Falsas Igrejas de Cristo e Falsos Líderes


falsos-profetas-ovejas-lobos

PERGUNTA 

Boa noite pastor! Tenho uma dúvida para tirar!!! Sei que existem pessoas que são escolhidas por Deus e no entanto se deixam corromper na caminhada. Eu tenho algumas dúvidas em relação a “falsos profetas” e tb aqueles q Deus realmente escolheu, mas se corromperam!!! Pastor, hoje em dia vemos muitos sites “gospel” que nada mais são do que uma rede de fofocas.. apontando e julgando atitudes de pastores ou de homens que levam o evangelho de Deus; eu sei que existem muitos homens e mulheres que não são escolhidos de Deus, são aqueles que se intitulam “pastores”, mas apenas para arrecadar com as ovelhinhas. Por outro lado, tem aqueles pastores (muitos famosos, passam culto na tv) que você, a princípio, até via ser usado por Deus, era alguém com sabedoria, que levava uma palavra que toca ao coração, era (ou ainda é) usado por Deus.. mas consequentemente com o crescimento da igreja (e com o aumento de dízimos e ofertas) vemos uma verdadeira ostentação de bens, ou aquele “ar” diferente.. o qual não fazia parte antes. Parece que se corrompeu, decidiu servir ao dinheiro. Algo que eu não compactuo. Não sou contra um homem de Deus ser bem de vida, não mesmo, eu queria isso para todas as pessoas. Mas sou contra, a perda da simplicidade, aquela simplicidade que Deus diz sobre o semeador da palavra. 

Pastor, sei que somos todos humanos e estamos sujeitos a falhas. Nós, como irmãos, acreditamos na mesma fé, no mesmo Deus e na mesma Palavra, devemos ou não, orar por esses irmãos que perderam o foco em Deus e estão se ‘desviando’ pouco a pouco do caminho da salvação? Estão perdendo a simplicidade e se deixando levar pelo o dinheiro, pela a ostentação? 

Minha outra dúvida pastor, é em relação a certos falsos profetas (que o povo diz ser). Pastor, existe uma igreja, não ou citar o nome pq fica feio, mas ela é bem famosa mundialmente, só que infelizmente o seu “dono” já foi filmado ensinando a roubar os fiéis… todas as pessoas do mundo, q não são evangélicas e odeiam a igreja, usam do exemplo dele pra dizer q os pastores são ladrões. Mas pastor, Jesus disse q quem não ajunta, espalha, ou algo parecido rsrs … vc não acha que muitas pessoas chegam a Deus por eles? Conhecem esse caminho por eles? Mesmo q tenham essa fama… quantas e quantas pessoas não conheceram Jesus através deles? Sei q com o tempo, com o discernimento de Deus, talvez a pessoa até vá p uma igreja “melhor”, pq o evangelho pregado lá às vezes é “deturpado”….. 

Eu fico em dúvida com essas coisas… qnto puder, me responda!! Deus abençoe. Bianca

 

RESPOSTA 

Irmã Bianca você esta certíssima em dizer que há verdadeiros homens de Deus que se desviam da sã doutrina, assim como há falsos homens de Deus, ambos na seara, trabalhando. Os primeiros, por alguma razão, perderam o foco, caíram, mas ainda tentam voltar à pureza e santidade originais. Eles necessitam de oração e intercessão, para que sejam restaurados. Os demais, por interesse pessoal, seja de fama ou dinheiro usam em vão o Nome de Deus e também necessitam de oração e intercessão, para que se convertam e sejam santificados.

O apóstolo Paulo recomenda que oremos pelas autoridades, para que tenhamos vida mansa e pacífica. E ele não está falando apenas das autoridades civis, mas de todo tipo de autoridade, inclusive pastores, padres, chefes e até pais. Por isso todo cristão deve orar pelos seus líderes espirituais, assim como pelos que, de alguma forma, os edificam por meio de outros ministérios, seja na TV, na internet ou em literaturas diversas.

O amor ao próximo é o cumprimento da Lei. No amor ao próximo, seja ele merecedor ou não, está a prática cristã em sua integralidade. No mesmo capítulo 13 de Romanos, que fala da obediência à autoridade, o apóstolo fala que não devemos ficar devendo coisa alguma a qualquer pessoa, a não ser o amor, pois por mais que amemos, ainda seremos devedores no que tange ao amor. Ninguém peca por amar e amar muito.

Por isso, vendo um líder espiritual que não anda segundo a sã doutrina, interceda por ele, de todo o seu coração. E também, vendo um líder fiel e temente a Deus, ore por ele, pois ninguém que está de pé está isento de cair. Aproveitando, ore sempre por mim também e seja o Senhor a recompensá-la abundantemente.

Sei de qual denominação a irmã se refere e tenho a firme convicção de que há muitos ensinos deturpados lá sim, mas eu vejo essa denominação como um pronto-socorro para os aflitos.

Muitos que vão lá pela primeira vez estão indo atrás de bênçãos terrenas, como restauração de lar, de saúde ou prosperidade. Estão errados? Isso depende de cada um, individualmente. As pessoas podem ter seus lares restaurados, abençoados até à morte, mas sem arrependimento dos próprios pecados morrerão perdidos. Assim também com a saúde. Poderão ser curadas das enfermidades mais terríveis, mas sem arrependimento, morrerão de velhice, mas perdidas. E nem preciso falar da prosperidade material.

O que, na verdade, todos nós precisamos? De salvação da nossa alma! Quem vier para Jesus apenas por causas das coisas desta vida, será a pessoa mais miserável de todas: “Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens” (1 Co 15:19)

Eu espero que aqueles que vão lá por alguma razão terrena encontrem a verdadeira Pérola, o verdadeiro Tesouro, que é Jesus Crucificado por amor a eles. E espero que se convertam e sejam salvos.

Eu oro e peço ao Senhor que continue lhe abençoando, irmã e lhe direcionando os passos pelo Caminho, em Nome de Jesus. Não gosto de aconselhar livros, pois o nosso tempo é curto e devemos gastá-lo no que é pão, isto é, na Bíblia Sagrada, mas quero te recomendar um: O Peregrino. É um livro clássico do cristianismo, escrito há mais de 300 anos e muito bom. Compre-o e leia com carinho e te asseguro que você não se arrependerá.

A Graça e a paz do Senhor Jesus esteja contigo, hoje e sempre

 

José Adelson de Noronha

17 opiniões sobre “Falsas Igrejas de Cristo e Falsos Líderes”

  1. Pastor Adelson, quem é o cavaleiro do cavalo branco do livro do Apocalipse?
    Na escola dominical foi ensinado que é o anticristo mas um pregador falou que é Jesus.
    Perguntei pro meu pastor e ele não soube dizer e ainda não me respondeu.

    Curtir

    1. Amado, o pastor J. Adelson já está com Cristo há um ano.
      Não é que seu pastor não soube te dizer, mas deve ser porque o livro de Apocalipse é o mais difícil de todos e algumas verdades apenas as saberemos quando estivermos com Cristo na glória. Talvez por falta de tempo ou disposição, ele apenas não quis fazer essas pesquisas apenas pra te dar uma resposta ou correr o risco de te responder errado.

      Esse cavalo branco que se refere, deve ser o do capítulo 6:2, veja o contexto de todo o capítulo, e veja que todos os 4 cavalos com seus cavaleiros, assim como toda a mensagem do capítulo 6 é de trazer juízo e o mal sobre a Terra, veja também que foi lhe dada uma coroa (mas se fosse Jesus, Ele não precisaria de mais uma coroa, pois ele já é coroado Rei dos reis), então esse cavaleiro do capítulo 6 deve ser o anticristo mesmo.

      Agora, quanto a mensagem de Apocalipse 19:11-16, aqui está bem claro que o cavaleiro do cavalo branco “aqui” é Jesus Cristo nesse capítulo. Caso queira saber mais, achei um artigo interessante: https://goo.gl/uRs9OF
      Que o Senhor lhe abra o entendimento da sua palavra.
      Abs.

      Curtir

      1. Paulo, deixarei minha participação. Apocalipse é um livro que causa certas especulações justamente porque muita coisa é simbólica e aí cada pessoa pode ver de um jeito diferente. Mas vamos lá…

        Quatro cavaleiros se apresentam quando os quatro primeiros selos são abertos (Zc 1.8-17; 6.1-8); representam o julgamento divino contra o sistema mundial corrupto e maligno e contra os ímpios. Muitos intérpretes bíblicos creem que o cavaleiro do cavalo branco é o anticristo (1 Jo 2.18), o futuro dominador mundial, que deve iniciar suas atividades no início dos últimos sete anos.

        Deus permite que ele engane todos que se opõe a Cristo. Sua conquista inicial realiza-se sem guerra aberta, pois a paz só é tirada da terra a partir dos tempos do segundo cavaleiro (1 Ts 5.3; Dn 9.26,27). Por outro lado, todos os demais cavaleiros são personificações, de modo que aquele que estava assentado no cavalo branco pode simbolizar a conquista ou um espírito poderoso da parte de Satanás, a ser solto nos tempos do fim.

        Um abraço.

        Curtir

        1. Em Apocalipse 19. 11-16, narra o começo da segunda vinda de Cristo à Terra, como Rei dos reis e Senhor dos senhores. Ele vem do céu como o Messias-Vencedor (2 Ts 1.7,8) para estabelecer a verdade e a justiça (Sl 96.13), julgar as nações e aniquilar o mal (Jo 5.30). É esse o evento que os fieis de todas as gerações aguardam.

          Abraço e espero ter contribuído e ajudado a esclarecer um pouco mais o assunto.

          Curtir

  2. irmã Cacau, sou evangélica e fui levada por uma amiga a um lugar que marcaram uma cirurgia espiritual a longa distancia com dia e horário e eu recebi a cura de cancer nos seios. Disseram que eu seria operada por dr fritz. Fui curada por um demônio?

    Curtir

    1. Cleide, Dr Fritz já está morto e sabemos que um morto não pode voltar a ter contato com ninguém no mundo dos vivos. Logo, o “espírito” do Dr Fritz ou de qualquer outra pessoa já morta, incorporada a um médium trata-se sim de um espírito demoníaco. Os demônios também operam “maravilhas e milagres” e acabam enganando a muitos, por isso, a necessidade de estarmos sempre em comunhão com Deus e pedirmos discernimento espiritual.

      “Não vos voltareis para os necromantes, nem para os adivinhos; não os procureis para serdes contaminados por eles. Eu sou o SENHOR, vosso Deus.” (Levítico 19.31).

      Na versão da linguagem de hoje diz assim: “Não recorram aos médiuns nem busquem a quem consulta espíritos, pois vocês serão contaminados por eles. Eu sou o Senhor, o Deus de vocês” (Levítico 19.31).

      Veja que as traduções falam a mesma coisa, só que com linguagem distinta, uma fala numa linguagem mais antiga e outra mais moderna. Mas em ambas versões fica claro que consultar espíritos não é de Deus.

      Em 2 Coríntios 11.12-15 (fala que satanás se transforma em anjo de luz). Em Mateus 24.23-15 também nos dá alerta:”Então, se alguém vos disser: Eis aqui o Cristo! Ou: Ei-lo ali! Não acrediteis; porque surgirão falsos cristos e falsos profetas operando grandes sinais e prodígios para enganar, se possível, os próprios eleitos. Vede que vo-lo tenho predito.”

      Espero ter esclarecido sua dúvida. Um abraço.

      Curtir

        1. Amada, não sei te afirmar se isso gerou pacto de maldição ou de legalidade sobre sua vida. Sugiro que procure o pastor de sua igreja para que possa tirar suas dúvidas quanto a esse assunto.

          Me lembrarei de orar por você, Cleide. Um abraço.

          Curtir

          1. Amada, percebi que você está preocupada por ter participado de uma cirurgia espiritual.

            Já sugeri que procure um pastor para que receba ajuda e orientação de como proceder.

            Mas senti de lhe dizer para buscar a Deus em oração. Clame a Deus pelo Seu perdão e peça que Ele repreenda de sua vida toda ação e influência maligna. Vá aos cultos com frequência, priorize Deus na sua vida. Dedique tempo à oração, estudo da Bíblia. Quem estuda a Bíblia está mais apto para discernir o que é ou não da parte de Deus.

            Espero que seu pastor possa lhe ajudar e que você alcance paz com Deus. Ore sempre, peça a Deus que não deixe nenhum espirito maligno dirija sua vida. Creia na misericórdia de Deus!

            Curtir

  3. Irmã cacau já li na bíblia já pesquisei na net e não encontrei nada que me convença que existem pastoras a bíblia menciona sim uma pastora mas de ovelhas Raquel cacau o que quero saber e que se uma pessoa se nomeia pastora ela está pecando e desobedecendo a lei de Deus ?e quem está com ela também ?

    Curtir

    1. Amado(a), na Bíblia não há uma resposta pronta para essa pergunta se mulher pode ou não ser pastora. Os apóstolos foram escolhidos por Cristo mas não foram só eles que pregaram o evangelho na igreja primitiva. Os discípulos em Lucas 10 foram também designados por Jesus. Todavia, cada um que entrava em contato com Cristo, descobria a Boa Nova, se tornava evangelizador. Veja, por exemplo, em Lucas 8.1-3, quando o evangelista conta como Jesus anunciava o Evangelho acompanhado por diversas mulheres:

      “Depois disso, ele andava por cidades e povoados, pregando e anunciando a Boa Nova do Reino de Deus. Os Doze o acompanhavam, assim como algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e doenças: Maria, chamada Madalena, da qual haviam saído sete demônios, Joana, mulher de Cuza, o procurador de Herodes, Susana e várias outras, que o serviam com seus bens”.

      A sociedade, no período em que a Bíblia foi escrita, era extremamente machista. A bíblia não pode prescindir desse contexto histórico. Por isso não podemos pensar que um autor sagrado pense como nós hoje, em relação aos direitos das mulheres.Há muitas igrejas protestantes onde o papel da mulher como pastora não suscita mais nenhuma perplexidade. Por outro lado há aqueles que acham que não devem consagrar mulheres ao ministério pastoral, afirmando que não é correto.

      No Novo Testamento, o único texto que menciona um papel institucional de uma mulher na igreja primitiva se encontra em Romanos 16.1:

      ” Recomendo-vos a nossa irmã Febe, que está servindo à igreja de Cencréia, para que a recebais no Senhor como convém aos santos e a ajudeis em tudo que de vós vier a precisar; porque tem sido protetora de muitos e de mim inclusive”.(versão Almeida Revista e Atualizada)

      “Recomendo-vos a nossa irmã Febe, que é diaconisa na igreja de Cencréia. Peço que a recebais no Senhor, de modo digno como os santos devem ser recebidos e a ajudeis em tudo o que venha a necessitar, porquanto ela tem prestado grande auxílio para muitas pessoas, inclusive para mim”.(versão King James Atualizada).

      Há quem use esse texto para afirmar que mulheres não podem ser pastoras: “As mulheres estejam caladas nas igrejas, porque lhes não é permitido falar”. (1º Coríntios 14:34)

      Porém, esse texto se fosse seguido à risca, negaria às mulheres o direito de até cantar, testemunhar na igreja. Esta passagem existe por razões das mulheres fazerem perguntas que constrangiam os ministros na época. Não existiam caixas de som, microfone, etc. As reuniões, como nos mostra o livro de Atos, faziam-se perguntas, principalmente de assuntos íntimos, e por isso, nesta mesma passagem, logo no versículo abaixo, Paulo explica:

      “E, se querem aprender alguma coisa, interroguem em casa a seus próprios maridos,
      porque é indecente que as mulheres falem na igreja”. (1º Coríntios 14:35)

      De minha parte penso que as mulheres podem e devem evangelizar quanto puderem, com amor e autoridade, porém ainda não tenho uma opinião formada quanto a mulheres receberem títulos de pastoras. Vamos dizer que ainda não pesquisei a fundo esse tema e por isso não tenho como dizer com convicção se é errado ou não. O que sei é que para uma mulher fazer a Obra de Jesus, ela não precisa necessariamente pertencer a um ministério na igreja.

      Deus lhe abençoe e um abraço.

      Curtir

  4. Muito boa a pergunta e a resposta foi excelente. Esse livro que foi recomendado: O peregrino, deveria ser lido por todos os cristãos. É um clássico tocante. Eu já li o livro e já assisti o filme, vale a pena tanto um quanto o outro, apesar do livro ser melhor. Particularmente acho que os livros conseguem ser mais completos que os filmes e sou fã de leituras (claro de bons livros). Deus abençoe esse site e que as mensagens aqui falem aos corações de todos que visitarem o site.

    Curtido por 1 pessoa

Escreva seu Comentário ou pergunta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s