A Vontade de Deus e a Profissão


Pergunta:

 

Como posso saber se é da vontade de Deus coisas da minha vida? Já perguntei a um monte de pessoas e gostaria de uma resposta mais na linguagem de hoje. As pessoas me respondem de uma maneira um pouco complicado pra eu entender, por isso peço ajuda.

 

Minha razão maior é que quero fazer uma faculdade considerada mais profissão masculina, tem mulheres mas é de 5 a cada 46 homens (na turma). Gosto muito da matéria – Téc. de Redes de Computadores – e gostaria de tentar.

 

Então gostaria de saber se Deus me abençoaria, me concedendo um emprego na área, quando terminasse a faculdade.

 

Peço muito a Deus, oro, busco por isso, e gostaria de saber quando é da vontade de Deus pra essa situação. Não gostaria de perder tempo fazendo algo que não é pra mim. Quero seguir muito, muito a Vontade de Deus, pois isso pra mim é muito importante.

 

Deus é muito importante e faz parte de minha vida e não quero vacilar diante dele, busco pra isso. Desde já, obrigado pela ajuda. Aline

 

Resposta:

 

 

Aline, Deus pode abençoá-la sim, seja qual for a profissão que você escolher. Os talentos já estão com você e cabe a você explorá-los adequadamente. Lembra-se da parábola dos talentos (Mt 25)?

 

Cada servo teve liberdade de aplicar os talentos da forma que quisessem, onde quisessem. A escolha caberia a eles. Só não podiam enterrar os talentos, como fez o terceiro servo.

 

A vontade de Deus para todos nós é muito clara e simples: que vivamos uma vida sem pecado, uma vida que O glorifique diante dos homens. Em todas as áreas da nossa vida. Seja na vida familiar, seja na profissional. As pessoas devem olhar para nós e glorificar ao Pai, seja lá o que fizermos, o que formos, onde estivermos.

 

Do ponto de vista humano, a chance de você ser bem sucedida ao escolher algo que gosta, é muito grande.

 

Se você escolher a profissão de Téc. de Redes de Computadores, seja antes de tudo uma cristã. Você não será uma Técnica em Redes cristã, mas sim uma cristã Técnica em Redes. Ao viver assim, você estará aplicando o que diz o salmo 37: “agrada-te do Senhor e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais ele fará. Fará sobressair a tua justiça como a luz e o teu direito, como o sol ao meio dia” (Sl 37:4-6).

 

Que a graça e a paz do senhor esteja em seu coração

José Adelson de Noronha

9 comentários em “A Vontade de Deus e a Profissão”

  1. Devemos orar e perguntar. Deus não quer que erremos e pra isso precisamos buscar a vontade de Deus, e só Ele nos dirá… Fazer essa pergunta a outros é extremamente perigoso! Pergunte pra Deus e esteja disposto a ouvir o que Ele quer que você faça. Hoje eu faço um curso que Ele me direcionou a fazê-lo, e a primeiro instante eu não gostava da ideia, hoje eu amo… Muitas vezes não vamos entender e nem sempre faremos o que gostamos! Pra isso precisamos dar passos de fé e obedecer… Além da nossa vontade. Colocar como critério de certo ou errado o que gostamos é ridículo, porque se não o pecado (que a primeiro momento é prazeroso) passa a ser correto, só pq eu curto/gosto!
    Ouçamos a voz do Pai e obedeçamos seu comando!

    Curtir

    1. Manoela, que bom que está fazendo um curso direcionado por Deus! As vezes, pode sim ser perigoso ouvir outros nessas questões de profissão, mas em outros casos, pode ser interessante ouvir outras pessoas mais experientes. Orar a Deus, não isenta a pessoa de poder ouvir outras pessoas que passaram por essa fase da vida! No caso de jovens, acho importante eles ouvirem os pais ou familiares experientes.

      Um abraço.

      Curtir

  2. Eu ha 3 anos venho estudando para um concurso com grau d dificuldade muito alta.
    E nesses anos ardia dentro d mim como se fosse a vontade d Deus na minha vida.. Ja hj eu nn consego ter ter esse sentimento emocional por ter um diferente ponto d vista mais racional.
    Será q eu estou desobedecendo a Deus por essa renuncua depensamento , pois meu lado emocional , quanto a nova escolha profissional , nao esta acompanhando minha decisão.? ?
    Tem 19 anos agora !!

    Curtir

    1. Não sei se entendi direito, mas entendi que anos atrás se sentia bem com a escolha da profissão e talvez isso te estimulava a estudar com mais ânimo. E agora parece que já não tem certeza da escolha da profissão, já não sente que é a vontade de Deus.

      É normal os jovens ter momentos de mais ânimo e certeza do que quer e depois se sentirem com dúvidas, nem sempre significa que é “desobediência” a Deus. Se não foi isso que perguntou desculpe-me. Foi o que entendi. Talvez depois de 3 anos estudando para um concurso de nível alto de dificuldade, esteja cansado e por isso, seu lado emocional, já não é como anos atrás. Converse com alguém sobre isso, com seus pais, pais são os melhores conselheiros. E acima de tudo deposite seus anseios nas mãos de Deus. Um abraço.

      Curtir

      1. Pelo que entendi você tem 19 anos, respondi baseado nisso… Acho que não compreendi direito se desistiu do concurso e agora está noutra escolha profissional. Se for isso, pode ser porque apreciava mais a oportunidade do concurso e a nova profissão não lhe é tão atraente.

        Aff, rsrsrs, queria te ajudar, mas fiquei meio confusa com o que realmente quis dizer. Mas seja como for, ore sempre a Deus, leia a Bíblia e converse com pessoas que possam de orientar. Deus o abençoe.

        Curtir

      1. Amada, perguntar a Deus é o ideal, mas não é errado a pessoa em dúvida ouvir outras pessoas. porque pode ajudar, principalmente quando é escolha de uma profissão. Ouvir opinião não significa que a pessoa terá que seguir o que ouviu. Ouvir os pais pode ajudar aos jovens que ainda estão incertos quanto ao futuro.

        É possível conciliar ouvindo conselhos e o tempo de buscar a Deus e depositar tudo nas mãos dele. Muitas vezes, Deus não interfere nas escolhas das pessoas, então vale o bom senso, estar sempre em sintonia com Deus, com isso se tem discernimento do tipo de profissão que pode agradar ou desagradar a Ele.

        Um abraço.

        Curtir

Escreva seu Comentário ou pergunta