Sozinho na Igreja


Pergunta:

 

Boa noite, acompanho seu blog há alguns meses, mas é a primeira vez que posto algo.


Tenho 19 anos, sou de família não evangélica e ano passado fiz amizade com um jovem durante minha conversão. Há um ano congrego na mesma Igreja dele. No começo uma amiga de outra denominação me acompanhou aos cultos na igreja dele, porém após a minha confissão em público, comecei a frequentar sozinho a igreja.

 

Após me ver frequentando a igreja esse amigo, apesar de mantermos contato diário fora da igreja, não “fala” comigo dentro da igreja. A igreja possui mais de 3000 mil membros e na turma de EBD que me colocaram só estão membros de idade mais avançada. Sou bastante tímido e não estou conseguindo fazer amizades.

 

Às vezes quando converso com esse amigo sobre a igreja, falo que me sinto isolado, etc. Ele fala que devo me socializar, mas meio que não “me ajuda”, sabe, apresentar às  pessoas, grupos jovens, etc.

 

A igreja está me fazendo muito bem, leio a Bíblia, oro, etc, porém, sinceramente, me sinto mal às vezes no culto por sentar sozinho, por não conhecer muita gente, principalmente não tendo família na igreja.

 

Oro sempre pedindo a Deus que eu desenvolva laços na igreja mas, sinceramente, não estou conseguindo resultados. Também fico me perguntando qual o motivo desse amigo não relacionar-se comigo dentro da igreja. Isso me desestimula a ir aos cultos bastante. Fazem 2 semanas que não frequento.

 

Bem gostaria de sua ajuda. Obrigado por ler. Deus te abençoe. Fabio Rio

 

 

Resposta:

 

Filho,

Jesus é o maior e melhor amigo que podemos ter. Todos os demais, até mesmo nossos pais, nos decepcionam eventualmente. Esse seu amigo pode estar com seus próprios problemas, os quais não quer revelar.

 

Não se afaste da congregação, pois só você perde com isso. Sua fé irá esfriando-se, as tentações virão mais fortes e seu espírito estará enfraquecido. É fria ficar fora do rebanho. Satanás anda em derredor, rugindo como leão.

 

E na congregação, não fique olhando para pessoas, esperando delas compreensão, pois todos somos falhos. Eu, você, seu amigo, todos somos. Você, por exemplo, é orgulhoso. Timidez é pecado de orgulho, pois o tímido não se expõe ao julgamento, à crítica. A timidez é o produto de quem não quer ter suas deficiências e fraquezas reveladas.   O tímido quer manter as aparências de alguém bom, alguém sem defeito.

 

Deixe as pessoas conhecerem-no. Deixe-as saberem a respeito de seus sentimentos, pensamentos, planos e sonhos. Ore e peça a Deus que perdoe-o desse pecado e que livre-o desse mal. E comece a partir de agora a observar os novos convertidos na Igreja, para que você possa aproximar-se deles para ajudá-los, orientá-los, fazer amizade com eles. Não fique esperando dos mais antigos, mas ajude os mais novos, pois assim como você, eles demandam atenção e amor.

 

Que o Senhor lhe abençoe revelando o verdadeiro amigo, Jesus Cristo.

 

José Adelson de Noronha

11 comentários em “Sozinho na Igreja”

  1. ME SINTO SÓ.

    Sempre fui uma pessoa retraída, só conseguia me soltar se alguém chegasse em mim e fizesse eu me sentir confortável, sou daquelas pessoas que evita contato visual e em uma roda de conversas eu só dou risada.
    Recentemente entrei em uma Igreja cristã, faço parte de um grupo de jovens aonde me sinto isolada.
    Minha família segue outra religião então ninguém vai à igreja comigo, frequento todas as reuniões sozinhas.
    Recentemente tentando me enturmar com uma menina da Igreja, estava contando como foi o meu dia, disse que meu dia foi corrido e não tive tempo de almoçar, então ela me disse “Agora eu entendi o porque você é tão magrinha”, sim, esse comentário tirou toda a vontade que me restava de frequentar as reuniões.
    Diminui minha confiança que já era pouca, não consigo focar nas reuniões com esses pensamentos de solidão, me ajude por favor. 😦

    Curtir

  2. olá pastor ,
    estou passando por uma situação difícil , ando precisando muito de ajuda , mas meu ministério nem liga para mim , quando vou na igreja não sinto nada , nem unção , muito menos vontade de estar ali , mas eu danço na igreja e meu medo é sair da igreja e meu ministerio de dança ficar parado , mas eu não quero continuar naquela igreja , e eu não sei o que eu fasso , meus pais estão quase se separando e pessoas da igreja pensam que estamos passando por essa fase porque estamos em pecado , mas eu olho com meus olhos e não vejo tantos pecados , a pastora nem olha na minha cara parece até que se eu sair da igreja sera um alivio para ela . Ando pensando até em mudar de religião porque eles pregam uma coisa mas vivem outra , sei que isso não é generalizado mas na minha igreja eu não quero continuar , não sei o que fazer , me ajude porque ando pensando até em largar o Senhor , meu ministério … Obrigada

    Curtir

    1. Filha, cristianismo não é religião. Também não é congregar nesta ou naquela igreja, seja ela católica, evangélica ou ortodoxa. Cristianismo é submissão a um Senhor: Jesus Cristo!

      Você disse que dança para o Senhor Jesus, mas pensa em largar dele. Não quer fazer o básico do cristianismo, que é perdoar. Você pode largar Jesus sim, porém Jesus jamais deixará de amá-la. Jamais desistirá de você. Pode ir para outra religião sim, mais amigável, mais ligth e talvez até venha a ter mais amigos, porém, no fim, terá que dobrar seus joelhos e dizer que somente Jesus Cristo é Senhor! Todos dirão! Uns na glória outros na perdição. Em qual local você quer estar quando dobrar seus joelhos?

      Filha, quando outros da sua igreja estavam passando por crises, você os visitava? Se preocupava com eles? Se aproximava e era compreensiva com eles? Nós colhemos o que plantamos. Se sua pastora está pecando em não amar você, em evitá-la, comece a orar por ela. perdoa-e e ore por ela, mas não saia da congregação brigada, com mágoa ou amargura no coração, pois isso será muito pior para você.

      Pense bem, reflita, porque fui duro, porém é para seu bem. É em amor que fui lhe respondi assim.

      Que a graça e a paz do Senhor Jesus lhe inunde o coração e lhe abençoe com um lar feliz.

      Curtir

      1. Foi muito duro,Jesus nunca foi duro com ninguém. Tem palavras que faz uma pessoa querer até tirar sua própria vida, cada um sabe dos seus sentimentos.

        Curtir

  3. pastor minha igreja anda fria , não sinto mais a presença de Deus . Mas Deus não me da uma resposta se é para eu continuar la , ou se é para mim sair . O que eu faço ?

    Curtir

    1. Irmã, nós cristãos não vivemos pelo que sentimos, mas pelo que está escrito na Bíblia Sagrada. Sentimentos são voláteis por natureza e da mesma forma que vêm, se vão. Mas a Palavra não. Essa é imutável e jamais passará.

      Se a Palavra de Deus continua sendo pregada em sua forma pura, sem heresia e sem modismos, então você deve continuar, pois hoje são poucas as igrejas onde a Jesus é o centro, onde a Palavra é o alimento sólido.

      Infelizmente muitas congregações têm substituído a pregação da Palavra por shows, por atrações, por “profetas” e “ungidos” que não passam de showmen.

      Mas, se sua igreja também se envolveu em rotinas, ficou morna e busca riquezas (veja apocalipse 3:14 a 22), então é o caso de se pensar em sair, não sem antes orar e interceder pela liderança dela.

      O Senhor lhe abençoe.

      Curtir

  4. Eu tive esse mesmo problema na minha igreja sendo que um pouco diferente. Quando fui pela primeira vez na igreja que o meu irmão vai eu sentei com ele. Não me senti sozinho, porém depois de muito tempo sem ir eu decidir ir novamente só que meu irmão não podia sentar comigo pq ele fazia parte da “UMADENIT” e ele sentava la na frente.

    Embora a minha igreja não tenha “3 mil membros” mas eu comecei a me sentir sozinho.. pois eu sentia que ninguém queria ficar comigo. Eu olhava por todo lado, mas nunca tinha ninguém do meu.

    Certa vez eu senti no meu coração a presença de Deus tão forte que em meu pensamento veio uma frase “você não está sozinho, pois o seu senhor estará sempre contigo” em minhas palavras.. mas aí cheguei a uma passagem “Eis que estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos”. (Mt 28.20)

    Então isso me confortou naquele momento.. no meu coração tive uma grande vontade de orar e pedir para que o pai pudesse por amigos verdadeiros na minha vida e que eu pudesse participar da mocidade o que foi muito rapido até.. pois tenho somente um mês que vou a igreja mais o meu desejo com Deus é tão grande que ele operou na minha vida.

    Então não são somente os anos que você se faz crente, mas a vontade de buscar o senhor cada vez mais. Em coração puro e verdadeiro, pois o senhor conhece cada coração.

    Eu não tenho muitos amigos, pois é assim mesmo depois de um tempo tudo fica bem.. devemos buscar para chegar a algum lugar né.

    Deus é tão incrivel que não faz muito tempo que eu estava sem animo e muito triste no culto.. Só que Deus viu e mandou um irmão para me consolar.. incrivel dizer né.. mas Deus sempre que que a gente seja muito feliz. Ninguém tinha percebido a não ser esse irmão.

    Eu as vezes estou no culto e sinto um sentimento de vazio dentro de mim mais Deus sempre completa com o poder do seu espirito de uma maneira tão forte que eu não suporto e começo a chorar e minhas mãos começam a suar frio e sinto como se meu coração estivesse em chamas. Meu corpo fica cansado mas meu espirito muito forte.. as vezes nem consigo abrir os olhos.. como se o espirito santo quisesse que eu ficasse um pouco mais alí.

    Depois que aceitei Jesus como meu salvador, eu nunca mais consgui chorar de tristeza.. não tem como.. pois ele preencheu meu coração e agradeço muito meu pai por ter me dado essa oportunidade de poder conhece-lo melhor. E estou firme na rocha!

    Que Deus abençoe todos ! Paz !

    Curtir

  5. Obrigado pelas palavras, Deus os abençoem
    Bem retornei a igreja, tenho orado bastante sobre o assunto. Bem em relação a ir a uma igreja menor já pensei bastante nisso tbm… bem é um opção mas gosto muito da que estou. A única coisa que posso fazer é orar, ler a palavra e esperar de Deus o auxílio. Em relação a timidez nunca tinha pensando dessa forma pior que é verdade. Bem to tentando “me soltar” mais.

    Muito obrigado realmente
    Paz de Cristo
    Retribuirei as orações e peço que orem novamente a mim
    Abçs

    Curtir

  6. Fábio,

    Apesar de sermos cristãos e termos Cristo como
    nosso foco e amigo,
    Jesus tinha com quem contar quando ele pediu
    apoio no Getsemani dizendo: por favor fiquem acordados e velem comigo.

    Ele estava pedindo apoio para as pessoas
    apesar de ter Deus na vida dele
    e p0r várias vezes nesta cena ele voltou e cobrou
    a presença dos amigos
    neste momento difícil da vida dele.

    Você precisa de amigos humanos cristãos
    e não tem nada de errado em desejar isso.

    Por várias vezes me senti só na igreja como
    vc está se sentindo agora e te apoio totalmente
    em se sentir assim e buscar compania humana também.

    Desejo que Deus te de um grupo de amigos cristãos,
    presentes e verdadeiros que enfrentem todo tipo de barra com vc.
    E que se tornem irmãos em Cristo pra vc.

    Peça a Deus amigos verdadeiros e com certeza ele vai te dar (Mateus 07:08) e hoje vou pedir a Deus pela sua vida também.

    Deus te abençõe meu amigo.

    Curtir

  7. Querido Fábio,
    lamento muito por você está enfrentando esta situação na igreja na qual você frequenta.
    Te entendo bem porque faço parte de uma igreja grande e sinto a mesma coisa que você.
    Tenho 25 anos e neste último fim de semana lamentei muito estar sozinha em um banco numa igreja tão cheia.
    Orei ao Senhor durante o Culto e falei para ele como me sentia. Prometo que é verdade.
    Saí um pouco e quando voltei tinham dois adolescentes do meu lado que disseram “oi!” e falaram: Ainda bem que vc que está sentada do nosso lado 🙂 e conversamos e foi muito bom.

    Querido, te aconselho a procurar uma igreja pequena que te dê apoio.
    É impossível não ver e não se sentir mal e isolado nessa situação. Lamento muito por você está passando por isso mas te aconselho mesmo a estar
    em uma igreja menor que te dê apoio e tenha um
    bom grupo de jovens.
    Sou da Assembléia de Deus mas
    te aconselho a procurar igrejas tradicionais como a Cristã Evangélica que tem boa palavra,
    costumar ser aconchegantes no número de pessoas e no geral
    tem um trabalho excelente com os jovens cristãos.

    Um abraço meu amigo.
    Boa Sorte

    S. Lopes

    Curtir

Escreva seu Comentário ou pergunta