CURSO DE TEOLOGIA IBPP

Nesta página estaremos disponibilizando, em powerpoint, para download, aulas ministradas pelos professores do Curso de Teologia Gratuito da Igreja Batista Príncipe da Paz, em Belo Horizonte, MG

CURSO DE TEOLOGIA EM BELO HORIZONTE

F) HISTÓRIA ECLESIÁSTICA

Princípio da Igreja

O que é a Igreja de Cristo?
Numa série de estudos iremos ver como a Igreja de Cristo se formou e como ela se comportou ao longo dos séculos, até os nossos dias. Veremos o seu início, a expansão, perseguições, esfriamento e decadência, avivamento e os dias atuais

“Eu te digo que tu és Pedro (Petros), e sobre esta pedra (Petra) edificarei a minha Igreja (Ekklesia) , e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;” (Mateus 16)

Petros = Pedra móvel, pedra pequena.
Petra = Rocha grande e firme.
Ekklesia = Assembléia, reunião.

ESTUDOS JÁ DISPONIBILIZADOS (click para download):

1, A Igreja no período apostólico

2, As grandes Perseguições

3, A Oficialização do Cristianismo

4, As Heresias e os Primeiros Concílios

 

E) TEOLOGIA SISTEMÁTICA II

Desde a eternidade, antes mesmo da criação do mundo, Deus arquitetou a salvação da humanidade. Percebemos através da Bíblia que a entrada do pecado no mundo foi permitida por Deus.

Mas também observamos que sua derrota final também foi decretada. Da mesma forma que a criação do Homem foi um projeto de equipe, na sua recriação vamos ver que todos os membros da Trindade são ativamente envolvidos.

Na série de lições abaixo estaremos publicando aulas ministradas pelo pastor Marco Antônio de Souza sobre os temas Cristologia (a doutrina do Cristo Salvador), Soteriologia (a doutrina da eleição do pecador pelo Pai) e Pneumatologia (a natureza e a simbologia do Espírito Santo).

ESTUDOS JÁ DISPONIBILIZADOS (click para download):

1, Introdução à Teologia Sistemática – Atributos de Deus

2 – A Ira de Deus e a Propiciação do Pecado

3 – Jesus o último Adão

4 – A Identidade, Integridade e Autoridade de Jesus

5 – A Obra de Cristo

6 – A Doutrina da Eleição

 7 – A Natureza da Salvação

 


D) PRINCÍPIOS ELEMENTARES DA DOUTRINA DE CRISTO

Na Carta aos Hebreus, capítulo 5, o autor exorta aos fiéis que busquem conhecer e praticar alguns princípios da Doutrina Cristã que são básicos a todo aquele que crê: “Pois, com efeito, quando devíeis ser mestres, atendendo ao tempo decorrido, tendes, novamente, necessidade de alguém que vos ensine, de novo, quais são os princípios elementares dos oráculos de Deus; assim, vos tornastes como necessitados de leite e não de alimento sólido. Ora, todo aquele que se alimenta de leite é inexperiente na palavra da justiça, porque é criança. Mas o alimento sólido é para os adultos, para aqueles que, pela prática, têm as suas faculdades exercitadas para discernir não somente o bem, mas também o mal. Por isso, pondo de parte os princípios elementares da doutrina de Cristo, deixemo-nos levar para o que é perfeito, não lançando de novo a base do arrependimento de obras mortas, e da fé em Deus, e o ensino de batismos e da imposição de mãos, da ressurreição dos mortos e do juízo eterno. Isso faremos, se Deus permitir” 

A seguir apresentaremos um estudo inicial sobre o Reino de Deus e mais seis estudos em powerpoint, para download gratuito, sobre esses Princípios Elementares:

1) Arrependimento de Obras Mortas;

2) Fé em Deus;

3) Ensino de batismos;

4) Imposição de mãos;

5) Ressurreição dos mortos;

6) Juízo eterno.

ESTUDOS JÁ DISPONIBILIZADOS (click para download):

1) O REINO DE DEUS

2) ARREPENDIMENTO DE OBRAS MORTAS

3) FÉ EM DEUS

4) BATISMOS

5) IMPOSIÇÃO DE MÃOS

6) RESSURREIÇÃO DOS MORTOS

7) JUÍZO ETERNO

Dia 30 novembro 2014: Aulas Finais sobre os Rudimentos

____________________________________________________

C) LIVROS PROFÉTICOS

Profeta isaias

“Temos, assim, tanto mais confirmada a palavra profética, e fazeis bem em atendê-la, como a uma candeia que brilha em lugar tenebroso, até que o dia clareie e a estrela da alva nasça em vosso coração, sabendo, primeiramente, isto: que nenhuma profecia da Escritura provém de particular elucidação; porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens [santos] falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo”  (2 Pe 1:19-21)

Deus sempre levantava, dentre seu povo, homens tementes a Ele e sensíveis à Sua voz, que tinham a incumbência de exortar o povo ao arrependimento, a voltarem-se para Deus, deixando a idolatria e os maus costumes.

Numa série de estudos abaixo, em powerpoint, apresentaremos uma visão geral dos livros proféticos contidos na Bíblia, na ordem em que foram escritos.

Que o Senhor abençoe a todos com o pleno conhecimento de Jesus Cristo e do grande amor do Pai por todos nós.

1) Livros Proféticos – Introdução

2) Profeta Jonas

3) Profeta Amós

Aula ministrada dia 24/agosto/14 sobre o livro do profeta Amós:

4) Profeta Oséias

Aula ministrada dia 24/agosto/14 sobre o livro do profeta Oséias:

5) Profeta Isaías

Aula ministrada dia 14/setembro/14 sobre o livro do profeta Isaías:

 

6) Profeta Miquéias

7) Profeta Joel

8) Profetas Obadias, Naum, Sofonias e Habacuque, juntos

9) Profeta Jeremias e Lamentações

10) Profeta Daniel

11) Profeta Ezequiel

12) Profeta Ageu

13) Profeta Zacarias

14) Profeta Malaquias

 


B) GEOGRAFIA BÍBLICA

Jesus e a terra

Geografia Bíblica é a parte da Geografia Geral que estuda as terras e os povos bíblicos e conduz à História Bíblica. Deus permitiu a inserção de grande volume dessa matéria na Bíblia. Um exame, mesmo superficial, mostrará que a cada passo, a Bíblia menciona terras, povos, montes, cidades, vales, rios, mares e fenômenos físicos da natureza.

O ensino da Bíblia torna-se objetivo e de fácil comunicação quando podemos apontar, mostrar e descrever os locais onde os fatos se desenrolaram.  Abaixo alguns estudos,  em powerpoint, para download:

1) Introdução à Geografia Bíblica

2)  A Extensão do Mundo Bíblico

3)  Geografia de Israel

4)  Mares e Rios de Israel

Renascimento do rio Zin, em Israel: http://www.youtube.com/watch?v=bMm8wWNo7cA

5) Montanhas e Planícies de Israel

6) Províncias e Cidades de Israel

7) Os Habitantes Primitivos de Israel

8) Viagens Missionárias de Paulo

9) Geografia Histórica – Impérios

10) Viagens Missionárias de Paulo

11) A Rota do Êxodo do Povo de Deus http://tempodofim2.tripod.com/Exodo.htm

12) Jerusalém Através dos Séculos

http://www.chamada.com.br/jerusalem/historia.html

 

A) O PERFIL DO CRISTÃO

orando_de_joelhos

O objetivo destes estudos é ajudar-nos a viver como cristãos de fato, discípulos de Jesus Cristo, sujeitando-nos uns aos outros e considerando o outro superior a nós mesmos, e assim agradar ao nosso Deus e Pai, o Senhor Jesus Cristo, a quem seja toda honra e glória por este trabalho. Aulas ministradas pelo professor Luiz Fernando Felício dos Santos:

1) O Perfil Cristão Segundo a Bíblia

2) Consciência Limpa

3) O poder do Perdão

4) O Poder da Oração

5) O poder da Fé

Em breve colocaremos também estudos sobre as demais disciplinas do curso

 

José Adelson de Noronha

24 opiniões sobre “CURSO DE TEOLOGIA IBPP”

    1. Rogério, o administrador do blog faleceu há pouco mais de um ano e por isso, creio que pode entrar em contato com a Igreja Batista Príncipe da Paz de Belo Horizonte , igreja em que José Adelson frequentava e dava aulas de Teologia (procure o contato na internet) para adquirir informações. Por falta de um colaborador oficial no blog, fica difícil dar uma informação precisa sobre possíveis cursos gratuitos.

      Curtir

    1. Olá, amado…O conselheiro do blog faleceu meses atrás. Acho que você pode estar entrando em contato com a direção dessa igreja (IBPP), há o endereço aqui no blog, abaixo do perfil de José Adelson e tirar suas dúvidas. Um abraço.

      Curtir

  1. a paz do senhor , meu nome é Cleber sou da Assembléia de Deus , gostaria de saber se esses cursos que tem em PowerPoint tem algum tipo de certificado , pelo menos de de conclusão , fica com Deus.

    Curtir

    1. Amado, o conselheiro e administrador do Blog, José Adelson, faleceu meses atrás, e ao que parece, o blog está sem administrador. Eu como visitante do blog, não tenho como lhe ajudar com essa informação.

      Curtir

  2. gostaria de receber o curso de tologia por correspondencia mas n sei c fazer o pedido, por favor se possivel me ajudem me enviando o material p curso medio pois o basico eu ja fiz, o endereço e` rua monte videl n129 pq paraiso itapcerica da serra, sp.

    Curtir

  3. Olá Pastor, escrevo essa mensagem, porque preciso de ajuda. Namoro há um ano e um mês, com uma garota 9 anos mais nova que, sempre tivemos confirmações de DEUS sobre a vontade de DEUS no nosso relacionamento, através da palavra, e temos a visão das promessas de DEUS sobre nossas vidas, mas Pastor a muito tempo venho sofrendo muito com ela, ela é uma pessoa muito fria, não demonstra carinho nem companheirismo, ela é uma pessoa de coração duro e dificil, ela acha essas coisa de se carinhosa como “FRESCURA” e não gosta de beijar de fazer nada, e sempre me colocando em ultimo lugar na vida dela, as vezes mal fala comigo, me trata como amigo, mim dar uma beijo é uma luta, não me liga e não me procura direito, mas gosta de que eu der tudo a ela e que seja carinhoso, eu toda vez penso em terminar, mas sempre ouço uma voz dizendo pra ter mais paciencia porque tudo vai mudar em breve, mas confesso que cheguei no limite, e não sei mais o que fazer. que DEUS POSSO USÁ-LO PASTOR. eu amo muito ela, e ela tambem ama, mas to cansado de ta sempre dando e não recebendo nada. me ajude.!

    Curtir

    1. Irmão Nando, tem certeza que essa voz que você ouve é realmente de Deus? Essas confirmações sobre o namoro vieram realmente de Deus? Se sim, então obedeça e se prepare para tempos difíceis depois de casado, pois se nem agora, que estão namorando ela é amorosa, meiga, carinhosa, imagina depois então, quando o casamento entrar numa certa rotina. Se prepare até mesmo para passar anos de abstinência sexual. Aí você vai ver o que realmente significa sacrificar-se em favor da esposa.

      Mas se você não tem certeza absoluta que essas vozes vêem de Deus, melhor estar livre e desimpedido que continuar nesse caminho sem volta.

      O Senhor te ilumine a mente e o coração, em Nome de Jesus

      Curtir

    1. Irmão Samuel, em primeiro lugar, e mais importante: pregar o Evangelho a ele. Pregar que Cristo morreu pelos pecados dele, foi sepultado, mas ressuscitou e o ama. Pregar que há perdão de pecados (todos) para ele e que a satisfação da alma dele está no Senhor.

      Se ele se converter, desejará ficar livre do alcoolismo, assim como os mentirosos, os ladrões, os adúlteros, os fofoqueiros, os idólatras. Todos “farinha do mesmo saco”, todos descendentes de Adão. O alcoolismo é como qualquer outro vício.

      Em segundo lugar, levá-lo para uma casa de recuperação, onde passará por um tempo de abstinência, para aprender que não precisa da bebida para ter alegria e solução de problemas. Pelo contrário, a vida não está na bebida, mas em Jesus.

      O Senhor lhe abençoe em seu ministério, em Nome de Jesus.

      Curtir

Escreva seu Comentário ou pergunta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: