O Futuro Nacional e o Futuro Espiritual de Israel


Wim Malgo

Israel terá um futuro nacional e um futuro espiritual. No final, o futuro de Israel confluirá com o futuro da Igreja de Jesus. Os caminhos que Deus segue com a Igreja de Jesus e com Israel conduzem para um único e grandioso alvo – o estabelecimento do Reino de Deus, mas são caminhos bem distintos. Deus faz acontecer o visível em Seu povo e através de Seu povo, Israel, por meio de obras e milagres, enquanto o invisível, a transformação de seus corações, acontecerá no futuro. Com a Igreja ocorre o inverso. Tudo começa de forma invisível. A pessoa que nasce de novo é renovada a partir de dentro pelo Espírito Santo, para então apresentar o fruto do Espírito exteriormente.

Acerca do futuro de Israel existem duas promessas tão claras que é impossível espiritualizá-las. A primeira é: “Plantá-los-ei na sua terra, e, dessa terra que lhes dei, já não serão arrancados, diz o Senhor, teu Deus” (Am 9.15). Essa é uma declaração muito clara. A promessa que se refere à restauração terrena de Israel está sendo cumprida de forma grandiosa no Oriente Médio diante dos olhos de todo o mundo. A outra promessa, encontrada no Novo Testamento, refere-se à sua restauração espiritual: “…que será o seu restabelecimento, senão vida dentre os mortos?” (Rm 11.15). Assim como hoje o cumprimento das promessas naturais está acontecendo diante de nós, as promessas espirituais a Israel igualmente se cumprirão. Todo o Israel será salvo! Os primeiros sinais já são perceptíveis; observamos uma fome pelo Messias surgindo e crescendo aos poucos. O profeta Ezequiel descreve esse processo com as seguintes palavras: “Então, profetizei segundo me fora ordenado; enquanto eu profetizava, houve um ruído, um barulho de ossos que batiam contra ossos e se juntavam, cada osso ao seu osso. Olhei, e eis que havia tendões sobre eles, e cresceram as carnes, e se estendeu a pele sobre eles; mas não havia neles o espírito” (Ez 37.7-8). Essa é a situação atual de Israel. Mas com isso o cumprimento não está completo, pois o texto continua no versículo 9: “Então, ele me disse: Profetiza ao espírito, profetiza, ó filho do homem, e dize-lhe: Assim diz o Senhor Deus: Vem dos quatro ventos, ó espírito, e assopra sobre estes mortos, para que vivam. Profetizei como ele me ordenara, e o espírito entrou neles, e viveram e se puseram em pé, um exército sobremodo numeroso” (Ez 37.9-10). A explicação subseqüente deixa evidente, sem sombra de dúvida, que se trata de Israel e não da Igreja, pois no versículo 11 lemos: “Então, me disse: Filho do homem, estes ossos são toda a casa de Israel. Eis que dizem: Os nossos ossos se secaram, e pereceu a nossa esperança; estamos de todo exterminados”. Até aqui muitos cristãos acompanham o raciocínio das Escrituras. Porém o texto continua: “Portanto, profetiza e dize-lhes: Assim diz o Senhor Deus: Eis que abrirei a vossa sepultura, e vos farei sair dela, ó povo meu, e vos trarei à terra de Israel. Sabereis que eu sou o Senhor, quando eu abrir a vossa sepultura e vos fizer sair dela, ó povo meu. Porei em vós o meu Espírito, e vivereis, e vos estabelecerei na vossa própria terra. Então, sabereis que eu, o Senhor, disse isto e o fiz, diz o Senhor” (Ez 37.12-14).

Nesse capítulo de Ezequiel vemos a maravilhosa seqüência do que acontecerá com Israel em seu futuro, tanto nacional como espiritualmente. Por exemplo, lemos nos versículos 25 e 27 do mesmo capítulo: “Habitarão na terra que eu dei a meu servo Jacó, na qual vossos pais habitaram; habitarão nela, eles e seus filhos e os filhos dos seus filhos, para sempre; e Davi, meu servo, será seu príncipe eternamente. O meu tabernáculo estará com eles; eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo”.

Portanto, primeiro vem o retorno do povo judeu à terra de Israel (seu futuro como nação), depois sua conversão (seu futuro espiritual). Vemos que não apenas as promessas de um futuro nacional se cumprirão integralmente. As promessas acerca do futuro espiritual de Israel igualmente se cumprirão. O Senhor concretiza passo a passo aquilo que prometeu, uma profecia depois da outra!

Extraído de Revista Chamada da Meia-Noite agosto de 2013

Fonte: Chamada da Meia Noite – http://www.chamada.com.br/mensagens/futuro_de_israel.html

Escreva seu Comentário ou pergunta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s