas enfim, continuo me questionando, mesmo após pedir perdão à Deus. É viável eu falar pro meu colega o motivo pelo qual não fui, mesmo ninguém nem lembrando mais disso. Me ajude, pois todos os meus pecados que lembro, eu penso que devo confessar a quem eu pequei, mesmo sendo pecados pequenos, que ninguém nem fala e pra muita gente não é nem pecado. Tenho até medo de lembrar do meu pecado, pois fico só me questionando. Se eu confesso a Deus, é suficiente ou não e me diga quais são os casos que devo confessar ao próximo, com exemplos. Por favor.

 

RESPOSTA 

Irmão, já lhe expliquei em outro local, que basta a confissão a Deus para ser plenamente perdoado. 

Na verdade, irmão, qualquer pecado cometido, seja um assassinato, seja um furto de uma laranja num sacolão, ou uma pequena mentira, tudo é contra Deus, pois ao cometermos tais atos, estamos desonramos o Nome e o caráter do Pai. 

Por isso Jesus podia perdoar pecados sem consultar às pessoas ofendidas pelo pecador, porque. na verdade aquelas pessoas tinham pecado era contra Ele. E Jesus, muitas vezes perdoava os pecados apenas vendo o coração das pessoas, e não porque eles tinham confessado a Ele os pecados. Ele se antecipava e já as perdoava. 

Além disso, irmão, você jamais conseguirá lembrar-se de todos os pecados cometidos, desde que nasceu. Deus não vai obrigar você (e a ninguém) a confessar um por um dos pecados cometidos e nem tampouco a fazer restauração aos ofendidos, pois isso seria impossível. 

Se tivermos que confessar todos os pecados cometidos, mesmo os que não lembramos e às vezes, nem sabíamos que eram pecados, para sermos salvos, isso seria salvação por meio de obra nossa: confissão. E a Bíblia é clara em afirmar que a salvação é exclusivamente pela Graça de Deus e não por obras, para que ninguém se vanglorie sobre o outro, quando estiver no céu. 

Você é livre para ir até a pessoa contra a qual pecou e confessar. E até mesmo para restaurar. Mas só deverá fazer isso para ter paz no coração. Não para ser salvo. 

Alguns dias atrás eu estava com o coração apertado, o Espírito Santo estava me incomodando com relação a um irmão na Igreja que eu entristeci. Cheguei a ele, abracei e perdi perdão. Ele me perdoou na hora, também me pediu perdão, e agora estamos com o coração em paz, graças a Deus. Mas se eu tivesse morrido antes de confessar a ele, eu estaria salvo do mesmo jeito. 

Que o Senhor te abençoe e ajude em sua caminhada cristã, aprendendo mais a respeito da maravilhosa Graça de Deus em sua vida.

José Adelson de Noronha

Escreva seu Comentário ou pergunta

