Dom Irrevogável


PERGUNTA 

Acho esse blog muito bom e as respostas são sempre baseadas na Bíblia, mas lendo uma resposta para a Simone, fiquei em dúvida. Na resposta o pr disse que o Espírito Santo não pode se apartar em hipótese nenhuma de uma pessoa, que Ele é obrigado a conviver conosco, mesmo quando o entristecemos e pecamos. Vou deixar meu ponto de vista e depois gostaria de ter uma explicação a esse respeito. 

Acho que o Espírito Santo não é obrigado a conviver conosco. Nós que servimos a Deus, somos o Templo do Espírito Santo de Deus, logo Ele habita dentro daqueles que o amam e o servem com prazer, em espírito e em verdade. Porém, quando uma pessoa peca deliberadamente, ou seja, tem consciência de seu pecado e mesmo assim persiste no pecado, sem se arrepender e mudar de vida, o Espírito Santo se afasta dessa pessoa, sai dessa pessoa, porque a pessoa deixou de ser Templo do Espírito Santo de Deus. 

O Espírito Santo pode continuar em uma pessoa que peca involuntariamente, que peca mas se arrepende e se esforça para tentar ser nova criatura, mas se a pessoa não se arrepende, se peca voluntariamente, sabendo que está contrariando a vontade de Deus, aí penso que o Espírito Santo de Deus pode sim se retirar da pessoa, se apartar da pessoa. 

Por exemplo: uma pessoa pode num momento de descuido, vulnerabilidade, cair em tentação e pecar, mas depois do pecado, a pessoa pode se arrepender, pedir perdão e misericórdia a Deus e assim alcançar perdão de Deus e assim continuar tendo o Espírito Santo em sua vida, continuar sendo o Templo do Espírito Santo. Esse é meu ponto de vista, baseado em leituras, pregações. Concordo com a parte em que diz que o Espírito Santo se entristece conosco, quando pecamos e ferimos sua Santidade, mas creio que Ele só fica conosco, habitando em nós, quando pecamos e reconhecemos nossos erros e tentamos mudar de conduta, porque somos pecadores e pecamos sempre, mas a pessoa que peca deliberadamente, sabendo que está pecando (adultério, prostituição, idolatria, avareza, calúnia etc.) e permanece no pecado, sem se arrepender e até gostando e amando a vida de pecado que está levando, com o tempo o Espírito Santo se aparta. Gostaria que me esclarecesse esse assunto. Tatá

 

RESPOSTA 

Irmã Tatá, que a graça e a paz do Senhor Jesus esteja contigo. Sua interpretação está correta no que se refere à pessoa que peca deliberadamente e não se entristece com isso e nem deseja mudança de vida. Para essas pessoas poderíamos questionar se, de fato, elas são nascidas de novo. 

Quem não é nascido de novo não é templo do Espírito Santo e, portanto, o Espírito Santo não está nele. Apenas o espírito humano, o qual anseia por um quebrantamento da alma daquela pessoa. Mas a alma fala mais forte que o espírito dela e assim, prevalece, por meio da carne. 

Mas, para aqueles que são nascidos de novo, nascidos do Espírito, não há como o Espírito se afastar delas, mesmo que elas ainda pequem deliberadamente. Sim, porque há crentes carnais, segundo afirma o apóstolo Paulo, mesmo salvos, porém ainda crianças em Cristo (1 Co 3:1-3) 

Sabemos que os dons de Deus são irrevogáveis e o Espírito Santo é o Dom maior que Deus poderia derramar sobre uma pessoa. Portanto, aquele que tem o Espírito Santo de fato, mesmo que ainda permaneça no pecado, ainda assim o Dom do Espírito não lhe é retirado. Essa pessoa entristece o Espírito, mas a não ser que venha a blasfemar contra o Espírito, todo pecado lhe será perdoado. Claro, ela sofrerá disciplina da parte de Deus, sofrerá consequências das suas decisões e atos, mas o Espírito não lhe será retirado, pois os dons de Deus são irrevogáveis (Rm 11:29). 

Essas pessoas, à medida que perseverem em andar com Cristo, irão sendo gradativamente santificadas, num processo contínuo, pela ação do Espírito Santo nelas. 

Espero ter me feito compreender e oro ao Senhor que nos guarde do mal e das tentações, em Nome de Jesus.

José Adelson de Noronha

13 opiniões sobre “Dom Irrevogável”

    1. Amada, você deve estar se referindo ao que está ocorrendo na outra seção do blog…

      Pois é, fico triste de ver onde as acusações estão chegando. Mas creio que o blog deve ser fechado a qualquer momento e então continuarei meus aconselhamentos por via e-mail como já faço com muitos.

      Enquanto o blog estiver aberto, se possível, posso comentar e ajudar. Mas claro que eu dou minha opinião, não sou substituta de Bíblia… O que quero dizer é que eu tento ajudar as pessoas, mas deixo claro a importância da pessoa buscar a Deus e sempre estudar a Palavra de Deus.

      Espero que esteja bem, amada, que esteja em paz, com marido e tudo o mais. Ore por mim, estarei orando por ti.

      Grande abraço. (conte comigo quando precisar).

      Curtir

  1. pois eu digo irmão que as vezes fico muito triste pois desejo o espirito santo na mina vida mais do que qual quer riqueza ou bem materiais pois pra mim o dom do espirito santo esta em primeiro lugar./ desculpe por algum erro pois meu teclado não esta muito bom.

    Curtir

    1. Querido, mais uma vez dizendo: Vc já tem o Espírito Santo dentro de vc, pois o recebeu desde o momento em que aceitou Jesus! Sou cristão desde que nasci e acho que dos meus 14 pra 22 anos, me lembro que cansei de pedir, e orar e jejuava o dia todo e chorava pedindo para ser batizado e nada né. Assim sendo chegou uma época em que eu pensava que talvez isso não fosse pra mim, ou que eu receberia em alguma vigília. Acontece que em sonhos eu falava em línguas maravilhosamente, mas acordado nunca. Só vim a receber esse dom pela graça de Deus depois dos 40 anos, é uma coisa natural, Ele já está dentro de vc amado. Depende mais de quebrantamento e da sua iniciativa de “sufocar” a razão que fica impedindo, abrir a boca e se explodir em êxtase no Espírito Santo.

      Curtir

    1. Irmão, entenda que vc já tem o Espírito Santo, só está faltando o irmão se abrir, dar vazão e receber o dom de falar em línguas. Eu vivi todo minha vida buscando e não conseguia, depois de muitos anos, numa semana em que (eu pequei demais), isso me levou a um quebrantamento profundo durante toda a próxima semana, eu ia comer e as lágrimas caiam na comida, depois de 6 dias assim fui batizado em casa sozinho, ouvindo um louvor no Youtube.
      Lembre-se é quebrantamento e na hora que vc tiver no momento mais intenso de comunhão com Deus, é só abrir a boca e deixar sair as palavras que tiver que sair, não se importando com o significado, e pronto!

      Curtir

    2. Olá, Rogério, vou deixar também minha colaboração. Não existe lugar certo para receber o Espírito Santo. Pode ser na igreja, no trabalho, em casa…o que vai contar é a vida espiritual, a sua sintonia com Cristo, compreende?

      Mas quero esclarecer um ponto: Quando entregamos nossa vida a Jesus, automaticamente passamos a ser “templo do Espírito Santo”, ou seja, Ele passa a habitar no nosso corpo, coração. O batismo com o Espírito Santo é apenas um outro passo, um passo mais íntimo com o Espírito Santo. Muita gente fica triste achando que se não falar em línguas não tem o Espírito Santo e não é verdade. Quando aceitamos a Cristo como Nosso Salvador, já temos o Espírito Santo conosco. Para receber o batismo, ore, busque a Deus, dedique tempo ao estudo bíblico e persevere na oração.

      “Não se embriaguem com vinho, que leva à libertinagem, mas deixem-se encher pelo Espírito..” (Efésios 5.18)

      Um abraço.

      Curtir

  2. Eu sempre tive algumas dúvidas sobre o Espírito Santo, algumas coisas acho complexas para entender. Por isso, gostei de ler essa matéria, sempre é bom conhecer um pouco mais de Deus. Que Deus abençoe o ministério maravilhoso, que é o evangelho pregado de forma simples, mas firme e com amor e sensibilidade. Admiro pessoas que evangelizam, porque não é tão fácil como parece, há espinhos no caminho, mas uma alma convertida, vale mais que o mundo inteiro para Deus. Esse trabalho não é em vão.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Olá Pastor José Adelson,gratificante e verdadeira sua resposta a amada irmã.infelizmente a pessoa do Espírito Santo não é tão mencionado verdadeiramente quem é,e qual suas funções e finalidades imposta pelo próprio DEUS quando é derramado sobre uma pessoa que passou verdadeiramente pelo processo do novo nascimento.Um dos pilares posto por DEUS entre tantos do Espírito Santo é convencimento do erro João 16 v 8,9.E isto se dá em todo tempo em que a pessoa uma vez habitada por ele está em declinio en sua vida espiritual,isto para que se arrependa e alcance a Justiça de DEUS.Verdadeiramente Pr,o novo nascimento é que verdadeiramente faz a diferença na vida humana.Este processo também e graça incessante da parte de Deus aos que ele amam,Glória DEUS.
    Parabéns.

    Curtido por 1 pessoa

  4. Como é bom quando nossas dúvidas são esclarecidas! Na sua resposta para a Simone fiquei em dúvida sobre sua fala sobre o Espírito Santo, mas deve ser porque ali o pr falou resumidamente, abreviadamente. Quando explicou de modo específico aí ficou tudo mais claro. Obg.

    Curtir

Escreva seu Comentário ou pergunta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s