Como Discernir o Pecado?


PERGUNTA 

Pastor, queria o seu conselho a respeito de como analisar as coisas e saber se nos convém. Não consigo discernir quando posso assistir a um filme, ouvir alguma música e algo assim. A Bíblia diz que todas as coisas nos são lícitas, mas nem todas as coisas nos edificam. Tento usar essa palavra para me ajudar, mas fico com muitas dúvidas. O que seria edificar? Edificar significa apenas aqueles que nos aproximam de Deus e aumentam nossa fé Nele? Porque muitas vezes mesmo quando vou estudar ou no trabalho não estou sendo edificada dessa forma. E quanto aos filmes, evito os com muita violência ou sensualidade, mas inevitavelmente em filmes há esse tipo de coisa, o mesmo acontece com livros. Posso assisti-los se não me beneficiam nem prejudicam quanto à minha fé no Senhor, apenas servem para entretenimento?

 

RESPOSTA 

Irmã, a Bíblia diz que nós somos templo do Senhor, santuário do Espírito Santo. Somos, portanto, casa espiritual e é nesse sentido que devemos nos aproximar de Cristo, a Pedra Fundamental que dá o esquadro, o nível e o prumo em nossas vidas. Jesus é também a base rochosa onde devemos lançar nossos alicerces espirituais.

Isso se aplica em nossas vidas quando ouvimos seus ensinamentos e o praticamos. Em Mateus, capítulos 5, 6 e 7 está uma síntese de tudo o que Jesus ensinou e que devemos praticar, se quisermos ser edificados na Rocha.

Ali Jesus não fala nada do tipo, “isso pode”, “isso não pode”, mas Ele revela algo muito mais grandioso e que, junto com os demais ensinos de Jesus por meio dos milagres, parábolas e sinais, podem ser resumidos em 7 coisas:

1) Valorizar as realidades eternas acima das coisas terrenas, temporais;

2) Exercitar a fé, na dependência de Deus. Confiar 100% em Deus. Descansar no Senhor;

3) Andar em humildade nos relacionamentos;

4) Ter discernimento das coisas. Avaliar. Ponderar. Ser prudente (e é aqui que se aplica sua dúvida);

5) Vigiar (a si próprio). Ficar apercebido;

6) Orar e

7) Anunciar as boas novas. Evangelizar. Fazer discípulos.

Suas dúvidas sobre como ter uma vida cristã agradável a Deus são legítimas e você aprenderá a discernir o certo e o errado à medida em que for andando com o Senhor, ouvindo a voz do Espírito Santo, seu Conselheiro.

Ver filmes românticos, de aventuras, dramas, suspense, ficção, etc. podem ou não fazer mal a alguém, dependendo da fé daquela pessoa. Muitos vão ao cinema, eu inclusive vou, apenas para distração, apenas para passear com a esposa e filho e depois comer uma pizza tranquilo, em família. Mas, para quem acredita naquelas histórias e faz delas uma regra de vida, isso não é bom, não edifica.

Escolha filmes onde não haja cenas de sensualidade ou violência exacerbada, ou, se for pego de surpresa, feche seus olhos ou saia do cinema/troque de canal. O mesmo se aplica aos livros, músicas, etc.

Tudo aquilo que fizermos e que não nos edifica, não é contado no céu. É como se parássemos em nossa caminhada espiritual. Perdemos tempo precioso, mas somos livres para decidirmos como viver, desde que não sejamos pedra de tropeço para outros.

O Senhor te abençoe com discernimento das coisas e que você saiba ponderar tudo que vê e ouve, vigiando suas tendências e orando para ser fortalecida, é minha oração a seu favor, em Nome de Jesus.

José Adelson de Noronha

Escreva seu Comentário ou pergunta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s