A Ovelha Solitária


PERGUNTA 

Pastor, sou crente, de verdade mesmo… mas prefiro buscar a Deus em minha casa, do que na igreja… Isso já está me incomodando um pouco, e as vezes fico em casa… Por isso acho que estou pouco distante de Deus.. O que fazer? Estou errado em algum ponto? Obrigado

 

RESPOSTA 

Irmão, em Cristo você é livre para viver como e onde julgar ser melhor. Porém, quem se dispuser a ser discípulo de Jesus deve obedecer-lhe os mandamentos, especialmente o de amor a Deus e de amor ao próximo.

Quem escolhe viver solitário torna-se deficiente na prática do amor, pois na comunhão entre iguais é que somos confrontados em nossas crenças, práticas e, especialmente, em nossa submissão à autoridade espiritual que o Senhor designou sobre nós. Os pastores foram designados por Deus para apascentar as Suas ovelhas.

Mas a ovelha do Senhor que insiste em andar desgarrada do rebanho é insubmissa. E quem não aprende a ser submisso aqui, como o será no céu, onde há um SENHOR? Ovelha desgarrada é alvo de predadores de todo tipo, além de ter que viver longe da proteção do aprisco à noite, nos invernos; passa fome e sede no tempo da seca. Ovelha desgarrada não é tratada em seus ferimentos, não recebe óleo sobre sua cabeça a fim de evitar enxames de moscas.

Um crente solitário é como uma brasa fora do braseiro. Recebe friagem por todos os seus lados e esfria-se, até apagar-se completamente. O Novo Testamento cita o termo “discípulo(s)” 269 vezes, o termo “cristão” apenas 3 vezes e o termo “crente”, apenas 2 vezes. Qual destes você gostaria de ser?

Se quiser ser discípulo de Jesus, deverá obedecer-lhe aos mandamentos de amar ao próximo, tornar-se um com seu irmão, ser aperfeiçoado na unidade e assim o mundo conhecerá que você, de fato, é um enviado de Deus para anunciar a glória do Senhor. “Eu lhes tenho transmitido a glória que me tens dado, para que sejam um, como nós o somos; eu neles, e tu em mim, a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade para que o mundo conheça que tu me enviaste e os amaste, como também amaste a mim” (João 17:22,23).

Essa sua inquietação por não estar congregando já é a voz do Espírito Santo, incentivando-o a buscar uma congregação onde será ensinado, edificado, aperfeiçoado. Ore pedindo ao Senhor que lhe mostre qual congregação Ele lhe quer, e ali, lance suas raízes, tornando-se um discípulo e não meramente um cristão.

Irmão, igreja ou religião não salva ninguém, não leva ninguém ao céu. Apenas Jesus é o Caminho para Deus e apenas por meio dele somos perdoados de nossos pecados.

Tanto na igreja católica, quanto na evangélica existem coisas boas e coisas ruins, coisas que são doutrinas de homens e não de Deus. Mas nem por isso devemos deixar de congregar, pois na congregação aprendemos o amor, pela prática. Devemos buscar na Bíblia Sagrada o balizamento sobre o que é de Deus e o que não é, para aprendermos a discernir os ensinamentos que recebemos nas congregações, nos cultos, nos louvores, nos CDs, DVDs, livros, etc.

Eu oro para que o Senhor lhe conceda graça e paz, levando-o a pastos verdejantes e a águas de descanso, em nome de Jesus.

José Adelson de Noronha

Escreva seu Comentário ou pergunta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s