Como Saber se Deus Aprovou?


PERGUNTA 

Olá pastor! Eu gostaria de saber se para todo planejamento das nossas atividades que fizermos – por exemplo de estudo, trabalho ou lazer- devemos perguntar a Deus se Ele aprova. Tenho dificuldade de discernir se Deus aprova ou não minhas decisões. Estou para escolher uma carreira e quero fazer determinado curso devo então orar a Deus e esperar que Ele manifeste confirmando ou não essa escolha? O motivo da minha pergunta é que desde pequena meu sonho é ser cientista, mas nunca consegui descobrir se Deus aprovava minha escolha. Passou tempo, e acabei escolhendo um curso nessa área. Mas sempre me questiono se o Senhor aprovou ou não o que fiz. Tudo o que quero é viver no Centro da Vontade Dele, e nunca desviar. Ficarei atenta à voz do Pai. Se for da vontade Dele, sairei e farei outro curso 🙂 

Obrigada, Deus te abençoe!

 

RESPOSTA 

Irmã, Jesus é o nosso referencial maior, absoluto, de vida com Deus. Devemos aprender com Ele sempre e lendo as Escrituras podemos ver que Jesus orava sempre, buscando conselhos, orientação, direção do Pai em todas as coisas.

Não pecamos por exagero ao orarmos também em nossas atividades diárias, sejam elas menores ou maiores.

Claro que nas atividades e decisões diárias não precisamos ficar inertes esperando uma resposta de aprovação, pois se entregamos nosso dia e atividades ao Senhor, Ele mesmo se encarregará de trazer paz ao nosso coração ou de impedir a execução da atividade, caso ela não seja do Seu agrado. A paz de Deus é o árbitro em nosso coração, se estivermos procedendo bem.

Mas nas grandes decisões, devemos sim orar e aguardar uma resposta clara de Deus, pois as consequências de uma decisão fora dos princípios cristãos pode trazer graves consequências.

Na maioria das vezes Deus nos responde por intermédio das Escrituras, quando buscamos nela o direcionamento para nossas vidas e relacionamentos. Ali está contida toda a instrução de vida que precisamos.

Por exemplo: Se surge uma “oportunidade imperdível” de um bom negócio, mas para isso precisamos fazer uma dívida arriscada, sem lastro para garanti-la, caso o negócio não se mostre tão bom, quem conhece a Palavra de Deus rejeita imediatamente essa “oportunidade”, pois a Palavra de Deus diz que “a ninguém fiqueis devendo, a não ser o amor”.

Outro exemplo: Se na vida de uma moça que conhece a Palavra surgir um rapaz interessante, mandando SMS, telefonando, etc. mas que mostra não ter o temor de Deus no coração, ela rejeita compromissar-se com ele, pois a Palavra diz “não se ponha em jugo desigual”.

Por isso, busque sempre conhecer a Palavra de Deus pois ela é lâmpada para seus pés e luz para seu caminho e, no dia-a-dia, simplesmente ore entregando seu dia ao Senhor e goze paz com Deus.

 

A Escolha de Profissão 

Na escolha de sua profissão ou carreira, você deve orar sim e manter-se atenta à resposta, a qual pode vir por meio de uma ocorrência significativa na sua área pretendida, algo que lhe fará vibrar com a carreira, ou algo que lhe fará temer pelo futuro. A resposta também pode vir por meio de um sonho. Por isso, preste atenção.

Mas, além de orar e você deve sondar seu coração e ver que áreas do conhecimento humano mais lhe são simpáticas, mais lhe atraem e, principalmente, são mais fáceis para você ler, estudar, aprofundar. Geralmente temos áreas onde temos mais facilidades desde a infância, temos nelas mais prazer.

Não se apegue a “retornos financeiros” que a profissão pode lhe trazer, pois existem pessoas em áreas de grande retorno e que são infelizes. Outras são felizes, mesmo em áreas de pouco retorno. Além disso, quem ama o que faz, faz bem feito. E são valorizadas por isso e podem até se destacar financeiramente, em qualquer área profissão.

Existem cursos que aplicam testes vocacionais e são bastante fidedignos, mostrando-lhe, não uma profissão específica, mas uma área de conhecimento mais apropriada ao seu perfil psicológico.

 

A Vontade de Deus

Entendo seu zelo em fazer a vontade de Deus em todas as coisas e creio que você será muito abençoada por isso. Na verdade o Senhor quer apenas que permaneçamos fiéis a Ele e ao sacrifício de Jesus na cruz do Calvário. Essa É A VONTADE DE DEUS: que todos sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade.

Em qualquer profissão, em qualquer empresa, em qualquer atividade humana o Senhor poderá estar sendo glorificado com a atitude de Seus filhos. O Senhor necessita de homens tementes a Ele em todas as áreas, em todos os níveis. Pessoas que não se envergonham dele, que deem bom testemunho de vida cristã, que orem pelos lugares onde trabalham, que sejam pacificadores e que preguem o Evangelho a todos.

Você é livre para escolheu mudar, mas vejo que o Senhor pode abençoá-la no campo da ciência sim.

Adão foi formado do pó da terra e era alimentado pelos frutos da própria terra que o gerou, e Deus o colocou para cuidar daquela terra (Gn 1). Assim também você, que está sendo formada na ciência e será alimentada pelos frutos da ciência, deverá cuidar do campo onde o Senhor a colocar, glorificando-O em todas as oportunidades, em todas as portas que Ele lhe abrir.

Não esconda de ninguém sua fé, não se envergonhe de sua fé no Criador e deixe sua luz brilhar entre seus pares, para que a vejam e o Pai seja glorificado (Mt cap 5).

Eu oro pedindo ao Senhor que lhe abençoe com revelação sobre a direção que você deve tomar, dando-lhe discernimento espiritual de forma a que você sempre esteja glorificando ao Pai com sua profissão e relacionamentos, em Nome de Jesus.

Graça e paz lhe sejam multiplicadas no pleno conhecimento de Jesus Cristo!

José Adelson de Noronha

4 opiniões sobre “Como Saber se Deus Aprovou?”

  1. Pastor, muito obrigada de coração por responder às perguntas com tanto carinho e atenção. Oro pra que Deus te abençoe grandemente!
    Então somos nós que escolhemos nossa profissão? Não precisamos esperar Deus responder se Ele aprova ou não?

    Curtir

    1. Sim, toda escolha é nossa. Devemos orar, buscar direção e ficar atentos à resposta, mas a decisão é sempre nossa.

      Se soubermos escolher segundo a direção de Deus, seremos bons profissionais a serviço do Reino. Se escolhermos segundo nossa própria vontade, poderemos até ser bons profissionais, mas estaremos a serviço de outro senhor.

      Mas, mesmo nessas circunstâncias, se buscarmos a Deus, mesmo depois, Ele é poderoso para nos capacitar e nos colocar a seu serviço. Por isso, não se angustie tanto com relação a isso, mas siga em paz, pois vejo que há temor de Deus em seu coração e você sempre estará buscando a Deus em todos os seus caminhos.

      Que o Senhor lhe abençoe e aplaine suas veredas, para honra e glória de Jesus.

      Curtir

        1. Amado, ore a Deus e peça para Ele lhe dar um sinal dizendo se está sendo aprovado por Deus. Geralmente quando algo é aprovado por Deus sentimos paz no coração, na alma. Quando algo vai contra a vontade de Deus, quase sempre sentimos um incômodo e intranquilidade no coração. Um abraço.

          Obs: Não sou pastora, ok? É que vi sua pergunta e quis responder, já que o irmão José Adelson (conselheiro do site) está em tratamento contra uma enfermidade na medula óssea e responde apenas conforme sua possibilidade. Peço que nas suas orações lembre-se de orar pelo nosso irmão e sua família para Deus abençoá-los e conceder-lhes o que precisam nesse momento.

          Curtir

Escreva seu Comentário ou pergunta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s