Aconselhamento

Página dedicada a quem necessita de

 aconselhamento ou tem dúvidas bíblicas.

 

Atenção:

Os temas Namoro, Casamento, Sexo e Vícios já foram tratados aqui exaustivamente, seja em forma de mensagens, seja nos comentários adicionais.

Peço aos amados irmãos que pesquisem no site essas mensagens e comentários, antes de colocar sua questão, pois ela pode ter sido respondida com razoável grau de precisão. 

Que a graça e a paz do Senhor Jesus esteja contigo.

233 opiniões sobre “Aconselhamento”

  1. Dormi com minha noiva, antes do casamento, algumas vezes. Vou me casar mes que vem e vi recentemente uma pregação do Lucinho que quando caímos em pecado ou seja transamos antes do casamento, o mais certo a se fazer è largar essa pessoas, antes que se torna mais amargo a sua vida.
    Realmente è preciso largar?, Deus não perdoa e ele não pode abençoar o casamento mesmo que tenha dormido juntos antes ?

    Curtida

    1. Cícero, claro que Deus perdoa o pecado de quem se arrepende e deixa o pecado. Largar a sua noiva agora, depois de ter transado com ela seria uma canalhice e tanto! Infelizmente, muitos pastores estão disseminando ideias equivocadas e levam os menos esclarecidos a seguirem suas teorias erradas.

      Se você ama sua noiva, peça perdão a Deus, se quiser pode conversar com o pastor de sua igreja para receber orientação e seja homem assumindo a responsabilidade de seu erro. É muito cômodo para um homem depois de conseguir o que queria (sexo), dizer que se enganou, que não era o que queria e “dar o ponta pé” na mulher…Sinceramente, isso é falta de caráter!

      Amado, respondendo sua pergunta: Deus pode sim abençoar o casamento de vocês e perdoar o erro dos dois (sexo antes do casamento). Claro que todo pecado têm suas consequências, mas Deus além de justiça, é misericórdia e amor também! Cuidado com o tipo de conselhos que possa receber, veja se são de pessoas íntegras e pautada na Palavra de Deus.

      “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.” (1 João 1.9)

      Deus lhe abençoe. Um abraço.

      Curtida

      1. Outra coisa cacau. Tenho minhas filosofias de vida, certo ? cada um tem a sua. E pra mim amor è vc dedicar uma vida a uma pessoa sò. Estou com casamento marcado ja, já fiz reserva de viagem, porem infelizmente minha noiva ja teve outra pessoa (ja transou com outro), porem recentemente li um artigo que me encheu a cabeça com muito mais besteira. Ele dizia que quando transamos fora do casamento, uma parte de vc fica com a pessoa e a outra fica contigo, e quando encontrar a pessoa escolhida para o casamento e viver a vida juntos, essa mulher não poderá se dedicar 100% ao marido na vida sexual, pois metade dela ja encontrasse com o primeiro. Minha noiva perdeu a mae cedo, antes teve que cuidar dela doente e sozinha, por inocência talvez, conheceu um rapaz pela internet e viajou quase o brasil para encontrar ele e perder a virgindade, logo ele visitou ela tbm e se relacionaram algumas vezes e largaram. Então tenho medo de machucar ela com os traumas dela com a mae. Mas e eu como fico, sabendo que a vida inteira ela vai ter alguém na memoria tbm, que nao seja eu ?. Como superar isso, tenho menos de um mes para casar e isso AS VEZES vem contudo na minha mente, A MAIOR PARTE DO TEMPO, nao penso nisso. Como fazer ?

        Curtida

        1. E nesse artigo falava também, que quando você se relaciona com a pessoa antes de casar, gera duvida e desconfiança em você, pois fica pensando se ela ja teve outra alguem. E foi isso que aconteceu, quando caimos algumas vezes, veio na mente ” Mas ela sabe fazer as coisas tudo, ate parece que è experiente no assunto, sera que foi sò um que ela teve, nos 18 anos mesmo ? ” (hoje ela tem 23) Entao fico pensando nisso, ela ja contou todo seu passado, mas ainda sim fica na duvida. Como lidar com isso ?

          Curtida

          1. Cícero, sua noiva já lhe contou o passado, você já sabe, agora é seguir em frente focando no presente e futuro. O passado deve ser deixado para trás.

            O fato de uma mulher “saber tudo” na hora H não significa necessariamente que ela tenha tido um passado promíscuo com vários parceiros e feito de tudo! Hoje há mais informações e por isso, muitas pessoas que nem mesmo têm a prática, podem “entender bem do assunto”. O fato de uma mulher ter tido um parceiro sexual no passado também não significa que ela sempre terá o ex na memória! Se você consegue perceber que a sua noiva lhe ama, lhe respeita, isso é o que interessa! Enquanto ficar focado no passado dela, irá sofrer, ficar ansioso e na dúvida!

            Chame sua noiva e orem juntos pedindo perdão pelo “vacilo” de vocês terem tido relações sexuais antes do casamento, peçam as bênçãos Dele sobre vocês e de agora em diante, andem conforme a vontade de Deus. Leiam a Bíblia, orem juntos, conversem… Não permitam que o passado de um de vocês ou de ambos, interfiram na relação, caso contrário, não serão felizes.

            Curtida

            1. Cícero, eu sou mulher e já percebi que os rapazes e homens cristãos, gostam de imaginar sua futura esposa como uma moça pura, ingênua, virgem e intocada. Não é errado um jovem cristão pensar assim, desde que ele também tenha em mente, que a pureza de um jovem cristão não é apenas para a moça, mas para o rapaz também.

              Mas você há de concordar comigo, que a realidade muitas vezes “fogem” do que esperamos, não é mesmo? O correto nesses casos, é se adequar a situação que estão vivendo. Não pense que não entendo seus dilemas e dúvidas, entendo, mas falo isso para seu bem.

              Deixe os ciúmes e insegurança sobre o passado de sua noiva para trás. Ficar tocando no assunto com ela, ou jogando indiretas também não é legal e com o tempo, desgasta a relação.

              As vezes, vejo que muitos jovens casais tem de tudo para serem felizes: se amam, se respeitam, desejam realizar sonhos e projetos juntos no futuro…mas não conseguem ser felizes por um simples motivo: o passado de um ou de ambos, despertam ciúmes em um dos cônjuges, gerando desconfianças, mágoas. Eu sempre penso que não se deve casar tendo dúvidas do amor pelo noivo (a), mas se há amor, o segredo é não permitir que nada interfira e estrague o relacionamento.

              Quando ler coisas em revistas, internet, ouvir conselhos e conversas, saiba “filtrar” o que poderá ser útil e deletar o que não faz sentido. Quer ser feliz? Viva uma vida na presença de Deus e retenha o que for bom!

              Um abraço.

              Curtida

              1. Ah, uma observação, Cícero: você disse que medo de machucar sua noiva. Não sei até que ponto você gosta de sua noiva, se a ama…Mas caso não tenha certeza do amor por ela ou não a ame, não é bom se casar assim. Casamento deve ser baseado no respeito e amor mútuo e recíproco. Abraço.

                Curtida

                1. Eu a amo Cacau muito. Machucar no sentido de deixar escapar coisas do passado dela. A familia dela è bem conservadora, tive meu passado tbm com Drogas, mesmo assim ela me aceitou. Acho que tem razao, o segredo è oramos e equilibrio espiritual mutuo. Nao tenho duvida do meu amor por ela e do dela pra mim. Mas è isso ai, focar em Deus mesmo. Valeuuu Cacau

                  Curtida

                2. Amado, se você a ama e tem certeza do amor dela por você…vá em frente, não fique dando ouvidos ou atenção a tudo que ouve ou lê, siga teu coração (se formos dar ouvidos a todo tipo de conversa, vamos enlouquecer rsrs)! Ore a Deus e apresente para Ele seus problemas e deixe tudo nas mãos Dele, descanse no Senhor! Desejo que Jesus derrame suas bênçãos sobre vocês, concedendo perdão, alegrias e paz ao coração de vocês. Desejo felicidades ao casal e muitas bênçãos! Creia na bondade e misericórdia de Deus, confie Nele e o mais Ele fará!

                  Grande abraço.

                  Curtida

  2. Que Deus te abençoe mais e mais! O senhor,é uma benção na vida das pessoas. ♥

    Irmão,preciso de um conselho … eu não consigo sentir muito a presença de Deus,nem o Espírito Santo.. é muito raro isso acontecer.. oro sempre,vou a igreja sempre,leio a bíblia,O louvo,me esforço mas parece que minha vida espiritual está travada. Vejo pessoas sendo cheias,tocadas,usadas e me sinto chateada..O que fazer?

    Curtida

    1. Olá, Ana. Sempre ouço pessoas fazendo as mesmas observações que você. A fé não pode ser “morta”, vazia. É muito bom ler e estudar a Bíblia, ir a igreja, louvar…mas é preciso mais que isso para sentir-se íntima de Cristo, é preciso viver a Palavra! Faça uma análise e veja o que pode estar “travando” sua comunhão plena com Jesus, muitas vezes, pequenas coisas, que parecem insignificantes, podem nos chatear e afastar da presença de Deus.

      O louvor a Deus deve vir sincero, do coração e não somente dos lábios para “cumprir o dever” na igreja. Experimente tirar um período de oração e se puder, o jejum também ajuda a nos aproximar de Deus e ter a fé aumentada.

      A presença de Jesus e do Espírito Santo age diferente em cada pessoa, umas são mais contidas, oram em espírito, outras extravasam e exteriorizam mais quando sentem a presença de Deus. Cada pessoa recebe o Espírito Santo de um modo particular e diferente, então, não é legal basear-se na experiência de alguém. Nas orações, fale com Jesus sobre seu desejo de sentir mais da Sua Presença, peça com perseverança o toque Dele na sua vida. Não existe outro caminho para ter comunhão com Deus, a não ser pela Palavra, oração, vida consagrada na presença e vontade de Deus.

      Um abraço de sua irmã em Cristo,
      Cacau.

      Curtida

      1. Ana, um complemento: a fé vazia não tem muito valor, as obras não salvam ninguém, mas é impossível alguém dizer servir a Cristo e não fazer boas obras. Experimente exercitar a fé, desenvolvendo boas obras: confortando o aflito, visitando os enfermos e desviados do caminho do Senhor, ajudando os necessitados se tiver condições etc. Existe N coisas a serem feitas em prol do evangelho de Jesus que poderá lhe exercitar a fé e consequentemente lhe aproximar bem mais de Deus. Como lhe falei, não existe regra para sentir o Espírito Santo, isso é resultado de uma vida íntima com Deus todos os dias e não somente na igreja ou em algum momento, é resultado de uma vida separada do pecado, resultado de uma vida entregue e dedicada a Deus.

        Enfim, Deus deve ser o centro da sua vida. Em tudo que for fazer: no trabalho, escola, universidade, amizades, relacionamento amoroso etc, Deus deve estar no centro. Experimente colocar Deus no centro de TUDO na sua vida e vai começar a perceber diferenças gradativas na sua vida. Leia Tiago 2 que fala sobre fé e as obras… e reflita que uma complementa a outra. A fé com obras enriquece a vida espiritual. Não estou dizendo que obras e caridades salvam, mas como falei, é impossível alguém dizer que tem fé em Jesus e não fazer nada .

        Um abraço e Deus lhe abençoe ricamente concedendo o desejo de teu coração.

        Curtida

    2. Realmente irmã, ele era uma benção né! Agora já está há cerca de 1 ano com Cristo na eternidade!
      O que muita gente não entende é que cada um age de uma maneira diferente, uns são mais extrovertidos, já se derramam fácil, choram fácil, dançam fácil e outros (como eu mesmo) são mais recatados (eu sou bastante). Mas aprendi que não temos que nos importar com os outros, apenas Deus conhece cada coração, e muitos ainda são levados pela emoção ali do momento, mas fora da Igreja mesmo são outras pessoas, têm muitas máscaras nesse meio. Portanto não se deixe impressionar por gritarias, só Deus conhece cada pessoa. Busque a Deus com toda sinceridade e vai sentir a presença Dele.

      Eu mesmo cansei de buscar o batismo no Espírito Santo toda minha vida, tinha desistido há uns 20 anos, pois achava que isso talvez não fosse pra mim, mas de vez em quando eu ainda pedia, comecei a sonhar que falava em línguas com muita alegria, mas acordado nunca. A gente já tem o Espírito Santo dentro de nós! Então, num momento de muito quebrantamento na minha vida (pois eu estava pecando muito), fiquei muito chateado por isso, e passei a semana toda quebrantado, e fui batizado no Espírito Santo em casa sozinho, ouvindo um louvor no Youtube!
      Continue a caminhada querida irmã.

      Curtida

    1. Amado, com certeza o estudo da Bíblia é muito importante e deveria ser priorizado pelos cristãos. Realmente não é necessário ser teólogo para entender as Escrituras Sagradas. E atualmente muitos ” teólogos” têm pregado um evangelho distorcido, ou seja, há teologia séria, mas há muito cursinho fajuto de teologia que só ensina deturpações. Não sou contra teologia desde de seja sério e sem invencionices. Qualquer pessoa antes de ler a Bíblia deve orar pedindo discernimento espiritual a Deus, assim, o Espirito Santo pode abrir o coração e a mente para receber e entender a mensagem. Abraço.

      Curtida

  3. Amado, até pedro que tem livros seus na Bíblia e que ditou para Marcos ”o Evangelho segundo Marcos” foi usado por um momento pelo próprio Satanás (para fazer jesus desistir de ir para a cruz). E ele era salvo. Era alguem que sacrificou a vida pelo Evangelho! Quem não é possuído é um cristão cheio do Espíto Santo, é diferente. Fora isso pode ser quem for, até pastor, crente que tem certeza da salvação, antigo, santarrão etc que se der brecha o diabo usa a boca(como usou a de Pedro) e usa a mente e o corpo(possui, o cara fica possesso. Lembrando que nem toda possessão é vísivel!). Pr. A.

    Curtida

    1. Ser “usado” por satanás, é diferente de ser “possuído” por um demônio! Cristãos que são templo do Espírito Santo, não podem ser possuídos pelo demônio, porque não há comunhão da luz com as trevas! Se um crente fica possesso é porque precisa rever sua vida e ter mais comunhão com Deus, com a luz!

      Curtida

  4. Uma vez fiquei possuido e um pastor petencostal é q expulsou o demonio de mim estou confuso pois na igreja q eu vou diz q quem é salvo não fica possesso me ajudem

    Curtida

    1. Amado, uma pessoa frequentar ou ser membro de uma igreja não significa necessariamente que ela seja liberta. Há pessoas que apesar de irem a igreja ainda mantém alguns costumes de quando ainda não era convertido e isso impede a total libertação de espíritos malignos.

      Uma pessoa que é crente e fica possessa, deve procurar se livrar de tudo que pode estar atrapalhando a vida espiritual e procurar através de orações e jejuns se possível for, ficar liberto. Claro que sozinho é difícil, então, recomendo a pessoa que mesmo indo a igreja fica possesso, a procurar ajuda do pastor da igreja que vai, para receber oração e os demônios serem expulsos. Faça uma análise na sua vida e dedique-se mais a Palavra de Deus,a oração e peça a Deus para trabalhar na sua vida, para que possa dar frutos do espírito. Abraço.

      Curtida

      1. Cont.Um cristão verdadeiro, que anda na vontade de Deus, se abstendo da aparência do mal, tem o Espírito Santo habitando dentro de si, quando nos entregamos a Jesus, passamos a ser Templo do Espírito de Deus. Com isso, sabemos que onde habita o Espírito Santo, não há lugar para espíritos malignos “aninhar-se”.

        Por isso, é preocupante o fato de um “crente” ficar endemoniado, isso dá o sinal de que algo não vai bem na sua vida espiritual. Não há comunhão da luz com as trevas, portanto, uma pessoa crente que fica possessa, precisa urgente rever sua vida e consertar-se com Deus. A boa notícia é que no sangue de Jesus há poder para expulsar toda e qualquer obra maligna! Amado, se apegue mais a Deus e fique firme na fé em Cristo, só com Ele se pode vencer o mal! Fique com Deus.

        “Portanto, sujeitai-vos a Deus. Resisti ao Diabo, e ele fugirá de vós!” (Tiago 4:7)

        Curtida

    1. Amado, creio que poucos cristãos apoiam terapias orientais (pelos motivos já citados aqui no blog), por isso, um site confiável e cristão sobre esse tema, não vou correr o risco de te recomendar, até porque eu particularmente não aprovo tais terapias para cristãos (mas cada um com sua consciência). Já lhe falei certa vez aqui mesmo, faça a pesquisa pelo Google mesmo, e você mesmo pode “peneirar” os sites que podem lhe ajudar ou esclarecer tuas dúvidas. Abraço.

      Curtida

  5. Ola boa tarde.
    Estou namorando uma menina da minha igreja e ja pensamos em casar. Porem sou estudante do ensino superior tenho um bom estagio que consequentemente vai me dar um ótimo crescimento no futuro e ganho mais que meio salario minimo. Ja ela, è bem melhor de situação financeira comparada comigo, tem um ótimo trabalho, esta terminando a faculdade, tem algumas coisas, resumindo è mais bem de vida do que eu. Porem para casar eu iria esperar terminar a faculdade, mas acho que não vai dar porque precisamos casar logo. Amo muito ela. Sou um pouco machismo, mas ela falou e concordou, quis arcar com as despesas ate eu se estabilizar, ela não vê nada de mal nisso, porem me sinto incomodado, dela ter uma situação financeiro melhor do que a minha e eu ficar meio que dependente dela. Em questão de amor, isso deve ser levado em consideração ou não tem nada vê temos que casar e as coisas vão se ajeitando aos poucos ?

    Curtida

    1. Atílio, essas coisas podem sim interferir no casamento. O ideal seria você se casar quando estivesse numa profissão definida. Muitos casamentos se desgastam quando um depende financeiramente do outro, principalmente se for o homem o dependente. Abraço.

      Curtida

      1. Você já está no caminho certo, estudando, fazendo estágio, por que não adia o casamento até conseguir uma profissão e ter condições financeiras melhores? Não sei o motivo da pressa do casamento, mas se puderem, aguarde um pouco. O homem quando depende financeiramente da mulher, mesmo que por pouco tempo, tende a desenvolver complexo de inferioridade. E a mulher tem certa dificuldade de admirar o marido, porque com o tempo, vem os problemas e ela poderá lhe jogar isso em rosto (isso não é regra geral, mas acontece).

        Curtida

Escreva seu Comentário ou pergunta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 2.249 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: