Confissão de adultério


Pergunta:

 

Olá amigos. Bem, estivemos com a irmã e a estamos aconselhando. Ela está melhor, buscou se perdoar e está buscando o perdão de DEUS. Tem se sentido muito bem, mais leve. Fizemos algumas perguntas incisivas quanto a seus sentimentos, se o amante morresse hoje qual seria seus sentimentos. Ela não soube explicar e isso me preocupou. Será que há algum sentimento ainda em seu coração? Bem, o sujeito foi até ela com a família dele junto, pois são amigas as famílias. Perguntei qual foi seu sentimento: ela disse que foi de (nojo), que se sentiu muito mal em relação á sua amiga, a esposa do outro. Estamos orando, mas quanto a ele, o que devo fazer? Continuar orando? Quanto a ela, estamos tratando mais ele? Penso no tempo para a confissão ao marido. Não posso pressioná-la, mas isso tem tempo?? Espero resposta, ok?

 

 

 

Resposta:

 

Irmão, fico feliz em saber que está havendo progresso nesta questão, mas não seja precipitado. Se a irmã te procurou é porque ela estava arrependida e necessitava ajuda e esta vocês já estão dando, seja por meio dos conselhos, seja por meio das orações. A questão de confessar ou não o adultério ao marido, isso é com ela. Vocês não podem obrigá-la a fazer algo antes que esteja preparada e segura para isso. O importante é que ela saiba que já está perdoada por Deus e que não esteja mais praticando o adultério.

 

Amado, o perdão de Deus ao pecador não está condicionado ao reparo do erro (no caso, confissão ao marido), mas ao sacrifício de Jesus na cruz do Calvário. Jesus já fez tudo o que precisava fazer: “Está consumado!”

 

O pecador é perdoado quanto reconhece seu pecado, se arrepende do que fez e aceita o sacrifício de Jesus a seu favor. É pela graça que somos salvos e não por obras de nossas mãos. É um erro gravíssimo condicionar o perdão de Deus (que é de graça, volto a repetir) ao resultado de qualquer obra humana, mesmo que seja confessar pecados a homens. Nossa confissão de arrependimento deve ser a Deus, em primeiro lugar.

 

Devemos reparar o erro sim, porém quando isso trouxer paz ao coração da parte prejudicada. Uma confissão de adultério (já resolvido diante de Deus e não mais praticado) pode, em alguns casos, até prejudicar em muito o relacionamento do casal. Pode levar até mesmo à destruição da família. Por isso, toda prudência e sabedoria é necessária.

 

Quanto ao homem (o amante) ele também precisa se arrepender (de fato, e não de aparência) para ser curado. Até que isso aconteça, vocês devem somente orar por ele. Lembre-se, a misericórdia triunfa sobre o juízo.

 

Que a graça e a paz do Senhor Jesus esteja com vocês.

 

José Adelson de Noronha

110 comentários em “Confissão de adultério”

  1. Eu adulterei e me arrependo muito disso e confessei a Deus,fiquei dias sem comer fiz jejum e sentir finalmemte a paz de Deus no meu coração ,eu não posso contar ao meu marido por que a pessoa com quem cair e muito próximo dele essa confissão destruiria ele ( levitico 20: 12 ) eu tenho uma grande dúvida,eu não contando isso para ele e guardando isso para mim é pecado ??

    Curtir

  2. Irmão. se a pessoa trai. Foi um arrependi mento. Muito a pior coisa da vida tudo não tem mais sentido. A vida perdeu a graça. Mais você não quer destruí. Seu casamento. Agora só conta com a graça de Deus. Se contar. Oconjugue vai ter separação. Porque temos que confiar só no perdão d Deus. Me responde por favor

    Curtir

  3. Trabalho viajando e fiquei sabendo que um amigo da família frequentava minha casa na minha ausência e tive uma forte certeza de tradição de minha esposa, mais ela não consegue ser sincera e nega a ida ou qualquer envolvimento com a pessoa sendo que ela mesma em um momento de raiva discutindo comigo disse que eu era cor no mesmo. E isso tem me deixado pra baixo a muitos anos, sei que ela me traiu mas ela nega.

    Curtir

    1. Junior, em 1º, que fique claro que eu não seria louco de dizer que houve uma traição, pois é óbvio que nem vos conheço.
      Mas, geralmente isso acontece muito! E digo o porquê: o casamento foi planejado por Deus, para que o casal permanecesse juntos, todos os dias, ao optar pela escolha da carreira profissional, a pessoa (homem ou mulher) faz isso, mas deixa de lado o casamento, que fica em 2º plano. Por isso não vemos nenhuma aeromoça, nem piloto (avião/navio), nem caminhoneiro com um casamento que dure mais que 5 anos? É óbvio (e até o diabo sabe disse muito bem), que ao optar por viver viajando, tanto o viajante, como sua esposa(o) estão sozinhos e carentes de tudo, de amor, carinho e sexo, além de ser uma quebra nos laços afetivos.

      Por isso vemos tantos bordéis em estradas,e inclusive coisas terríveis envolvendo pedofilia, acontece nas estradas afora, pois a pessoa fez a sua escolha de viver viajando, pois é legal, ou por uma suposta necessidade, caso de trabalhadores em Alto mar da Petrobrás. Ela escolheu isso, mas ao fazer assim, deixou de lado seu casamento.
      Tanto o viajante como sua esposa estão dando brecha e são alvos fáceis de satanás, enquanto a esposa está carente de tudo, mas os ricardões da vida sempre estarão por perto para chama-la de linda, princesa, gostosa, e tudo mais… eles estão por toda parte, na rua, na faculdade, na academia, até na igreja e nas redes sociais….para dar o que o marido deveria dar, mas preferiu viver sua vida viajando…

      Não posso afirmar de maneira alguma que sua esposa te traiu, apenas essa é minha opinião, pois já vi dezenas de casos assim, e é apenas uma constatação de que há uma brecha no casamento, e isso ninguém pode negar!
      Quando Deus abençoa alguém com um casamento é para viverem juntos todos os dias, carregar sua mulher no colo todos os dias, é como um jardim que precisa ser regado todos os dias para que não murche! Carreira profissional é muito bom, mas podemos orar e pedir a Deus sabedoria e uma oportunidade melhor para vivermos todos os dias juntos da nossa família. Abraço.

      Curtir

  4. Olha eu aqui novamente!!
    Bom como sabem eu contei ao meu esposo q eu o traí, mas não contei q foi mais q uma vez. Eu deveria ter contado? Ou não há necessidade,?pois já sabe q foi traido.

    Curtir

    1. Deborah, você já confessou e ele já lhe perdoou, então deixe esse assunto no passado. Detalhes na confissão só causam ciúmes, mágoa e problemas. Não fique tocando no assunto com o marido, porque você pode acender o ciúmes e ira nele …Já fez sua parte! Tenha paz no coração, querida e goze uma vida de alegria, amor com o maridão na presença de Deus. Procurem juntos servirem a Deus com prazer e alegria, isso será positivo na relação do casal! Se a área espiritual vai bem, o resto acaba sendo positivo!!!

      Um abraço.

      Curtir

  5. MEU NOME É P.A.T SOU CASADA E ESTOU COM UM GRANDE PROBLEMA, ESTOU VICIADA EM INTERNET E ALÉM DISSO TENHO DESEJOS SEXUAIS COM QUEM ME RELACIONO NO FACE E NO ZAP, FANTASIA VIRTUAL É PECADO? ESTOU SENDO INFIEL A MEU MARIDO? E O QUE EU FAÇO PARA NÃO TER ESSES DESEJOS?

    Curtir

    1. Olá, Pat…Sim, é pecado você fantasiar sexualmente com pessoas que não seja teu cônjuge. Seu desejo deve ser totalmente direcionado para seu marido.

      Mesmo sendo apenas virtual, é traição também, que muitas vezes pode terminar numa traição “real” ( além do virtual).

      A Bíblia diz que apenas cobiçar uma mulher que não seja sua, já é pecado de adultério e esta passagem bíblica pode servir para a mulher que cobiça um homem que não seja seu marido ( mesmo que só em pensamento).

      O pecado começa é no pensamento mesmo. Veja bem: aquele pensamento que vêm de repente, não é pecado. O pensamento pecaminoso é aquele que é “alimentado”, a pessoa pensa uma vez, gosta e passa a fantasiar sempre que pode. Daí para ir para a prática, é só questão de tempo.

      Recomendo que você tome a decisão de abandonar essas fantasias virtuais cortando o contato com quem tem certa “paixonite”. Se coloque no lugar de teu marido, não faça com ele, o que não gostaria que ele fizesse com você pelas costas.

      Frequente a igreja, procure se aproximar d3 Deus, estudar a Bíblia e orar…Essas coisas fortalecem a fé e a vida espiritual.

      Um abraço.

      Curtir

      1. Para reflexão:

        “Ouvistes que foi dito: Não adulterarás.
        Eu, porém, vos digo: qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura, no coração, já adulterou com ela.”( Mateus 5.27, 28)

        Esse versículo com certeza também serve para a mulher que cobiça homem que não seja seu marido, porque o que é pecado, é pecado para ambos os sexos.

        Curtir

    2. Pat, tem muitos vivendo assim mesmo, e estão em pecado, além de estar traindo o cônjuge estão “dando muito mole” na frente de redes sociais e whatsapp. A única coisa a fazer é se afastar um pouco dessas redes sociais, o ideal seria que se afastasse por completo, mas como quase ninguém faz isso por achar radical demais, então que evite ao máximo e saiba usar com sabedoria, pois as pessoas são induzidas ao erotismo mesmo, daqui a pouco estão num jogo de sedução e envio de nudes, daqui a pouco é sexo virtual ou marcam o Motel mesmo!
      É claro que tem esses desejos, pois quanto mais passa o tempo na frente de Internet, enchendo sua mente com sensualidade da carne e esses pensamentos e elogios e cantadas, não tem como ter desejos puros assim. Alimente a sua mente com coisas boas, busque ao Senhor. É interessante quando a gente decide fazer um dia de jejum, a gente só tem desejos puros, e tem aversão ao pecado. Isso é um fato, mas quando ficamos muito a vontade, tende a relaxar, e é aí que a carne prevalece. Abraço.

      Curtir

Escreva seu Comentário ou pergunta